FUNDADO EM 05 DE OUTUBRO DE 1922

DIRETOR
ANTÓNIO MAGALHÃES

SUB DIRETOR
EDUARDO COSTA


13-6-2017,
> Candidato do PSD assume-se como disponível, dedicado e aberto ao diálogo
Isidro Figueiredo avança por “amor a Oliveira de Azeméis”

Isidro Figueiredo foi apresentado, sexta-feira, como o candidato do PSD à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Sob o slogan ‘Amar Azeméis’, o candidato, natural de Loureiro, foi recebido em apoteose na sala do antigo Cinema Gemini, que se revelou pequena demais para receber tantos apoiantes do atual presidente da autarquia.


Ana Catelas

Foi o “amor por Oliveira de Azeméis” que levou Isidro Figueiredo a aceitar ser o candidato do PSD nas próximas eleições autárquicas. O candidato apresentou-se em palco confiante e seguro para anunciar as suas ideias perante uma sala repleta de apoiantes e que teve no seu exterior um ecrã que transmitiu tudo o que lá se passava para que ninguém deixasse de ouvir Isidro Figueiredo dizer que quer “continuar a trabalhar” em prol da sua terra e dos oliveirenses. Dirigentes associativos, presidentes de juntas de freguesia, autarcas, ex-presidentes da Câmara Municipal, representantes da comunidade escolar, empresários e população em geral encheram uma sala onde se acabou por destacar uma presença que, a ver pelas reações nas redes sociais e no próprio local, surpreendeu muita gente: Helena Terra. No vídeo exibido com mensagens sobre este candidato, Helena Terra, ex-deputada e ex-candidata à Câmara Municipal pelo Partido Socialista, recordou que são “amigos de infância” e reconheceu em Isidro Figueiredo várias qualidades, como a “honestidade” e o facto de conhecer o “significado da palavra democracia” (ver caixa).

Isidro Figueiredo assumiu a presidência da Câmara Municipal no último dia do ano de 2016, após renúncia ao cargo de Hermínio Loureiro. Até lá, foi o vereador da Educação ao longo dos últimos sete anos e agora destacou a pujança desta área que faz de Oliveira de Azeméis um concelho de referência. “Hoje recebemos mais 600 alunos provenientes de outros concelhos, investimos na requalificação das escolas, em novos equipamentos e em novas escolas”, recordou o candidato, que promete aos oliveirenses “honrar a palavra e o compromisso”. O candidato do PSD quer trabalhar para “continuar a fazer de Oliveira de Azeméis uma referência em várias áreas”, promete “atenção especial” aos que mais necessitam e garante manter o apoio ao associativismo. Considerando que os empresários oliveirenses são um sucesso quer a nível nacional, quer internacional, Isidro Figueiredo adianta que é objetivo criar mais atratividade quer para as empresas se fixarem no concelho, quer para atrair mais investimento para o município. “Assumo o compromisso de ser um presidente disponível, dedicado e aberto ao diálogo”, afirmou o candidato, concluindo: “Tenho orgulho de ser oliveirense”.


“O homem certo no lugar certo”

O mandatário da campanha de Isidro Figueiredo é o empresário António da Silva Rodrigues, que reconheceu no candidato a “competência para fazer mais por Oliveira de Azeméis”. Para António da Silva Rodrigues, o candidato social-democrata tem todas as qualidades de um líder: “Tem ambição e visão e ainda a capacidade para reforçar o orgulho da nossa terra”. Conforme afirmou o mandatário, esta é uma candidatura “de todos e para todos”.

Apontado, desde já, como o “próximo presidente da Câmara Municipal” por José Francisco Oliveira, este, que é o presidente da concelhia, defendeu que Isidro Figueiredo é “o homem certo no lugar certo”. Francisco Oliveira salientou que a candidatura de Isidro Figueiredo foi aprovada por unanimidade por todos os órgãos do PSD e considera a mesma “abrangente, inclusiva e humilde”. Apontando o candidato como um homem “sério, dinâmico, trabalhador e honesto”, o presidente da concelhia frisou que o PSD, uma vez mais e “tranquilamente”, renova os seus quadros autárquicos, “enquanto noutros partidos são sempre os mesmos e sempre a dizer mal de tudo”. E José Francisco Oliveira deixa já dois avisos à oposição: “O PSD parte para este desafio com a ambição de ganhar a Câmara Municipal, Assembleia de Freguesia e todas as juntas de freguesia” e também “não contam com o PSD para campanhas negras”.


