FUNDADO EM 05 DE OUTUBRO DE 1922





DIRETR
EDUARDO COSTA


18-10-2016, PINDELO
Pindelo> No Centro Social de Pindelo juntaram-se várias gerações
Desfolhada à moda antiga proporciona animado convívio



As instalações do Centro Social Cultural e Recreativo de Pindelo foram, recentemente, palco de mais uma desfolhada à moda antiga. Esta iniciativa envolveu direção, colaboradores, voluntários da instituição, utentes de Serviço de Apoio Domiciliário, do Clube Sénior, as crianças da Creche e, ainda, uma colaboração estreita com os jardins-de-infância e a escola básica de Pindelo.

Para reviver uma das mais bonitas tarefas da lavoura de outrora, as crianças e os seniores apresentaram-se vestidos à época, representandomuito bem a tradição, recordada com enorme saudade pelos mais idosos e aprendida pelos mais novos.

A recriação não seria possível sem as belas espigas colocadas no centro de uma enorme roda. No meio de grande alegria, apresentaram-se os patrões da desfolhada e deu-se início à animada tarefa. O milho rei também compareceu, para dar lugar a uma rodada de abraços, e os serandeiros apresentaram-se como manda a tradição, bem disfarçados e com os seus ramos de cheiros.

Tudo foi realizado em ambiente de grande alegria, ao som de músicas e cantares, acompanhadas pelo acordeonista José Alves e, mal se deu por terminado o trabalho, chegou a vez do lanche partilhado, recheado das deliciosas iguarias próprias desta atividade. No final, não faltou o pezinho de dança, tal como manda a tradição.

De realçar que esta iniciativa contou com a presença do vereador da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Isidro Figueiredo, e do elenco da União de Freguesias da localidade, o que muito orgulha todos os presentes e o Centro Socialde Pindelo.

A desfolhada constitui uma das mais emblemáticas tarefas do ambiente rural de antigamente, inserida na época das colheitas. A sua recriação, promovida pelo Centro Social de Pindelo, constitui uma excelente oportunidade para os seniores confraternizarem e reviverem momentos de convívio e alegria, enquanto que os mais jovens percebem como os trabalhadores do campo se uniam para se ajudarem mutuamente, aprendendo desta forma a valorizar o espírito de cooperação e entreajuda.


 




OUTRAS
PINDELO
5-9-2017»  MANUEL REBELO PRETENDE "RENOVAR O ORGULHO DE PINDELO"
25-7-2017»  COSTUMES ANTIGOS CONTINUAM A SER RECRIADOS
20-6-2017»  TRADIÇÃO COM 522 ANOS AINDA DURA
6-6-2017»  VICENTINOS ESTENDEM A MÃO A QUEM MAIS PRECISA
6-6-2017»  “A NOSSA MISSÃO É PRESERVAR O FOLCLORE”
6-6-2017»  CONTRADICORDES ESPALHA MÚSICA HÁ 14 ANOS
6-6-2017»  “TEM SIDO UMA CAMINHADA BRILHANTE”
6-6-2017»  “DEVEMOS LUTAR PELA NOSSA ESCOLA”
6-6-2017»  “VAMOS CONTINUAR A MANTER A TRADIÇÃO”
6-6-2017»  JOVENS PRESERVAM FESTAS MAIS ANTIGAS DO CONCELHO



PESQUISA




Estatuto Editorial O Correio de Azeméis, no cumprimento duma obrigação legal, renova o conteúdo do seu Estatuto Editorial, na mesma linha que orientou as décadas que leva de publicação ininterrupta, de colocar os verdadeiros interesses do con­celho de Oliveira de Azeméis como sua prioridade inquestionável, não se misturando com os interesses de grupos, nomeadamente políticos. O Correio de Azeméis renova o com­promisso de respeitar os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou detur­pando a informação.




REDACÃO:
Edifício Rainha, 8º Piso
3720-232 Oliveira de Azeméis


CONTACTOS:
Telf: 256 04 98 90 * Fax: 256 04 62 63
Tlm: 939628533


Horário Atendimento: 2ª a 6ª - 9:00h / 18:00h
email: geral@correiodeazemeis.pt


Todos os direitos reservados, 2017