FUNDADO EM 05 DE OUTUBRO DE 1922

DIRETOR
ANTÓNIO MAGALHÃES

SUB DIRETOR
EDUARDO COSTA


15-3-2017, PINHEIRO DA BEMPOSTA
P. da Bemposta> Coletividade quer fomentar O gosto pelo teatro
ATEC tornou-se associação

A caminhar para os quatro anos de existência, o ATEC - Atelier de Teatro Experimental do Curval viu um sonho cumprido no início de março, ao conseguir o estatuto de associação. A nova coletividade do Pinheiro da Bemposta quer fazer crescer o gosto pela cultura e pela arte de representar.


Filipa Gomes

Nasceu uma nova associação no Pinheiro da Bemposta, com a emancipação do grupo de teatro ATEC da Associação Cultural e Recreativa do Curval (ARCC). A presidente da nova coletividade, Isabel Cardoso, explica que esta era uma ambição antiga do grupo de teatro, até então uma secção da ARCC. “Era um passo que já pensávamos há muito tempo e que agora conseguimos dar, mas continuamos a estar prontos para trabalhar com a associação e com outras também”, reitera a responsável. A agora Associação de Teatro Experimental do Curval não esquece as suas origens e Isabel Cardoso deixa uma palavra de apreço ao presidente da ARCC, José Hilário Esparrinha, por ter acreditado “no projeto desde o primeiro minuto”.


“O projeto tem pernas para andar”

Aproximar as pessoas à cultura e ao teatro é o objetivo desta associação sem fins lucrativos, que vai apostar em workshops e formações ligadas à arte de representar.

O Festival de Teatro do Curval, batizado em 2016 de Festec, é um projeto para continuar e no calendário constam já uma série de atuações, entre elas a presença no Encontro de Teatro do grupo Arautos, em Esmoriz, a 25 de março, e no Festival de Teatro de S. João da Madeira, a 30 de abril, com a peça ‘ATEC ao Ataque!’.

Para Jorge Alves, vice-presidente da coletividade, a agenda preenchida espelha bem a vontade e o espírito dos membros da associação. “O projeto tem pernas para andar, é um grupo dinâmico”, reconhece. Isabel Cardoso acrescenta: “Queremos sempre fazer mais e melhor, somos determinados, queremos ir mais além e temos um grupo unido nesse objetivo”.

Para fazer crescer o teatro na freguesia e no concelho, a ATEC vai apostar mais na divulgação das suas atividades e pondera até criar um escola de teatro. Mas, para que isso aconteça, é necessário dar um passo de cada vez. “É preciso tempo, ainda estamos a nascer. O objetivo é crescermos mais para sermos mais úteis”, aponta Isabel Cardoso.

Os ensaios decorrem aos domingos à noite no salão nobre da Junta de Freguesia do Pinheiro da Bemposta e estão “recetivos a novos elementos”, diz Manuel Branco, presidente do Conselho Fiscal da associação, para quem o teatro é uma paixão que não morre: “O teatro é um bichinho que fica, quem experimenta fica ator e volta ao teatro mesmo depois de deixar”.


 




OUTRAS
PINHEIRO DA BEMPOSTA
23-5-2017»  PATRONATO TRABALHA COM CORAÇÃO
23-5-2017»  PINHEIRO FRIO CONTINUA EM CRESCIMENTO
23-5-2017»  “TEMOS QUE PRESERVAR A IDENTIDADE DAS ESCOLAS”
23-5-2017»  COLETIVIDADE VIVE DO DINAMISMO DOS SEUS MEMBROS
23-5-2017»  CAPITAL HUMANO FAZ A DIFERENÇA
23-5-2017»  PROJETO AMBICIOSO NO HORIZONTE
23-5-2017»  PINHEIRENSE ALMEJA RELVADO SINTÉTICO
23-5-2017»  “ESTAMOS CÁ PARA SERVIR A COMUNIDADE”
23-5-2017»  BANDA SECULAR CONQUISTA O CORAÇÃO DA JUVENTUDE
23-5-2017»  “PINHEIRO DA BEMPOSTA DEVE POTENCIAR A ZONA HISTÓRICA”



PESQUISA





REDACÃO:
Edifício Rainha, 8º Piso
3720-232 Oliveira de Azeméis


CONTACTOS:
Telf: 256 04 98 90 * Fax: 256 04 62 63
Tlm: 939628533


Horário Atendimento: 2ª a 6ª - 9:00h / 18:00h
email: geral@correiodeazemeis.pt


Todos os direitos reservados, 2017