CAIXA:

Quem é Isidro Figueiredo?

Natural de Loureiro, Isidro Figueiredo tem 53 anos e é licenciado em Ensino de Português e Francês pela Universidade de Aveiro e mestre em Ciências da Educação. Com uma carreira ligada ao ensino, Isidro Figueiredo desempenhou funções como professor, presidente do Conselho Executivo, diretor pedagógico e coordenador do Centro de Área Educativa do Entre Douro e Vouga, tendo responsabilidades na área da Educação em sete concelhos.

No contexto associativo, fundou o Teatro Amador de Loureiro, criou o Grupo de Cantares do Tal e o Talito e fundou o jornal ‘Noticias de Loureiro’. Isidro Figueiredo foi presidente da Assembleia de freguesia de Loureiro, presidente da concelhia do PSD, líder da bancada parlamentar do partido na Assembleia Municipal e vereador da Educação, com responsabilidades também na área do Ambiente, dos Serviços Urbanos e do associativismo.

Na área da Educação, Isidro Figueiredo desempenhou um papel crucial no atual desenho dos Agrupamentos de Escola, bem como na concretização do contrato interadministrativo de delegação de competências, em que Oliveira de Azeméis é pioneiro.

Desenvolveu um vasto programa de apoio direto às famílias. Desde a abertura das cantinas em período não letivo e da criação de condições para que se realizassem as férias desportivas, passando por um programa de atribuição de kits de material escolar e atribuição de manuais escolares a todos os alunos do primeiro ciclo. Enquanto vereador, implementou um amplo programa de renovação do parque escolar, que passou pela conclusão do Centro Escolar de Azagães (Carregosa), do Centro Escolar Ângelo Azevedo de S. Roque, do Centro Escolar António da Silva Rodrigues de Ul e pela requalificação de muitas das escolas do primeiro ciclo e pré-escolar.


CAIXA 2:

>Helena Terra esclarece:

“Somos amigos de infância”

Logo no dia seguinte à apresentação de Isidro Figueiredo como candidato à Câmara Municipal, Helena Terra, que marcou presença naquela cerimónia, viu circular nas redes sociais uma fotografia sua ao lado do candidato social-democrata. Procurando eliminar as especulações que se vinham levantando, a ex-candidata à Câmara Municipal pelo Partido Socialista também utilizou o facebook para esclarecer que esteve na apresentação a convite de Isidro Figueiredo e recordou que são “amigos de infância” e que ambos nasceram na freguesia de Loureiro, onde partilharam os órgãos sociais da Banda de Música e fizeram parte da Junta de Freguesia, embora em bancadas opostas. Embora reconhecendo que “assumimos muitas opiniões divergentes”, Helena Terra salienta que a amizade sempre tiveram “manteve-se intacta”. “Sempre soubemos distinguir aquilo que nos unia daquilo em que divergimos”. E a militante do PS recorda que há oito anos, para a apresentação da sua candidatura à Câmara Municipal, também convidou “alguns amigos que militam num partido diferente do meu, nomeadamente vários militantes do PSD. Eles honraram-me com a sua presença pela qual estou grata até hoje”.


 




OUTRAS
19-7-2017»  “OS MOTARDS SÃO UMA FAMÍLIA”
19-7-2017»  “NADA SE REALIZA SE NÃO EXISTIR AMBIÇÃO”
18-7-2017»  FESTAS GRANDES ENCHERAM A VILA
18-7-2017»  MENOS SAL NAS CANTINAS
17-7-2017»  ‘Promessómetro’: 1
17-7-2017»  NAC É CAMPEÃO DE AVEIRO EM VETERANOS
17-7-2017»  “SEMPRE HONREI A CAMISOLA D FUTSAL DE AZEMÉIS”
17-7-2017»  MACIEIRENSE NO PÓDIO DO CAMACHA 2017
17-7-2017»  BURGAYA NA OLIVEIRENSE PARA GANHAR TÍTULOS
17-7-2017»  OLIVEIRENSE APRESENTA-SE COM UMA VITÓRIA



PESQUISA





REDACÃO:
Edifício Rainha, 8º Piso
3720-232 Oliveira de Azeméis


CONTACTOS:
Telf: 256 04 98 90 * Fax: 256 04 62 63
Tlm: 939628533


Horário Atendimento: 2ª a 6ª - 9:00h / 18:00h
email: geral@correiodeazemeis.pt


Todos os direitos reservados, 2017