FUNDADO EM 05 DE OUTUBRO DE 1922

DIRETOR
ANTÓNIO MAGALHÃES

SUB DIRETOR
EDUARDO COSTA


9-5-2016, TRAVANCA
UF PB / Travanca> Iniciativa envolveu toda a comunidade escolar
Projeto fortalece laços entre pais e filhos

Não são meros trabalhos da escola as maquetes que estão em exposição na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. São fruto de um esforço familiar conjunto.


Diana Cohen

Cortiça, plástico, brinquedos ou pauzinhos de gelados foram alguns dos materiais utilizados em maquetes que os alunos do segundo ano da Escola EB1 de Travanca construíram em família.

As crianças e os seus pais, irmãos, avós, tios ou até mesmo vizinhos converteram-se em autênticos artistas e puxaram pela criatividade, criando réplicas do edifício e espaço envolvente da escola.

O desafio, lançado pela professora Paula Ramos, foi abraçado com carinho e dedicação e o resultado foi tão satisfatório que originou a exposição ‘A Escola e os Afetos’, que poderá ser visitada até ao dia 20 de maio, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.

“Todos os anos faço essa proposta, mas, pela primeira vez, este ano surgiram maquetes que me impressionaram, pelo que entendi que os trabalhos deveriam ter visibilidade, não pela maquete em si, mas pelo envolvimento dos pais, pela forma como eles abraçaram a ideia”, explicou a docente. “É isso que os alunos vão memorizar, que um dia os pais empenharam-se em construir algo com eles”, acrescentou.

Esta foi a forma que Paula Ramos encontrou para promover os afetos “entre pais e filhos, entre professores e alunos e entre pais e professores”. E, entendendo que o projeto poderia representar uma mais-valia para as restantes turmas, encorajou todos os alunos a participar, desafiando-os a dar o seu testemunho sobre a importância que a escola tem no seu dia-a-dia.

Outro intuito do projeto foi retirar a carga negativa geralmente associada aos trabalhos de casa. “Sou uma professora ‘à antiga’ e defendo a importância dos trabalhos de casa, por isso pensei que este projeto poderia também servir para mudar um pouco essa visão”, referiu ainda a professora.


CAIXA 1:

> Escola estimula interação

Unidos por ‘teia dos afetos’

Na noite da inauguração da exposição, que decorreu na passada sexta-feira, os professoras tinham um surpresa reservada para os pais que compareceram na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.

Após a sessão de abertura, seguiu-se um momento de maior interação, em que as professoras propuseram aos progenitores que, perante os filhos, se comprometessem a alterar comportamentos que poderão traduzir-se num aumento de proximidade entre eles. Dominaram as promessas de “mais paciência” e “mais mimo”, mas houve também quem se comprometesse a deixar de fumar ou a dedicar menos tempo às redes sociais.

À medida que as promessas iam sendo feitas, um fio com vários metros de comprimento passava de mão em mão, de forma a criar um efeito de teia de aranha, uma espécie de símbolo de união.

O vereador da Educação, Isidro Figueiredo, que também participou na iniciativa, comprometeu-se a tentar chegar mais cedo a casa.


CAIXA 2:

“Dei algumas ideias aos meus pais e fui corrigindo algumas coisas que eles estavam a fazer mal”

Inês Alves, 08 anos


“A minha maquete ficou muito bonita. Se fosse um concurso, podia ganhar”

José Reis, 07anos


“Fiz a maquete com os meus pais e o meu avô. Nunca tinha feito nada assim e deu um bocado de trabalho”

Salvador Gonçalves, 07 anos


“Ajudei o meu pai a colar os cartões e ia buscar o material que ele me pedia. A melhor parte foi quando ficou pronta”

Lara Costa, 07 anos



 




OUTRAS
TRAVANCA
12-5-2017»  TRAVANCA TEM LIXEIRA A CÉU ABERTO
11-10-2016»  Recuperada máquina de tabaco furtada
19-5-2016»  Paradigma mostraram mais dotes além da música
3-3-2016»  Ecopontos recolocados em alinhamento com passeio
16-2-2016»  Colheita de sangue no ATL de Travanca
16-2-2016»  Simulacro de incêndio na EB1 de Travanca
10-2-2016»  EB1 organizou ‘jantar das janeiras’
3-2-2016»  Padeiras e moleiros de palmo e meio honram tradições locais
9-1-2016»  Marca Paulo Brandão é produzida em Travanca
6-1-2016»  Marca Paulo Brandão vai passar a ser produzida em Travanca



PESQUISA





REDACÃO:
Edifício Rainha, 8º Piso
3720-232 Oliveira de Azeméis


CONTACTOS:
Telf: 256 04 98 90 * Fax: 256 04 62 63
Tlm: 939628533


Horário Atendimento: 2ª a 6ª - 9:00h / 18:00h
email: geral@correiodeazemeis.pt


Todos os direitos reservados, 2017