FUNDADO EM 05 DE OUTUBRO DE 1922





DIRETR
EDUARDO COSTA


9-8-2017,
> A caminhar, a correr ou de bicicleta foram centenas os que participaram nas atividades
MANHÃ DESPORTIVA DEU O ‘PONTAPÉ DE SAÍDA’ DAS FESTAS

A manhã de domingo foi dedicada às atividades desportivas, reunindo centenas de atletas no Parque de La Salette para participar na caminhada, no cicloturismo e no Grande Prémio de Atletismo. Estava dado o arranque das Festas de La Salette 2017.


Ana Catelas

A manhã desportiva no Parque, no passado domingo, deu o arranque para mais uma edição das Festas de La Salette. Foram muitos os que aderiram às atividades desportivas integradas no programa elaborado pela Comissão de Festas. A caminhada reuniu o maior número de participantes dos últimos anos; a corrida contou com cerca de três centenas de atletas, o que é ‘obra’ para uma manhã de muito calor; e o cicloturismo tem vindo a crescer a cada ano que passa.


Caminhada com grande número de participantes

Logo bem cedo, começaram a chegar os participantes para a denominada ‘Caminhada por Terras de La Salette’ que, este ano, registou o maior número de participantes dos últimos anos. Esta caminhada, que, além da vertente desportiva e cultural promove também a amizade, o gosto e o respeito pela natureza, pelo património e pelas tradições, reuniu cerca de 150 caminhantes que percorreram um trajeto de dez quilómetros com um grau de dificuldade médio. A comitiva, que integrou alguns candidatos à Câmara Municipal e às juntas de freguesia nas próximas eleições autárquicas, saiu da Capela de La Salette em direção ao Parque do Cercal, em Santiago de Riba-Ul, regressando pelo centro da cidade novamente ao ponto de partida.

Este evento, integrado no programa das Festas de La Salette e com organização da Associação Cultural e Recreativa de Vilar (ACREV), contemplou também um almoço convívio, fazendo recordar os almoços e merendas que se realizavam no Parque de La Salette durante a primavera e o verão, mas sobretudo no domingo e segunda-feira das Festas de La Salette. No almoço marcaram presença cerca de uma centena de pessoas.


Atletismo reuniu 270 participantes

O Grande Prémio de Atletismo, organizado pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Grupo Juvenil do Pinheiro da Bemposta e Comissão de Festas de la Salette, é igualmente uma referência do cartaz das Festas de La Salette e no passado domingo contou com a participação de cerca de 270 participantes desde benjamins até veteranos. A prova principal deste Grande Prémio, no escalão de juniores, seniores e veteranos masculino e feminino, contou com 114 atletas, de um total de 150 inscritos, que percorreram oito quilómetros, divididos em duas voltas até à rotunda de Bustelo.

No escalão sénior masculino, José Costa, do Atlético da Póvoa do Varzim, foi o mais rápido a cortar a meta (00:27:32), seguido de Luís Silva, do Clube de Atletismo de Ovar (00:27:45), e de Nuno Oliveira, do Clube de Campismo de São João da Madeira (00:28:12). Já no setor feminino, Joana Nunes, do Recreio Desportivo de Águeda, foi a primeira a concluir a prova (00:30:47), seguida de Ana Lopes (00:31:12) e Clarisse Cruz (00:31:47), ambas atletas individuais.

Já no escalão de veteranos, o primeiro lugar foi ocupado por António Fernandes, do ACR Vale de Cambra (00:27:32), seguido de Manuel Ferreira, do Grupo Desportivo e Cultural de Guilhovai (00:28:31) e de Norberto Silva, do Núcleo de Atletismo de Cucujães (00:28:42), que fechou o pódio. Vanda Ribeiro, do GRECAS Vagos, foi a veterana mais rápida a percorrer os oito quilómetros, seguida de Regina Gilvaz (00:34:59) e de Carla Araújo (00:36:46), ambas do Núcleo de Atletismo de Cucujães.


Cicloturistas pedalaram pelo concelho

Embora também integrada no programa das Festas de La Salette, a 29ª edição do Encontro Nacional de Cicloturismo ‘Terras de La Salette’ arrancou da zona desportiva, junto às piscinas municipais, e juntou mais de meia centena de ciclistas, muitos do concelho oliveirense e outros que chegaram desde Rio Meão, Paços de Brandão, Lourosa, Cortegaça e Gaia. Os participantes pedalaram por várias freguesias do concelho, num total de 55 quilómetros, e no final percorreram o Parque de La Salette até chegarem à estalagem S. Miguel, onde tinham à sua espera um lanche para degustarem antes de se dirigirem novamente ao ponto de partida para tomarem banho. Daqui, a comitiva viajou até à sede do Grupo Folclórico ‘As Padeirinhas de Ul’ para terminarem este convívio à mesa.

Organizado pela Associação de Cicloturismo do Centro, este evento teve o apoio da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, da Comissão de Festas de La Salette e ainda do Moto Clube ‘Os Últimos’.



 




OUTRAS
23-10-2017»  Macieirense assume a liderança
23-10-2017»  Oliveirense facilitou e sofreu a acabar
23-10-2017»  Oliveirense continua invencível
23-10-2017»  Cesarense goleou e mantém-se no topo
23-10-2017»  Cucujães cai na Taça de Aveiro
23-10-2017»  Pai acusa funcionária de agredir criança na escola
22-10-2017»  Alunas da Ferreira de Castro visitam campo de refugiados
22-10-2017»  Alunos encantados com a cidade que nunca dorme
22-10-2017»  Bombeiros melhor preparados para os fogos com novas fardas
20-10-2017»  UFOA oferece lettering à cidade



PESQUISA




Estatuto Editorial O Correio de Azeméis, no cumprimento duma obrigação legal, renova o conteúdo do seu Estatuto Editorial, na mesma linha que orientou as décadas que leva de publicação ininterrupta, de colocar os verdadeiros interesses do con­celho de Oliveira de Azeméis como sua prioridade inquestionável, não se misturando com os interesses de grupos, nomeadamente políticos. O Correio de Azeméis renova o com­promisso de respeitar os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou detur­pando a informação.




REDACÃO:
Edifício Rainha, 8º Piso
3720-232 Oliveira de Azeméis


CONTACTOS:
Telf: 256 04 98 90 * Fax: 256 04 62 63
Tlm: 939628533


Horário Atendimento: 2ª a 6ª - 9:00h / 18:00h
email: geral@correiodeazemeis.pt


Todos os direitos reservados, 2017