FUNDADO EM 05 DE OUTUBRO DE 1922

DIRETOR
ANTÓNIO MAGALHÃES

SUB DIRETOR
EDUARDO COSTA


11-10-2016, PINHEIRO DA BEMPOSTA
Pinheiro da Bemposta> A Funcionar desde 03 de outubro
Governante inaugura Unidade de Saúde

A Unidade de Saúde Familiar ‘Entre Margens’, no Pinheiro da Bemposta, foi inaugurada na presença de um membro do Governo, que veio falar de cuidados de saúde primários e, mais do que isso, da importância destes cuidados.


Ruben Tavares

Decorreu, na última sexta-feira, 07 de outubro, a inauguração da Unidade de Saúde Familiar ‘Entre Margens’, no Pinheiro da Bemposta, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.

Também presentes estiveram o presidente da Câmara Municipal, Hermínio Loureiro, o presidente da ARS Norte, Pimenta Marinho, o diretor executivo da ACES Aveiro Norte, Miguel Portela, o presidente da União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Palmaz e Travanca, Armindo Nunes, o vereador municipal Isidro Figueiredo, entre outras personalidades convidadas.

Depois de destapada a placa com a inscrição informativa relativa à presença do membro do Governo, procedeu-se a um momento de discursos com o edil oliveirense, Hermínio Loureiro, a começar por informar: “As pessoas idosas e em situações de maiores necessidades não tinham, a não ser por táxi, uma forma pronta de aceder às Unidade de Saúde Familiar e o município de Oliveira de Azeméis vai, de acordo com as necessidades das freguesias e em concertação com as USF criar um mecanismo que permita acertar o dia e a hora e vai buscar as pessoas a casa, trá-las às Unidades de Saúde e leva-las de regresso aos seus domicílios”, deixando igualmente uma mensagem aos profissionais de saúde da casa: “Que o grau de satisfação seja elevado e a prontidão dos serviços de excelência. Obrigado pelo desafio. Parabéns e coragem”.

Fernando Araújo, no seu discurso, apontou quatro diferentes dimensões que são apostas em termos de políticas de saúde do atual governo: os cuidados primários, as infraestruturas, as respostas dos cuidados primários e a ligação destes aos cuidados de saúde hospitalares, acrescentando: “Para além de médicos, queremos colocar enfermeiros. Eles também são fundamentais em toda esta organização e na resposta dada aos doentes, assim como secretários clínicos ou psicólogos que tenham papel fundamental nestes cuidados primários. O nosso paradigma é apostar nas pessoas”.

A Unidade de Saúde Familiar ‘Entre Margens’ iniciou funções no último dia 03 de outubro e conta com quatro médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, quatro enfermeiros e três secretários clínicos, o que, desta forma, lhe permite atribuir uma equipa de saúde familiar a toda a população inscrita, aproximadamente 6200 utentes,  sendo que a Unidade resulta da extinta Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, constituída pelas freguesias de Ossela, Loureiro e Pinheiro da Bemposta, que estão novamente incorporadas em comum nesta USF.

“As USF são um tipo de organização que dá uma maior facilidade de atendimento e de acesso dos utentes à unidade”, analisou Lurdes Romão, coordenadora da USF ‘Entre Margens’.


 




OUTRAS
PINHEIRO DA BEMPOSTA
23-5-2017»  PATRONATO TRABALHA COM CORAÇÃO
23-5-2017»  PINHEIRO FRIO CONTINUA EM CRESCIMENTO
23-5-2017»  “TEMOS QUE PRESERVAR A IDENTIDADE DAS ESCOLAS”
23-5-2017»  COLETIVIDADE VIVE DO DINAMISMO DOS SEUS MEMBROS
23-5-2017»  CAPITAL HUMANO FAZ A DIFERENÇA
23-5-2017»  PROJETO AMBICIOSO NO HORIZONTE
23-5-2017»  PINHEIRENSE ALMEJA RELVADO SINTÉTICO
23-5-2017»  “ESTAMOS CÁ PARA SERVIR A COMUNIDADE”
23-5-2017»  BANDA SECULAR CONQUISTA O CORAÇÃO DA JUVENTUDE
23-5-2017»  “PINHEIRO DA BEMPOSTA DEVE POTENCIAR A ZONA HISTÓRICA”



PESQUISA





REDACÃO:
Edifício Rainha, 8º Piso
3720-232 Oliveira de Azeméis


CONTACTOS:
Telf: 256 04 98 90 * Fax: 256 04 62 63
Tlm: 939628533


Horário Atendimento: 2ª a 6ª - 9:00h / 18:00h
email: geral@correiodeazemeis.pt


Todos os direitos reservados, 2017