FUNDADO EM 05 DE OUTUBRO DE 1922





DIRETR
EDUARDO COSTA


4-10-2016,
> Ricardo Tavares, vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
Setor dos moldes sustenta 10 mil famílias oliveirenses

A Semana de Moldes realiza-se desde o ano de 2004 no concelho oliveirense, resultando de uma parceria entre a autarquia e a CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes.


Diana Cohen

Durante a sessão de abertura dos seminários técnicos que decorreram na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, nos passados dias 26 e 27 de setembro, o vice-presidente da Câmara Municipal reforçou que “os moldes têm uma relevância especial para a região e para o pais” e que “o crescimento das empresas oliveirenses também têm contribuído para o equilibrio da nossa balança de transações”.

No seu discurso, Ricardo Tavares deu ênfase ao trabalho que os empresários da região desenvolvem no que concerne “à promoção do nosso saber fazer, do nosso município, da nossa imagem”, dando ainda um forte contributo para o bem estar social. A este respeito, avançou que, em Oliveira de Azeméis, a indústria de moldes emprega 8.200 trabalhadores e 10 mil famílias “dependem diretamente do setor”.

O responsável reconhece, todavia, que o referido crescimento e desenvolvimento passa também por uma grande aposta na inovação permanente, na especialização tecnológica contínua, na internacionalização e também na sensibilização dos mais jovens para esta área.

Nos debates que a Azeméis FM promoveu no âmbito da Semana de Moldes, Ricardo Tavares constatou que grande parte dos empresários se queixa da falta de mão de obra neste ramo. “Fiquei perplexo, atendendo ao crescimento das empresas”, admitiu o membro do executivo, realçando a importância “da realização destes fóruns de discussão, a partilha do ‘know how’ e de experiências entre todos”.

Assim “a Semana dos Moldes também é importante” no sentido de demonstrar que este “pode ser um caminho de futuro para jovens que chegam ao fim do secundário e ainda não sabem o que querem fazer”.

“Foi por isso que insistimos na construção da Escola Superior Aveiro Norte, para que houvesse espaço de especialização tecnológica e para dotar os jovens desde conhecimento, encaminhando-os para a área”, disse o responsável, que entende que esta aposta está a ter “resultados positivos”.

A criação de condições especiais para a instalação de empresas ligadas ao ‘Engineering & Tooling’ na área de acolhimento empresarial de Ul-Loureiro foi outra das medidas de incentivo implementadas pela autarquia.

“Em Oliveira de Azeméis, felizmente, cada vez mais indústrias têm pedido à Câmara Municipal licenciamento para construção de novos pavilhões industriais relacionados com os moldes”, revelou Ricardo Tavares.



 




OUTRAS
23-10-2017»  Macieirense assume a liderança
23-10-2017»  Oliveirense facilitou e sofreu a acabar
23-10-2017»  Oliveirense continua invencível
23-10-2017»  Cesarense goleou e mantém-se no topo
23-10-2017»  Cucujães cai na Taça de Aveiro
23-10-2017»  Pai acusa funcionária de agredir criança na escola
22-10-2017»  Alunas da Ferreira de Castro visitam campo de refugiados
22-10-2017»  Alunos encantados com a cidade que nunca dorme
22-10-2017»  Bombeiros melhor preparados para os fogos com novas fardas
20-10-2017»  UFOA oferece lettering à cidade



PESQUISA




Estatuto Editorial O Correio de Azeméis, no cumprimento duma obrigação legal, renova o conteúdo do seu Estatuto Editorial, na mesma linha que orientou as décadas que leva de publicação ininterrupta, de colocar os verdadeiros interesses do con­celho de Oliveira de Azeméis como sua prioridade inquestionável, não se misturando com os interesses de grupos, nomeadamente políticos. O Correio de Azeméis renova o com­promisso de respeitar os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou detur­pando a informação.




REDACÃO:
Edifício Rainha, 8º Piso
3720-232 Oliveira de Azeméis


CONTACTOS:
Telf: 256 04 98 90 * Fax: 256 04 62 63
Tlm: 939628533


Horário Atendimento: 2ª a 6ª - 9:00h / 18:00h
email: geral@correiodeazemeis.pt


Todos os direitos reservados, 2017