FUNDADO EM 05 DE OUTUBRO DE 1922





DIRETR
EDUARDO COSTA


12-9-2017,
> Cadela da Pró-Outeiro entre os que passaram nos testes
CÃES QUE CUIDAM E PROTEGEM

Após vários meses de formação, onze duplas receberam, na Quinta do Côvo, os certificados que lhes permitirão desenvolver atividades ou terapias assistidas por animais.


Diana Cohen

O momento foi de algum nervosismo. Apesar de um longo período de treinos, havia receio de que algo falhasse, mas todos demonstraram estar à altura nos exames. Onze Duplas de Intervenções Assistidas por Animais receberam, no passado sábado, na Quinta do Côvo, da associação Ânimas - Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais, certificados que atestam a sua capacidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

“Estamos muito orgulhosos, a família da Ânimas cresceu”, afirmou a presidente desta instituição que, para além de promover programas de intervenções assistidas por animais, cede, de forma gratuita, cães de serviço e para surdos e realiza ações de formação e trabalhos de investigação científica.

No momento em que anunciou que todas as duplas passaram nos testes, Liliane de Sousa notou que os cães treinados “evoluíram muito” desde o início do curso, em abril deste ano, lembrando, contudo, que este se trata de um trabalho contínuo. “Os cães estão melhores, o que não significa que não continuem a trabalhar com eles”, apelou.

A ação de formação decorreu aos fins de semana na Quinta do Côvo, onde foram entregues os certificados, tendo parte dela sido desenvolvida na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Sabrosa e no Lar Residencial da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis.

Para os formandos, os resultados não poderiam ter sido mais satisfatórios. Márcia Silva, gerontóloga na Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro, em Santiago de Riba-Ul, viu nesta formação uma oportunidade não só para treinar a cadela da instituição, a jovem Violeta, de raça Labrador, mas também de garantir a sua certificação. “Ela está muito mais calma, interage com os idosos e faz as habilidades de que eles tanto gostam”, descreveu Márcia, explicando que a cadela está agora apta a participar em projetos que a instituição quer pôr em prática, um deles, visando o bem estar dos seniores que estão nas suas casas.

Também o Elvis Presley, um cão de sete anos de raça Golden Retrivier, beneficiou com os novos ensinamentos, mas Fátima Silva, psicóloga na área da gerontologia no Centro Social de Oiã, Oliveira do Bairro, considera que foi ela própria quem mais aprendeu. “Agora sinto que há um maior cuidado em olhar para os sinais de stress do cão. É esse o significado da dupla, conseguirmos olhar para ele e perceber se há empatia, tentar melhorar a relação, para dar mais qualidade àqueles que estão connosco”, disse ao Correio de Azeméis.

A Ânimas, constituída por uma equipa que, em regime de voluntariado, trabalha no sentido de proporcionar aos indivíduos com deficiência um recurso habilitador que aumente o seu nível de independência e de autoestima, é uma entidade certificada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação e a única acreditada pela Assistance Dogs Europe.


 




OUTRAS
11-12-2017»  Oliveirense não segurou a vantagem
11-12-2017»  Azagães com plano de atividades e orçamento aprovados
11-12-2017»  Boavista mais eficaz em Cesar
11-12-2017»  Oliveirense mais forte no Cenap
11-12-2017»  Correia & Novo tem nova morada que promete voos mais altos
11-12-2017»  Loureiro entregou taça de campeões no jantar de natal
11-12-2017»  Torneio de Xadrez juntou 44 atletas
11-12-2017»  Caminhada de Natal em Cucujães
11-12-2017»  Azagães com plano de atividades e orçamento aprovados
11-12-2017»  Columbófilos veem pombos a morrer e época em risco



PESQUISA




Estatuto Editorial O Correio de Azeméis, no cumprimento duma obrigação legal, renova o conteúdo do seu Estatuto Editorial, na mesma linha que orientou as décadas que leva de publicação ininterrupta, de colocar os verdadeiros interesses do con­celho de Oliveira de Azeméis como sua prioridade inquestionável, não se misturando com os interesses de grupos, nomeadamente políticos. O Correio de Azeméis renova o com­promisso de respeitar os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou detur­pando a informação.




REDACÃO:
Edifício Rainha, 8º Piso
3720-232 Oliveira de Azeméis


CONTACTOS:
Telf: 256 04 98 90 * Fax: 256 04 62 63
Tlm: 939628533


Horário Atendimento: 2ª a 6ª - 9:00h / 18:00h
email: geral@correiodeazemeis.pt


Todos os direitos reservados, 2017