FUNDADO EM 05 DE OUTUBRO DE 1922





DIRETR
EDUARDO COSTA


20-11-2017,
> Crianças do 1º e 2º anos aprendem a modalidade
Oliveirense leva o hóquei às escolas

Captar mais atletas jovens para a patinagem, mas sobretudo proporcionar a prática do exercício físico às crianças são os principais objetivos do projeto que está a ser aplicado pela secção de hóquei em patins da Oliveirense nas escolas primárias do Agrupamento Soares Basto.


Ana Catelas

O protocolo foi assinado entre o presidente da secção de hóquei em patins, António Valente, e a diretora do Agrupamento de Escolas Sares Basto, Maria José Cálix, a meados do mês de outubro e pretende implementar o hóquei em patins nas cinco escolas básicas daquele agrupamento, proporcionando, ao mesmo tempo, a prática de exercício físico às crianças do primeiro e segundo anos. O projeto, intitulado ‘Azeméis a rolar’ e que decorrerá até final do ano letivo, vai permitir o contacto a cerca de 150 crianças com esta modalidade histórica para o concelho de Oliveira de Azeméis e com os atletas que, recentemente, conquistaram a Taça Continental para a nossa cidade.
“Tem sido muito gratificante aproximar o hóquei em patins à comunidade. O objetivo é que as crianças tenham contacto com a bola e sintam que o hóquei em patins é uma modalidade para todos”, afirmou Luís Parente, coordenador do projeto, durante a sua implementação na Escola Básica Comendador António da Silva Rodrigues, em Ul. Aquele responsável explicou que “pretendemos mostrar a modalidade, sensibilizar para a prática desportiva, que é uma das lacunas na educação deste país neste momento, proporcionar um momento de prática desportiva e se tiverem interesse que ingressem no hóquei”.
A iniciativa é, neste ano letivo, destinada às crianças do 1º e 2º ciclos das cinco escolas básicas do Agrupamento de Escolas Soares Basto, mas, conforme adiantou Luís Parente, o projeto pode vir a ser alargado, no futuro, aos 3º e 4º anos e às restantes escolas do concelho. Aquele responsável, que dá as orientações técnicas aos dois jogadores da equipa sénior que o acompanham em cada escola, reconheceu que o número de praticantes na patinagem na Oliveirense tem vindo a aumentar. “Tínhamos, em média, 20 crianças na patinagem e neste momento temos cerca de 30”, destacou Luís Parente, ao fim de um mês de existência do ‘Azeméis a rolar’.
Nesta primeira sessão, as crianças tiveram, na sua maioria, o primeiro contacto com a modalidade, a forma se pega no stick, o controlo e domínio de bola e os remates e na sessão seguinte, que na escola de Ul deverá decorrer apenas no mês de janeiro, já deverão calçar os patins. Contdo, defende Luís Parente, “a prioridade é que os meninos brinquem”.
“Só conseguimos amentar o número de participantes se tivermos este tipo de práticas. O desporto não pode ser só alto rendimento, tem de ser também práticas socias e bem-estar e é isso que estamos a tentar implementar na cidade”, defendeu Luís Parente, adiantando que, no final do ano letivo, gostaria de ver cerca de 40 a 45 crianças na patinagem da Oliveirense. “Já seria um número muito bom”, concluiu.
Os dois guarda-redes da Oliveirense, Xavi Puigbi e Domingos Pinho, são os dois jogadores que vão acompanhar Luís Parente e as crianças da Escola de Ul até final do ano letivo. “A experiência tem sido muito boa. É muito positivo integrar a prática do hóquei em patins nas crianças desde esta idade”, afirmou Xavi Puigbi. Já Domingos Pinho ressalvou o facto de haver interesse em incutir o gosto pelo desporto e pela modalidade do hóquei em patins nas escolas do concelho. “Isso é muito importante tanto para nós como para as crianças”, defendeu Domingos Pinho.


 




OUTRAS
11-12-2017»  Oliveirense não segurou a vantagem
11-12-2017»  Azagães com plano de atividades e orçamento aprovados
11-12-2017»  Boavista mais eficaz em Cesar
11-12-2017»  Oliveirense mais forte no Cenap
11-12-2017»  Correia & Novo tem nova morada que promete voos mais altos
11-12-2017»  Loureiro entregou taça de campeões no jantar de natal
11-12-2017»  Torneio de Xadrez juntou 44 atletas
11-12-2017»  Caminhada de Natal em Cucujães
11-12-2017»  Azagães com plano de atividades e orçamento aprovados
11-12-2017»  Columbófilos veem pombos a morrer e época em risco



PESQUISA




Estatuto Editorial O Correio de Azeméis, no cumprimento duma obrigação legal, renova o conteúdo do seu Estatuto Editorial, na mesma linha que orientou as décadas que leva de publicação ininterrupta, de colocar os verdadeiros interesses do con­celho de Oliveira de Azeméis como sua prioridade inquestionável, não se misturando com os interesses de grupos, nomeadamente políticos. O Correio de Azeméis renova o com­promisso de respeitar os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou detur­pando a informação.




REDACÃO:
Edifício Rainha, 8º Piso
3720-232 Oliveira de Azeméis


CONTACTOS:
Telf: 256 04 98 90 * Fax: 256 04 62 63
Tlm: 939628533


Horário Atendimento: 2ª a 6ª - 9:00h / 18:00h
email: geral@correiodeazemeis.pt


Todos os direitos reservados, 2017