FUNDADO EM 05 DE OUTUBRO DE 1922

DIRETOR
ANTÓNIO MAGALHÃES

SUB DIRETOR
EDUARDO COSTA


18-4-2017,
> Consciencialização dos profissionais de saúde
A importância da investigação

A Escola Superior de Enfermagem, através do seu Gabinete de Investigação e Desenvolvimento (GID), organizou a III Conferência Internacional de Investigação em Saúde: Promover a Saúde através da Investigação.


Carlos Costa Gomes

A terceira edição da Conferência Internacional de Investigação em Saúde: ‘Promover a Saúde através da Investigação’ teve como objetivo, com base nas edições anteriores, privilegiar a temática entre a investigação e a prática através da reunião de uma vasta gama de trabalhos sobre a investigação em saúde relacionada com a prática. Estes trabalhos chegarão de uma gama igualmente vasta de disciplinas afins, incluindo os cuidados de saúde primários, os serviços de emergência, a saúde pública, a pediatria, a saúde mental, o envelhecimento, bem como a economia, a educação, as ciências sociais e a ética, tecnologias de informação em saúde e métodos e implementação de investigação.

A prática baseada na evidência

Com um leque variado de oradores na conferência que decorreu entre os dias 05 a 07 de abril, as temáticas à volta da investigação em saúde privilegiaram a prática baseada na evidência, uma vez que esta metodologia, no âmbito da saúde, se revela cada vez mais de extrema importância para uma prática de cuidados seguros, adequados e cientificamente válidos. Foi preocupação da Comissão Organizadora colocar à discussão esta temática, tendo em conta que os “processos e procedimentos em saúde devem ser devidamente contextualizados, coerentes e rigorosos, para que sejam válidos e reconhecidos pela comunidade científica e global”.


Melhorar continuamente a investigação em saúde

O desafio, neste sentido, é a promoção de uma atitude favorável e dinamizadora dos processos que evidenciam uma melhoria contínua com base nos resultados da investigação, tornando-se assim útil ao exercício profissional, à pessoa e à família. Expor os resultados de investigação à crítica científica deve ser um objetivo em todo e qualquer estudo, porque só o é verdadeiramente quando tal se verifica.

Por isso a tónica da conferência foi a sublimar a consciencialização por parte dos profissionais de saúde para uma prática clínica baseada na evidência. Porém, é necessário alimentar continuamente este processo. A melhoria efetiva de competências pessoais, profissionais, de grupo e organizacionais englobam esta consciencialização contínua, com diversos interfaces e multidisciplinar, na medida em que só há boa ciência quando esta está ao serviço da pessoa e não apenas ao serviço de interesses económicos. Para haver boa ciência terá de haver boa ética.

De realçar a excelente organização e participação dos diversos profissionais e estudantes nesta conferência para a promoção da investigação em saúde e na prática clínica; assim como, na sessão de abertura, salientar a presença do presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Luís Barbosa, do diretor da Escola de Enfermagem, Henrique Pereira, e do presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Isidro Figueiredo, tendo estas personalidades destacado o papel fundamental e crucial que a Escola de Enfermagem tem realizado no âmbito da saúde, nomeadamente, na área da enfermagem.


 




OUTRAS
27-4-2017»  A CARTA A JOÃO ARAÚJO (ex-Azeméis FM)
26-4-2017»  Atletas medalhados em prova mundial
26-4-2017»  Futuro presidente quer o Cesarense na II Liga
26-4-2017»  Cucujães segue destacado no 3º lugar
26-4-2017»  Carlos Vieira arrecadou o ‘jackpot’ em Espinho
26-4-2017»  Relíquias de duas rodas desfilaram pelo concelho
26-4-2017»  Benfica ‘pagou a conta’ da derrota no Illiabum
26-4-2017»  Carregosense dá uma lição de humildade e de bem jogar
26-4-2017»  Juniores do Cesarense mais longe da subida
26-4-2017»  Macieirense terminou em quarto lugar



PESQUISA





REDACÃO:
Edifício Rainha, 8º Piso
3720-232 Oliveira de Azeméis


CONTACTOS:
Telf: 256 04 98 90 * Fax: 256 04 62 63
Tlm: 939628533


Horário Atendimento: 2ª a 6ª - 9:00h / 18:00h
email: geral@correiodeazemeis.pt


Todos os direitos reservados, 2017