FUNDADO EM 05 DE OUTUBRO DE 1922

DIRETOR
ANTÓNIO MAGALHÃES

SUB DIRETOR
EDUARDO COSTA


11-4-2017, CUCUJÃES
Cucujães> Depois do selo, do carimbo e do busto do patrono da Escola
Livro dá a conhecer Ferreira da Silva

Ao fim de mais de uma década em ‘banho maria’, o livro que dá a conhecer a história de António Joaquim Ferreira da Silva, o patrono da Escola Básica e Secundária de Cucujães, foi finalmente lançado. A apresentação esteve integrada no âmbito do 30º aniversário da escola da vila, que viu nascer o Dr. Ferreira da Silva há 164 anos.


O lançamento do livro ‘Ferreira da Silva, o Primeiro Químico Português’, inserido no âmbito das comemorações do 30º aniversário da Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, teve por objetivo enaltecer a figura de um químico português que, “sendo da nossa região e sendo o nosso patrono fazia todo o sentido o lançamento de uma obra que permitisse um maior conhecimento e uma maior proximidade a esta figura insigne da nossa história”, começou por revelar o diretor do Agrupamento, António Figueiredo.

Este livro, que contou também com o apoio da Câmara Municipal e está à venda na própria escola e também em livrarias da região, já vinha sendo escrito por Rui Gomes, professor na escola cucujanense, “há uns anos” e agora o sonho de o ver publicado tornou-se numa realidade. “Reunimos esforços e a sua publicação foi possível”, frisou António Figueiredo, recordando que esta iniciativa vem na sequência de outras já realizadas, como o lançamento de um selo e de um carimbo comemorativo lançado a 20 de novembro e também do busto do Dr. Ferreira da Silva inaugurado no arranque deste ano letivo. “São momentos simbólicos para tornar visível às novas gerações a importância de algumas figuras basilares da nossa história e cultura locais”, concluiu o diretor António Figueiredo, lançando um repto aos professores presentes para que estes deem a conhecer o patrono da escola aos alunos através desta obra.

O autor do livro, o professor Rui Gomes, apresentou a obra, onde dá a conhecer António Joaquim Ferreira da Silva enquanto cientista e profissional, mas também revelou alguns pormenores que marcaram a vida daquele que é considerado um dos maiores expoentes da ciência portuguesa. “Era uma pessoa modesta e que não gostava que as suas qualidades fossem realçadas”, exemplificou Rui Gomes.

O lançamento do livro contou também com a presença da vereadora Manuel Pinho, que congratulou o autor por este lançamento e elogiou a iniciativa do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva.

Este foi o segundo livro lançado pela Editora Opera Omnia numa parceria entre o Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva e a Câmara Municipal.

José Manuel Costa, representante daquela editora, considerou “muito importante” os alunos conhecerem quem foi o patrono que dá nomes às escolas que frequentam. “É inteligente trazer ao conhecimento público, através de um livro, quem foi Ferreira da Silva”, salientou José Manuel Costa.

Ana Catelas


 




OUTRAS
CUCUJÃES
25-7-2017»  GALA UNIU A COMUNIDADE DA GANDARINHA
19-7-2017»  BIBLIOTECA MULTIFUNCIONAL JÁ AO SERVIÇO DA POPULAÇÃO
19-7-2017»  ARRUADAS ‘DESPERTARAM’ CUCUJANENSES
17-7-2017»  GOT TALENT GANDARINHA
17-7-2017»  COLETIVIDADES UNIDAS MOSTRAM OS “BONS VALORES”
11-7-2017»  TENDÊNCIAS DO VERÃO NO DESFILE DE MODA DO NAC
26-6-2017»  CONVÍVIO DOS JOKERS BATE RECORDES
26-6-2017»  CONVÍVIO DOS JOKERS BATE RECORDES
13-6-2017»  TERCEIRO ALMOÇO-CONVÍVIO DA FAMÍLIA XARÁ REÚNE MAIS DE 230 PARENTES
13-6-2017»  JUNTA QUER RECUPERAR NOME ‘COUTO DE CUCUJÃES’



PESQUISA





REDACÃO:
Edifício Rainha, 8º Piso
3720-232 Oliveira de Azeméis


CONTACTOS:
Telf: 256 04 98 90 * Fax: 256 04 62 63
Tlm: 939628533


Horário Atendimento: 2ª a 6ª - 9:00h / 18:00h
email: geral@correiodeazemeis.pt


Todos os direitos reservados, 2017