FUNDADO EM 05 DE OUTUBRO DE 1922





DIRETR
EDUARDO COSTA


13-6-2017, UL
Ul> EB Com. António da Silva Rodrigues abriu portas no seu segundo ano a funcionar
NOVA ESCOLA EM UL COM VAGAS PARA O 1º CICLO

A Francisca, acompanhada pelo seu pai, visitou a Escola Básica Comendador António da Silva Rodrigues, em Ul, no passado sábado. A pequena vai entrar para o primeiro ano em setembro e já se inteirou da escola que vai frequentar e das suas condições.


Ana Catelas

Chegou pelo seu próprio pé à escola, mas pouco depois já estava a pedir colo ao pai. Tímida, a Francisca estava num ‘mundo novo’ para si, rodeada de pessoas com quem (ainda) não tem afinidade, mas a partir de setembro aquele será o seu ‘mundo’, já que vai mudar-se para a Escola Básica Comendador António da Silva Rodrigues, em Ul, onde vai iniciar-se no primeiro ano letivo. Acompanhada pela Matilde, aluna daquele estabelecimento de ensino, que está no seu segundo ano de funcionamento, e por algumas professoras e elementos da Associação de Pais, a Francisca visitou a sala que vai frequentar, as casas de banho, a cantina, a biblioteca e as duas salas do pré-escolar, espaços grandes e onde sobressai a muita luz natural. A Francisca conheceu também o parque infantil onde vai poder correr e brincar e onde existe uma quinta biológica e diversos equipamentos para as crianças conviverem e se divertirem durante os intervalos. Marco Silva, o pai da Francisca, após a visita guiada que o Correio de Azeméis também acompanhou, considerou que esta é uma “ótima escola” para a filha frequentar, tendo em conta também que é próxima da residência e do emprego dos pais. “Tem infraestruturas muito boas. Nada que se compare com o antigamente. Tem espaços amplos e com muita luz natural”, constatou o progenitor, revelando que foi a Francisca que pediu para conhecer a sua próxima escola.

A Francisca, que vai fazer seis anos em setembro e vive em Ul, foi uma das várias crianças a visitar a EB Com. António da Silva Rodrigues, no passado sábado, em que as portas daquele estabelecimento de ensino foram abertas à população ao longo de todo o dia. Organizado pela Associação de Pais, em parceria com a Coordenação da Escola, esta iniciativa teve por objetivo dar a conhecer a escola e acabar com a ideia de que esta é uma escola privada. “Esta escola não tem a visibilidade que devia ter”, referiu a presidente da Associação de Pais, Graça Cunha, adiantando que o estabelecimento de ensino, com Pré-Escolar e 1º Ciclo, tem capacidade para 150 alunos e, este ano, teve apenas 110. “Queremos que venham mais meninos para o 1º Ciclo”, afirmou Graça Cunha, adiantando que há projetos na calha que vão fazer desta uma “escola de referência”. Como exemplo aponta o facto das refeições poderem passar a ser confecionadas na cantina da escola pela AFUL, já que esta Associação da Freguesia de Ul está a tentar um acordo com a Câmara Municipal, conforme adiantou aquela responsável.

Além da Francisca, também o pequeno Pedro visitou a escola neste Dia Aberto. Mais espevitado, o Pedro revelou muita curiosidade naquilo que viu e centrou atenções nos bichinhos da seda que já se estavam a transformar em borboletas e também no porquinho-da-índia, que estão nas salas do pré-escolar. O Pedro frequenta o 2º ano numa escola da cidade, mas o seu desejo é mudar-se para a escola que fica mesmo em frente à sua casa. “Na altura não conseguimos vaga aqui, mas estamos a equacionar a sua mudança para esta escola”, revelou o seu pai, Vítor Queirós. “Gosto muito do parque, das salas de aulas e das casas de banho, que são muito limpas”, revelou o Pedro.


 




OUTRAS
UL
5-9-2017»  FESTIVAL DE FOLCLORE RECRIA COSTUMES ANTIGOS
1-8-2017»  PARTILHA DE TRADIÇÕES E COSTUMES JUNTOU CENTENAS
17-7-2017»  NOITE DE FADOS ENCANTOU UL
11-7-2017»  FINALISTAS TERMINARAM O ANO NAS NUVENS
26-6-2017»  AS PADEIRINHAS MOSTRAM OS TRABALHOS DA ESCOLA
19-4-2017»  Realizou-se, no dia 08 de abril, nas instalações do Grupo Folclórico ‘As Padeirinhas de Ul’, o terceiro Torneio de Sueca.
19-4-2017»  Escola de Artesanato ensina há um ano
6-1-2017»  Assalto ‘rendeu’ mais de 10 milhões
4-1-2017»  Grupo suspeito de assalto na casa de António Rodrigues foi detido
3-1-2017»  Assalto à mansão do comendador António Rodrigues ‘rendeu’ mais de 10 milhões



PESQUISA




Estatuto Editorial O Correio de Azeméis, no cumprimento duma obrigação legal, renova o conteúdo do seu Estatuto Editorial, na mesma linha que orientou as décadas que leva de publicação ininterrupta, de colocar os verdadeiros interesses do con­celho de Oliveira de Azeméis como sua prioridade inquestionável, não se misturando com os interesses de grupos, nomeadamente políticos. O Correio de Azeméis renova o com­promisso de respeitar os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou detur­pando a informação.




REDACÃO:
Edifício Rainha, 8º Piso
3720-232 Oliveira de Azeméis


CONTACTOS:
Telf: 256 04 98 90 * Fax: 256 04 62 63
Tlm: 939628533


Horário Atendimento: 2ª a 6ª - 9:00h / 18:00h
email: geral@correiodeazemeis.pt


Todos os direitos reservados, 2017