FUNDADO EM 05 DE OUTUBRO DE 1922





DIRETR
EDUARDO COSTA


13-9-2016, LOUREIRO
> No Agrupamento de Escolas de Loureiro, o número de alunos matém-se
Ano letivo arranca com tranquilidade

O Agrupamento de Escolas de Loureiro e Pinheiro da Bemposta, que contempla 14 estabelecimentos de ensino das freguesias de Loureiro, Pinheiro da Bemposta e Travanca, está apostos para receber os alunos e professores no próximo dia 15, dia em que está previsto o arranque do ano letivo 2016/2017.


Ana Catelas

No total serão 1067 os estudantes que vão frequentar este Agrupamento de Escolas: 535 em Loureiro e 532 no Pinheiro da Bemposta, entre pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos. “Tal como nos últimos anos, a preparação do próximo ano letivo está a decorrer com tranquilidade e não antevemos nenhum problema preocupante no arranque das aulas”, começou por explicar o diretor do Agrupamento de Escolas de Loureiro, Vasco Vaz, dando conta que houve um decréscimo no número de inscrições apenas no pré-escolar. “Possivelmente devido à baixa natalidade”, justificou o docente, salientando que nos restantes níveis de ensino o número de alunos mantém-se semelhante ao do ano transato. Mas, se o número de alunos não diminuiu, o certo é que ele também não aumentou. “Está dentro da tendência que acontece no concelho de Oliveira de Azeméis em que, de ano para ano, existem cada vez menos alunos a inscreverem-se nas escolas públicas”, constatou Vasco Vaz.

Vasco Vaz realça ainda o apoio que o Agrupamento de Escolas tem recebido das Juntas de Freguesia de Loureiro e Pinheiro da Bemposta. “A Câmara Municipal tem sido inexcedível no apoio às escolas, mas as juntas de freguesia também o têm sido, sobretudo ao nível de transportes de alunos, entre outros trabalhos. Tem havido boa disponibilidade por parte dos seus presidentes”, ressalvou o diretor para depois destacar também o papel das Associações de Pais, “que têm estado sempre disponíveis para nos ajudar nos problemas diários”. No que diz respeito à EB 2,3 Frei Caetano Brandão, em Loureiro, a Associação de Pais aproveitou este período de férias para fazer melhorias no bar dos alunos, nomeadamente com a pintura e colocação de novo mobiliário.

Mas estas não foram as únicas obras feitas no Agrupamento de Escolas de Loureiro e Pinheiro da Bemposta, que contempla os estabelecimentos de ensino de Alumieira, Curval, Palmaz, Travanca, Brejo, Areosa e EB 2,3 de Loureiro e EB 2,3 Pinheiro da Bemposta. Na freguesia de Loureiro, a EB1 de Alumieira, com a pintura do exterior, e a unidade de apoio à deficiência da EB 2,3, com a reformulação de duas salas transformadas em apenas uma com um espaço mais amplo, foram as escolas contempladas com obras de reabilitação e manutenção providenciadas pela autarquia. “Em termos de obras gostaríamos sempre que fossem melhores, mas sabemos que há limitações do ponto de vista financeiro. O investimento da autarquia foi elevado”, reconheceu Vasco Vaz. Também a escola de Travanca viu o seu exterior renovado com uma pintura nova, enquanto na EB1 do Curval houve substituição completa dos alumínios das janelas e, atualmente, está a ser intervencionada a cobertura do pavilhão da EB 2,3 do Pinheiro da Bemposta, sendo que essa intervenção já ocorreu no edifício central da referida escola.

No que se refere à oferta dos manuais escolares ao 1º ciclo, Vasco Vaz mostrou-se de acordo com essa decisão da autarquia. “A educação é tendencialmente gratuita e, por isso, temos que fazer todos os esforços para que haja um investimento mínimo por parte dos encarregados de educação. E isto é um começo. O ideal era que a educação fosse verdadeiramente gratuita, mas não sei se algum dia isso possa ser possível”, concluiu o diretor do Agrupamento.



 




OUTRAS
LOUREIRO
18-9-2017»  IDOSA MORRE AO SABER QUE IRMÃ FOI ATROPELADA
12-9-2017»  “O QUE ME MOVE SÃO OS LOUREIRENSES”
5-9-2017»  FERNANDO SILVA QUER "CONTINUAR EM FRENTE"
5-9-2017»  FERNANDO SILVA QUER "CONTINUAR EM FRENTE"
1-8-2017»  LOUREIRENSES CAMINHARAM PELA LUTA CONTRA O CANCRO
4-7-2017»  HÁ FESTA NA ALDEIA APRESENTA NOVIDADES
4-7-2017»  FESTAS TERMINAM COM HOMENAGENS
27-6-2017»  EXPOSIÇÃO DE AVES EXÓTICAS ENCANTOU
20-6-2017»  COLETIVIDADES SERVIRAM IGUARIAS PRA ANGARIAREM FUNDOS
20-6-2017»  “PRESIDENTES DE JUNTA NÃO PODEM SER PEDINTES”



PESQUISA




Estatuto Editorial O Correio de Azeméis, no cumprimento duma obrigação legal, renova o conteúdo do seu Estatuto Editorial, na mesma linha que orientou as décadas que leva de publicação ininterrupta, de colocar os verdadeiros interesses do con­celho de Oliveira de Azeméis como sua prioridade inquestionável, não se misturando com os interesses de grupos, nomeadamente políticos. O Correio de Azeméis renova o com­promisso de respeitar os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou detur­pando a informação.




REDACÃO:
Edifício Rainha, 8º Piso
3720-232 Oliveira de Azeméis


CONTACTOS:
Telf: 256 04 98 90 * Fax: 256 04 62 63
Tlm: 939628533


Horário Atendimento: 2ª a 6ª - 9:00h / 18:00h
email: geral@correiodeazemeis.pt


Todos os direitos reservados, 2017