FUNDADO EM 05 DE OUTUBRO DE 1922





DIRETOR
EDUARDO COSTA


22-10-2017,
> Visita de estudo a Nova Iorque enriqueceu alunos da Soares Basto
Alunos encantados com a cidade que nunca dorme

Programa delineado revelou-se bastante rico em termos culturais e proporcionou aos alunos momentos propícios à realização de aprendizagens significativas em contexto informal, realça o Agrupamento de Escolas Soares Basto.


Os alunos do 9.º F e 9.º G do Agrupamento de Escolas Soares Basto visitaram, recentemente, Nova Iorque, no âmbito do projeto ‘English Plus’, que desenvolveram ao longo de três anos.

A visita decorreu de acordo com o programa elaborado. O grupo de 47 alunos, acompanhados por seis professoras e cinco encarregados de educação, teve oportunidade de visitar marcos históricos, culturais, arquitetónicos, económicos e políticos da cidade e de assistir a um espetáculo da Broadway. Teve, igualmente, o ensejo de visitar Philadelphia, cidade histórica e proeminente por ter sido o local (o Independence Hall) onde foi feita a Declaração de Independência dos Estados Unidos e assinada a Constituição. Também ocorreu uma visita à histórica Universidade de Princeton, uma das mais seletivas e prestigiadas dos Estados Unidos, ao Memorial e Museu do 11 de Setembro, ao ‘Metropolitan Museum of Art’, à ‘Brooklyn Bridge’, aos bairros de ‘Chinatown’ e ‘Little Italy’, ou ao Empire State Building.  Para além destas visitas, o grupo realizou um cruzeiro que lhe permitiu observar de muito perto a ‘Statue of Liberty’.

O projeto, bem como a organização desta visita, da responsabilidade das professoras Ângela Limas e Ana Isabel Gomes, exigiu grande empenho e esforço de todos os envolvidos e contou com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos e da Universidade de Aveiro.

O Agrupamento realça “a forma como a escola foi recebida pela escola anfitriã, o Clube Português de Long Branch, e pela escola e comunidade portuguesa local, cujo apoio foi verdadeiramente extraordinário”, considerando que o contacto permanente entre os alunos da Soares Basto e os luso-descendentes foi “bastante saudável e proveitoso, proporcionando um intercâmbio linguístico e cultural”.

Agradece ainda “toda a colaboração e apoio a todas as instituições e /ou particulares que, gentilmente, ajudaram a tornar a iniciativa possível”, entre elas, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, a União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl, e a direção da Escola Básica e Secundária Soares Basto.

O ‘English Plus’, projeto de ensino bilingue, consiste no desenvolvimento da competência multilinguística e multicultural dos alunos, numa perspetiva de preparação para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e global. Neste sentido, as turmas tiveram, ao longo dos três anos do 3.º Ciclo do Ensino Básico, aulas de Ciências Naturais lecionadas em Língua Inglesa.


 




OUTRAS
19-2-2018»  “Os guerreiros do Ossela vão dar muitas alegrias”
19-2-2018»  Depois do Europeu, os olhos estão postos no Mundial
19-2-2018»  Bi-campeão mundial vai estar à conversa em Azeméis
19-2-2018»  Oliveirense arranca com uma derrota
19-2-2018»  Empate amargo para o Cucujães
19-2-2018»  Cesarense deixou escapar três pontos
19-2-2018»  Ganhou a melhor equipa
19-2-2018»  Torneio recordou benemérito
19-2-2018»  Atleta oliveirense vai ao Mundial
19-2-2018»  Renato Silva distinguido pela Federação na Gala dos Campeões



PESQUISA




Estatuto Editorial O Correio de Azeméis, no cumprimento duma obrigação legal, renova o conteúdo do seu Estatuto Editorial, na mesma linha que orientou as décadas que leva de publicação ininterrupta, de colocar os verdadeiros interesses do con­celho de Oliveira de Azeméis como sua prioridade inquestionável, não se misturando com os interesses de grupos, nomeadamente políticos. O Correio de Azeméis renova o com­promisso de respeitar os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou detur­pando a informação.




REDACÃO:
Edifício Rainha, 8º Piso
3720-232 Oliveira de Azeméis


CONTACTOS:
Telf: 256 04 98 90 * Fax: 256 04 62 63
Tlm: 939628533


Horário Atendimento: 2ª a 6ª - 9:00h / 18:00h
email: geral@correiodeazemeis.pt


Todos os direitos reservados, 2018