FUNDADO EM 05 DE OUTUBRO DE 1922





DIRETR
EDUARDO COSTA


20-6-2017, S. ROQUE
S. Roque> Lançamento de selo postal e carimbo marcaram a cerimónia
HOMENAGEM DA ESCOLA EMOCIONA ÂNGELO AZEVEDO

A EB 2,3 Comendador Ângelo Azevedo, em S. Roque, encerrou as comemorações do seu 15º aniversário com uma emocionante homenagem ao seu patrono. O lançamento de um selo postal e de um carimbo comemorativo também assinalaram a efeméride.


Ana Catelas

Ângelo Azevedo não conteve as lágrimas ao ouvir o hino da escola à qual deu o seu nome no ano de 2005. A expressão ‘Ângelo Azevedo é comendador; Homem nobre de Portugal’ emocionou o patrono, que tinha a sua neta mais nova no grupo de crianças que entoaram o cântico no início da cerimónia que encerrou as comemorações do 15º aniversário da escola de S. Roque. Acompanhado pela esposa e por dois dos seus três filhos, Ângelo Azevedo, que foi presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis entre 1993 e 2001, escutou palavras de reconhecimento e agradecimento pela obra deixada um pouco por todo o concelho.

António Figueiredo, diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, onde está inserida esta escola, considerou esta uma homenagem de “gratidão ao patrono, que se dedicou inteiramente à vida pública, à educação, à juventude, à cultura e ao desporto no município”.

Na conferência, ‘Ângelo Azevedo, homem personalista e humanista’, Carlos Costa Gomes apresentou o currículo do homenageado, no qual revelou as inúmeras benfeitorias por si deixadas, bem como os cargos públicos que ocupou. “É um homem do povo, porque no meio do povo nasceu, cresceu e se fez homem. Não há melhor sabedoria que a sabedoria do povo. E esta também foi a sua instrução”, afirmou Costa Gomes, considerando estar diante de uma “personalidade marcante” da sociedade oliveirense. Para o orador, o comendador “cultivou um modo novo de fazer política” e distinguiu-se pela sua “capacidade de comunicação, simpatia e diplomacia”.

Considerando ser “difícil” falar da vida de Ângelo Azevedo e uma “honra” participar desta homenagem, Isidro Figueiredo confessou que se revê “naquilo que foi e é a obra notável e o exemplo de vida” do patrono da escola são-roquense. “O primeiro ato, depois de eu tomar posse como presidente da Câmara, foi ir a casa de Ângelo Azevedo e dizer-lhe que tinha muita honra de ocupar este cargo e que esperava não o dececionar”, revelou Isidro Figueiredo, que vê em Ângelo Azevedo um homem de “convicções fortes” e capaz de “estabelecer consensos”. “É um homem a quem Oliveira de Azeméis deve muito. Com toda a justiça e mérito, esta escola honra o seu patrono”, afirmou o autarca.


Obras realizadas em todas as áreas

Ângelo Azevedo nasceu em Cesar no ano de 1936. Assim que concluiu a quarta classe do ensino primário entrou no mundo do trabalho, na condição de operário fabril na Oliva. Apresentando raras qualidades de dinamismo, rapidamente ocupou um lugar relevante na União Industrial de Cesar, assumindo depois a gestão da área comercial. Mais tarde fundou a sua própria indústria – a Celar. Com menos de 30 anos, assumiu a presidência do FC Cesarense e aos 31 anos foi eleito presidente da Junta de Freguesia de Cesar. A sua dinâmica neste cargo político no espaço de três anos fez com que Ângelo Azevedo fosse chamado à vice-presidência da Câmara Municipal. Durante dez anos foi presidente da Assembleia Municipal. Entre 1993 e 2001 desempenhou o cargo de presidente da Câmara Municipal e foram muitas as obras relevantes realizadas no setor da educação, da cultura, da juventude e do desporto.

Foi agraciado com a Ordem de Mérito e o título de Comendador em 2003. Dois anos depois foi inaugurada a 3ª fase do troço da Via do Nordeste, a qual recebe o nome de Avenida Comendador Ângelo Azevedo, uma homenagem do município e da sua terra natal. Em 2005 dá o seu nome à EB 2,3 de S. Roque.


 




OUTRAS
S. ROQUE
9-10-2017»  Dedicação de “cuidador e tratador de jardins” de Bustelo reconhecida
5-9-2017»  “QUEREMOS MELHOR QUALIDADE DE VIDA PARA OS SANROQUENSES”
5-9-2017»  AMARO SIMÕES QUER CONTINUAR A SERVIR S. ROQUE
5-9-2017»  BATATAS COM FORMATO ENGRAÇADO SURPREENDEM
11-7-2017»  PROFESSOR DOOU O SEU ESPÓLIO LITERÁRIO À ASSOSIAÇÃO ‘A CHAMA’
11-7-2017»  “DESORÇAMENTAÇÃO DA ZONA INDUSTRIAL É UM CRIME”
26-6-2017»  TEU SPOT: eu Spot: “O CÉU É O LIMITE”
13-6-2017»  UTENTE DE LAR SOZINHA NO POSTO MÉDICO INDIGNOU
6-6-2017»  JUNTA DE FREGUESIA REQUALIFICA ESPAÇO CENTRAL DE S. ROQUE
9-5-2017»  PENA SUSPENSA PARA MÉDICO



PESQUISA




Estatuto Editorial O Correio de Azeméis, no cumprimento duma obrigação legal, renova o conteúdo do seu Estatuto Editorial, na mesma linha que orientou as décadas que leva de publicação ininterrupta, de colocar os verdadeiros interesses do con­celho de Oliveira de Azeméis como sua prioridade inquestionável, não se misturando com os interesses de grupos, nomeadamente políticos. O Correio de Azeméis renova o com­promisso de respeitar os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou detur­pando a informação.




REDACÃO:
Edifício Rainha, 8º Piso
3720-232 Oliveira de Azeméis


CONTACTOS:
Telf: 256 04 98 90 * Fax: 256 04 62 63
Tlm: 939628533


Horário Atendimento: 2ª a 6ª - 9:00h / 18:00h
email: geral@correiodeazemeis.pt


Todos os direitos reservados, 2017