FUNDADO EM 05 DE OUTUBRO DE 1922

DIRETOR
ANTÓNIO MAGALHÃES

SUB DIRETOR
EDUARDO COSTA


11-4-2017, S. TIAGO DE RIBA-UL
> Associação de Melhoramentos Pró Outeiro empenhada em dignificar seniores
Uma forma diferente de olhar o envelhecimento

Com várias valências de apoio à terceira idade, a Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro proporciona aos seniores experiências únicas, preservando a sua individualidade e dignificando esta etapa das suas vidas.


Filipa Gomes

Desde que entrou em ação, a nova direção da Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro tem procurado marcar pela diferença. Aqui não há rotinas nem se repetem atividades e procura-se, acima de tudo, proporcionar experiências que vão ao encontro das preferências dos seniores. “Esquecemo-nos muitas vezes que os idosos são pessoas adultas com mais idade, com uma vida cheia de experiências, amores e desamores e que cada um deles tem as suas preferências. É essa individualidade e dignidade que procuramos preservar dentro desta instituição”, explica Joana Ferreira, diretora geral da instituição. O presidente, Diamantino Nunes, alinha na mesma linha de pensamento e lembra que é necessário contrariar a forma como se olha para o envelhecimento. “Temos de mudar o paradigma, as pessoas não devem ir para um lar para morrer, mas sim para se sentirem bem e estarem em família”, reforça, salientando que a instituição tem trabalhado nesse sentido.

Exemplo vivo disso é o Clube Activida, com 27 seniores, que todos os dias introduz novas aventuras e desafios. Recentemente, 20 clientes viajaram até aos Açores, à Ilha de S. Miguel, para uma viagem inesquecível, mas a epopeia não se fica por aqui. Todos são chamados a dar opinião sobre o que gostariam de fazer e, na medida do possível, os desejos são satisfeitos. Workshops de informática, ateliers de pintura, um grupo de teatro, uma visita ao programa televisivo Preço Certo são apenas algumas das atividades que a associação tem desenvolvido, a maior parte das vezes procurando sinergias com outras instituições.


Projetos ambiciosos no horizonte

No horizonte da Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro estão dois projetos que vêm dar resposta a necessidades prementes: a Estrutura Residencial para Idosos e o Centro de Estimulação para a Demência. Entre maio e junho o lar deverá estar pronto para acolher 29 seniores, dando assim resposta a uma grande procura.

Por sua vez, o Centro de Estimulação para a Demência, financiado pelo Portugal 2020, é um equipamento único no país e que promete colmatar duas necessidades: a estimulação com tratamento não farmacológico e o descanso das famílias que lidam diariamente com esta realidade. “Será importante para percebermos até que ponto é que a intervenção farmacológica tem impacto ou não na vivência e no desenrolar da demência”, explica Joana Ferreira, que aponta a sua abertura para setembro deste ano. Graças a esforços conjuntos com várias instituições de Santiago de Riba-Ul, a Capela do Outeiro abrirá portas, depois de 40 anos, no dia 12 maio, cumprindo assim uma ambição antiga da Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro.



 




OUTRAS
S. TIAGO DE RIBA-UL
11-4-2017»  41 anos de crescimento sustentado
11-4-2017»  Setor da construção dá sinais de melhorias
11-4-2017»  Cheto com “crescimento galopante”
11-4-2017»  Trinta anos ao serviço das empresas
11-4-2017»  A fábrica mais antiga de camisas do país
11-4-2017»  “A Sociedade de Riba-Ul está mais competitiva”
11-4-2017»  “Quando ajudamos recebemos muito em troca”
11-4-2017»  Banda secular para “acarinhar e preservar”
11-4-2017»  “Antes de construir é necessário preservar o que nos foi deixado”
19-3-2017»  Alargamento de curva perigosa dentro de um mês



PESQUISA





REDACÃO:
Edifício Rainha, 8º Piso
3720-232 Oliveira de Azeméis


CONTACTOS:
Telf: 256 04 98 90 * Fax: 256 04 62 63
Tlm: 939628533


Horário Atendimento: 2ª a 6ª - 9:00h / 18:00h
email: geral@correiodeazemeis.pt


Todos os direitos reservados, 2017