FUNDADO EM 05 DE OUTUBRO DE 1922





DIRETR
EDUARDO COSTA


12-9-2017,
Ul> Parque Temático Molinológico esteve festa nos dias 09 e 10 de setembro
NEM O PRIMEIRO-MINISTRO FALTOU AO 'HÁ FESTA NA ALDEIA'

A freguesia de Ul recebeu novamente dois dias de festa no Parque Temático Molinológico, com gastronomia, artesanato, música popular e visitas aos moinhos. Este ano, o evento contou com uma presença especial.


Ana Filipa Pereira

O primeiro-ministro e secretário-geral do Partido Socialista, António Costa, visitou Oliveira de Azeméis no passado domingo, marcando presença num dos eventos mais relevantes do concelho – o ‘Há Festa na Aldeia’.

A poucas semanas das eleições autárquicas, António Costa deslocou-se a Oliveira de Azeméis para demonstrar o seu apoio ao candidato socialista à presidência da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge. “Vim manifestar o apoio inequívoco do Partido Socialista e à candidatura do Joaquim Jorge porque acreditamos plenamente na sua competência para devolver a esperança a Oliveira de Azeméis e terminar com décadas de estagnação”, afirmou o líder do Governo. “Um concelho com a dinâmica empresarial e associativa como a que encontramos neste evento merece ter uma nova dinâmica nos órgãos autárquicos e estamos confiantes que isso vai suceder a partir do dia 01 de outubro”, referiu.


“Quinta edição foi um sucesso está cada vez melhor”

Promovido pela ATA – Associação de Turismo de Aldeia, em parceria com as Associações de Desenvolvimento Local, o projeto ‘Há Festa na Aldeia’ atraiu centenas de visitantes ao Parque Temático Molinológico para vivenciarem as experiência do povoado de Ul.

A quinta edição do ‘Há Festa na Aldeia’ foi “um enorme sucesso e está cada vez melhor”, considerou Hugo Pereira, coordenador executivo da direção do Parque, durante a sessão de encerramento, agradecendo o envolvimento de todas as pessoas da freguesia e das associações. “É um projeto que mudou a mentalidade das pessoas, para deixarmos de pensar só em nós e começarmos a pensar em conjunto”, referiu Hugo Pereira, aproveitando a ocasião para revelar que a organização está a ponderar antecipar a data da sexta edição.  

Teresa Pouzada, diretora executiva da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM) e presidente da Associação de Turismo da Aldeia, prometeu: “Vamos já começar a trabalhar com as associações para que em 2018 o ‘Há Festa na Aldeia’ seja ainda melhor”.

O presidente da Câmara Municipal, Isidro Figueiredo, sublinhou que esta iniciativa engrandece o município e também a freguesia de Ul. “Agradeço a todos os que fizeram disto possível e um muito obrigada a todo o público que esteve aqui presente”.

António Grifo, membro da direção da entidade organizadora, destacou a preservação do espaço e também a presença do primeiro-ministro. “Um muito obrigado por preservarem um espaço digno de Oliveira de Azeméis. Este ano contámos com a presença do primeiro-ministro e espero que a visita seja um bom agoiro e que o Governo comece a olhar para estes eventos feitos pelas associações”, disse.

Parque encheu-se de festa

Nesta quinta edição foram várias as atividades propostas pelos núcleos de moinhos (Ul, Travanca, Loureiro e Azevinheira) do Parque Temático Molinológico, entre passeios de motorizadas antigas, caminhadas, yoga no jardim, passeios a cavalo, jogos tradicionais e radicais, teatros e exposições fotográficas.

A divulgação da gastronomia local também foi uma aposta, com o pão de Ul a ser uma das iguarias mais procuradas. Para acompanhar o pão havia várias opções, entre caldo-verde e sopa à lavrador ou os pratos típicos de arroz de feijão com rojões, fêvereas ou pataniscas de bacalhau.

Ao longo dos dois dias, na parte musical, a festa contou com várias atuações, como os Kopinxas ‘Leo, Belita & Filhos Magic’, Kumpania Algazarra, PedeXumbo e o coro da Aldeia de Ul. Pelo evento passaram ainda algumas bandas musicais e ranchos folclóricos do concelho.



 




OUTRAS
18-9-2017»  PASSEIO A FÁTIMA REUNIU 600 SENIORES
18-9-2017»  ALUNOS DE BIOLOGIA E GEOLOGIA CONHECERAM A ISLÂNDIA
18-9-2017»  CÂMARA APOIA ASSOCIAÇÕES COM MEIO MILHÃO DE EUROS
18-9-2017»  MILHARES CELEBRARAM A PAZ, A ARTE E A CULTURA
18-9-2017»  Open Azeméis é o ITF Future mais importante do país
18-9-2017»  CDC apresentou equipa para a época de estreia no futsal
18-9-2017»  Cesarense volta a vencer
18-9-2017»  Macieirense entra a perder no campeonato
18-9-2017»  Cesarense vence e espreita a liderança
17-9-2017»  "SALVARAM A VIDA DO MEU PAI"



PESQUISA




Estatuto Editorial O Correio de Azeméis, no cumprimento duma obrigação legal, renova o conteúdo do seu Estatuto Editorial, na mesma linha que orientou as décadas que leva de publicação ininterrupta, de colocar os verdadeiros interesses do con­celho de Oliveira de Azeméis como sua prioridade inquestionável, não se misturando com os interesses de grupos, nomeadamente políticos. O Correio de Azeméis renova o com­promisso de respeitar os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou detur­pando a informação.




REDACÃO:
Edifício Rainha, 8º Piso
3720-232 Oliveira de Azeméis


CONTACTOS:
Telf: 256 04 98 90 * Fax: 256 04 62 63
Tlm: 939628533


Horário Atendimento: 2ª a 6ª - 9:00h / 18:00h
email: geral@correiodeazemeis.pt


Todos os direitos reservados, 2017