FUNDADO EM 05 DE OUTUBRO DE 1922





DIRETR
EDUARDO COSTA


6-9-2016, UL
Ul> Organizado pelo Rancho Folclórico ‘Cravos e Rosas’
Festival de Folclore mantém tradições

O Grupo Folclórico ‘Cravos e Rosas’ organizou, recentemente, o XXVI Festival Nacional de Folclore, que mereceu significativa adesão de presenças.


Tavares Ribeiro

A edição deste ano, inserida no Plano Anual de Atividades 2016, teve como palco central o Largo da Igreja Matriz de Ul e integrou-se, também, no programa das festas em honra da Padroeira, Santa Maria Maior de Ul.

A receção dos grupos participantes e entidades convidadas realizou-se na sede da coletividade, situada na antiga EB 1 de Adães.

Houve entrega de galhardetes, troca de lembranças e tempo para dizer algumas palavras. Evaristo Tavares, presidente do ‘Cravos e Rosas’ destacou que o grupo “é feito de juventude”, elogiou todos que nele participam, colaboram, apoiam, patrocinam e expressou aos grupos presentes o desejo que “levem boas recordações da nossa freguesia”.

Carlos Silva, presidente da União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail, elogiou no ‘Cravos e Rosas’ toda a dinâmica, iniciativa, esforço que faz para preservar as tradições populares. E referindo-se ao projeto de ampliação da sede, que será aprovado no mês de outubro, comunicou a certeza que “não deixaremos de dar um contributo especial”. Também Pedro Marques, vereador da Câmara Municipal, considerou que a coletividade “tem sido um baluarte da nossa cultura”, observando ainda que Ul tem “uma história incrível e um património absolutamente fantástico”.

Depois do desfile etnográfico, que principiou no Largo da Cruz, viveu-se, em palco, mais uma noite de atuações espetaculares, reunindo: Rancho Folclórico Cravos e Rosas de Santa Maria de Ul; Rancho Folclórico do Grupo Cultural da Serra do Brunheiro (Ribeira do Pinheiro, Chaves); Rancho Folclórico da Associação Cultural da Freguesia de Seixo da Beira (Oliveira do Hospital); Rancho Folclórico de São Miguel de Vila Boa (S. Miguel de Vila Boa, Sátão); e Associação Cultural e Etnográfica de S. Miguel de Azagães (Carregosa).

Parte integrante das tradições, esta manifestação de alegria atraiu centenas de ulenses, emigrantes e forasteiros, que aplaudiram músicas, danças, cantares.


 




OUTRAS
UL
5-9-2017»  FESTIVAL DE FOLCLORE RECRIA COSTUMES ANTIGOS
1-8-2017»  PARTILHA DE TRADIÇÕES E COSTUMES JUNTOU CENTENAS
17-7-2017»  NOITE DE FADOS ENCANTOU UL
11-7-2017»  FINALISTAS TERMINARAM O ANO NAS NUVENS
26-6-2017»  AS PADEIRINHAS MOSTRAM OS TRABALHOS DA ESCOLA
13-6-2017»  NOVA ESCOLA EM UL COM VAGAS PARA O 1º CICLO
19-4-2017»  Realizou-se, no dia 08 de abril, nas instalações do Grupo Folclórico ‘As Padeirinhas de Ul’, o terceiro Torneio de Sueca.
19-4-2017»  Escola de Artesanato ensina há um ano
6-1-2017»  Assalto ‘rendeu’ mais de 10 milhões
4-1-2017»  Grupo suspeito de assalto na casa de António Rodrigues foi detido



PESQUISA




Estatuto Editorial O Correio de Azeméis, no cumprimento duma obrigação legal, renova o conteúdo do seu Estatuto Editorial, na mesma linha que orientou as décadas que leva de publicação ininterrupta, de colocar os verdadeiros interesses do con­celho de Oliveira de Azeméis como sua prioridade inquestionável, não se misturando com os interesses de grupos, nomeadamente políticos. O Correio de Azeméis renova o com­promisso de respeitar os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou detur­pando a informação.




REDACÃO:
Edifício Rainha, 8º Piso
3720-232 Oliveira de Azeméis


CONTACTOS:
Telf: 256 04 98 90 * Fax: 256 04 62 63
Tlm: 939628533


Horário Atendimento: 2ª a 6ª - 9:00h / 18:00h
email: geral@correiodeazemeis.pt


Todos os direitos reservados, 2017