FUNDADO EM 05 DE OUTUBRO DE 1922

DIRETOR
ANTÓNIO MAGALHÃES

SUB DIRETOR
EDUARDO COSTA


2-8-2016, LOUREIRO
Loureiro> Palacete será dos mais belos do país a servir de sede a uma associação
Quinta do Barão animada por concerto de acordeões

Fundada a 04 de fevereiro de 1980, a Associação Recreativa e Cultural de Loureiro é hoje a associação mais representativa da vila de Loureiro e ostenta uma sede que, possivelmente, será difícil de equiparar a nível nacional.


Ana Catelas

A Associação Recreativa e Cultural de Loureiro tem 36 anos e já ‘nasceu’ na Quinta do Barão, um palacete que foi adquirido, em 1979, por um grupo de ‘filhos da terra’ que, mesmo estando emigrados na Venezuela, não deixaram de estar atentos à freguesia que os viu nascer e, assim, uniram esforços para adquirir o edifício para fins associativos.

Na passada sexta-feira, e pelo segundo ano consecutivo, a associação loureirense voltou a oferecer um concerto de acordeões e concertinas de forma a dar as boas-vindas aos emigrantes, que regressam para passa férias na terra que deixaram para trás à procura de uma vida melhor.

Numa agradável noite de Verão, propícia ao convívio ao ar livre, a esplanada da Quinta do Barão voltou a ser o palco para a atuação sempre animada do Grupo de Concertinas e Acordeões da Associação Cultural de Romariz. E foram muitos aqueles que não resistiram a dar um ‘pézinho’ de dança ao som da música tradicional portuguesa.


Melhorias constantes na Quinta do Barão

Adquirido em 1979, o palacete foi reconstruído de forma a criar condições de funcionamento à ‘associação-mãe’ e a todas as outras que nela coabitam, como a Banda de Música de Loureiro, o Teatro Amador de Loureiro e o Clube Desportivo de Loureiro. Em tempos existiu também o Paz Basebol, mas de momento está sem atividade. Ali funciona um café/bar, que serve de ponto de encontro e de convívio a muitos loureirenses e não só, e ainda um restaurante panorâmico de referência na região.

Ao longo dos tempos, têm sido diversas as obras realizadas na Quinta do Barão no sentido de requalificar e atrair mais visitantes a este espaço emblemático na freguesia. No final de 2013, a ARCL, que conseguiu o tão desejado estatuto de utilidade pública o ano passado, inaugurou várias obras de melhoramentos, sobretudo ao nível das infraestruturas, acessibilidades e paisagística.

No ano passado, a Direção investiu na construção de um parque de estacionamento com capacidade para 100 carros num total de 5000 m2 de terreno.“Tivemos que investir neste parque de estacionamento para dar comodidade aos nossos visitantes”, afirmou o presidente da ARCL, Manuel Pires.

Mas outras obras estão há muito na mira da Direção, sendo disso exemplo a colocação de relvado sintético no campo de futebol, onde treinam e jogam cerca de uma centena de crianças e jovens; a construção de um pavilhão multiusos para acolher todas as iniciativas culturais e desportivas; a construção de casas de banho públicas; a construção de zonas pedonais em redor do palacete. Manuel Pires lamenta que algumas destas obras tenham sido aprovadas em candidaturas a fundos comunitários, mas que depois não tenham ido avante, segundo justificação dada à ARCL, por “falta de verbas”. O dirigente não desiste de fazer crescer o património da associação e promete nova candidatura, “logo que possível”, a fundos comunitários para a continuidade das obras de beneficiação, uma vez que a ARCL “não consegue suportar sozinha o total do investimento necessário”.


 




OUTRAS
LOUREIRO
4-7-2017»  HÁ FESTA NA ALDEIA APRESENTA NOVIDADES
4-7-2017»  FESTAS TERMINAM COM HOMENAGENS
27-6-2017»  EXPOSIÇÃO DE AVES EXÓTICAS ENCANTOU
20-6-2017»  COLETIVIDADES SERVIRAM IGUARIAS PRA ANGARIAREM FUNDOS
20-6-2017»  “PRESIDENTES DE JUNTA NÃO PODEM SER PEDINTES”
6-6-2017»  LUZ VERDE PARA OBRAS NA ASSOCIAÇÃO RECREATIVA
30-5-2017»  LOUREIRO JÁ ESTÁ EM FESTA
16-5-2017»  ENCONTRO INTERNACIONAL DE COROS REGISTOU CASA CHEIA
18-11-2016»  Banda de Loureiro anunciou livro no 117º aniversário
4-10-2016»  Padre Ricardo deixa paróquias ao fim de três anos



PESQUISA





REDACÃO:
Edifício Rainha, 8º Piso
3720-232 Oliveira de Azeméis


CONTACTOS:
Telf: 256 04 98 90 * Fax: 256 04 62 63
Tlm: 939628533


Horário Atendimento: 2ª a 6ª - 9:00h / 18:00h
email: geral@correiodeazemeis.pt


Todos os direitos reservados, 2017