FUNDADO EM 05 DE OUTUBRO DE 1922

DIRETOR
ANTÓNIO MAGALHÃES

SUB DIRETOR
EDUARDO COSTA


24-1-2017,
> Agenda
Acontece, este sábado, 28 de janeiro



A MINHA CHUPETA FICA PARA A HISTÓRIA

O Arquivo Municipal promove a atividade "A minha chupeta fica para a História"! Estamos preparados para te acompanhar na grande decisão de deixares a tua chupeta ficar para a História. Temos uma caixa especial, temos uma ficha para preencher e dar entrada da tua relíquia no Arquivo Municipal e temos um Certificado que deixa claro quão crescido/a estás! Vá lá, apostamos que a chupeta já está envergonhada por andar com um/a menino/a tão crescido/a! Se os pais ou educadores tiverem dúvidas ou quiserem fazer marcações, podem fazê-lo através do endereço electrónico: arquivo@cm-oaz.pt ou através do telefone 256 690 100

 

EXPOSIÇÃO: “O VIDRO NO CORAÇÃO DE AZEMÉIS”

Oliveira de Azeméis foi elevada a concelho há 218 anos. A data é assinalada a 5 de janeiro, com uma das marcas mais profundas da identidade oliveirense: o vidro.
Duzentos e dezoito anos são comemorados com a exposição de duzentas e dezoito peças de vidro, cedidas por várias famílias oliveirenses e fabricadas nas antigas fábricas do Covo e da Boémia, bem como do atual Berço Vidreiro. A Loja Interativa de Turismo está aberta das 09h00 às 18h00, todos os dias exceto de sexta a segunda e feriados que encerra para almoço das 12h30 às 14h30.

 

VISITAS A (VA)LER

No sentido de interagir com a comunidade, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, através do Núcleo de Visitas, desenvolve um programa pedagógico de visitas guiadas aos seus espaços e serviços. O programa de visitas oferece à comunidade dois temas de visitas guiadas: a biblioteca e o livro. As ações pedagógicas desenvolvidas durante as visitas adequam-se às necessidades específicas de cada grupo e pretende-se dar a compreender e a descobrir as fases de tratamento de um documento até que chega à estante. O Núcleo de Visitas também presta apoio técnico e informativo a instituições diversas para a concretização de projetos, desde que enquadrados no seu âmbito científico, disponibilizando para esse fim os seus recursos. Para participar é necessária a realização de uma inscrição prévia gratuita. Inscreva-se e conheça os recantos da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro!

 

EXPOSIÇÃO «QUE SAIS-JE?: LIVROS E EDIÇÕES DE ARTISTA DA COLEÇÃO DA FUNDAÇÃO DE SERRALVES»

Com inauguração marcada para dia 27 de outubro, pelas 17h30, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro acolhe a exposição «QUE SAIS-JE?: Livros e Edições de Artista da Coleção da Fundação de Serralves». «Que sais-je?» é o nome da mais famosa enciclopédia de bolso.  Fundada em 1941, esta coleção de livros foi pensada para fazer chegar ao grande público conhecimentos sobre as mais diversas áreas. Foram publicados, desde a sua origem, 3 800 títulos de 2 500 autores. Os artistas que figuram nesta exposição, todos com obras na Coleção de Livros e Edições de Artista de Serralves, questionam a relação entre as suas atividades e diferentes modelos de divulgação do conhecimento, como se pode ver no modo como parodiam dicionários, enciclopédias e métodos de ensino ou destroem deliberadamente a informação transmitida por revistas e jornais. Os artistas produzem publicações mas não estão preocupados com a possibilidade de elas serem ou não imediatamente compreendidas. O que os motiva é uma forma diferente de gerar ideias e pensar os territórios intelectuais com os quais estamos familiarizados. Nestas obras, uma alusão irónica aos sistemas de organização recorda-nos que, na arte, a confusão pode ser um facto verdadeiramente maravilhoso. «Que sais-je?: Livros e Edições de Artista da Coleção Serralves» é organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, e comissariada por Ricardo Nicolau, curador do Museu. A exposição tem entrada livre e está aberta à população em geral.

 

VII CONCURSO CONCELHIO DE LEITURA

O VII Concurso Concelhio de Leitura resulta de uma parceria entre as bibliotecas escolares do município de Oliveira de Azeméis e a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e pretende promover e estimular a prática da leitura e a interpretação literária junto dos/as mais jovens, dando a conhecer obras de literatura e os/as seus/suas escritores/as. Os/As destinatários/as deste concurso, cuja primeira fase de provas decorre entre os dias 02 e 10 de fevereiro, são os/as alunos/as do 1.º e 2.º ciclos das escolas do município de Oliveira de Azeméis. As inscrições são obrigatórias e devem ser efetuadas até ao dia 13 de janeiro de 2017.


 




OUTRAS
22-5-2017»  PORQUE NÃO COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO?
22-5-2017»  98% DE SERVIÇOS DE MECÂNICA ADQUIRIDOS FORA
22-5-2017»  FUTSAL DE AZEMÉIS 'CAIU' NA SEGUNDA PARTE
22-5-2017»  OLIVEIRENSE VENCE E CONTINUA NA FRENTE
22-5-2017»  “O VÍDEO-ÁRBITRO VAI AJUDAR À VERDADE DESPORTIVA”
22-5-2017»  CESARENSE JOAQUIM ALVES NUM HISTÓRICO 2º LUGAR
22-5-2017»  NAC DISTINGUIU OS MELHORES DE 2016
22-5-2017»  15MIL JÁ BRINCARAM NOS JOGOS AZEMÉIS
22-5-2017»  JUNIORES DO CESARENSE HOMENAGEADOS
22-5-2017»  INICIADOS DA OLIVEIRENSE SOBEM AO NACIONAL



PESQUISA





REDACÃO:
Edifício Rainha, 8º Piso
3720-232 Oliveira de Azeméis


CONTACTOS:
Telf: 256 04 98 90 * Fax: 256 04 62 63
Tlm: 939628533


Horário Atendimento: 2ª a 6ª - 9:00h / 18:00h
email: geral@correiodeazemeis.pt


Todos os direitos reservados, 2017