FUNDADO EM 05 DE OUTUBRO DE 1922





DIRETR
EDUARDO COSTA


4-12-2017,
> Correio de Azeméis associou-se à homenagem da octogenária
“A tia Gracinda representa o amor à terra”

A homenagem a Gracinda Silva, uma parceria da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, da Associação Figueiredo de Rey e do Correio de Azeméis, decorreu no passado sábado no Mercado Municipal. O momento serviu para prestar tributo a uma vida de trabalho e de amor à terra.


Amigos, familiares e colegas de profissão juntaram-se na manhã de sábado para cantar os parabéns a uma das vendedoras mais antigas do Mercado Municipal. A homenagem arrancou com o cântico dos parabéns, acompanhado da animação do grupo Reynação, da Associação Figueiredo de Rey. Seguiu-se, depois, um discurso sentido que retratou a vida da pinheirense, a quem Filipe Zenhas deu voz. “Escolhemos o Mercado Municipal de Oliveira de Azeméis pois a tia Gracinda aqui vende os seus produtos agrícolas e, assim, prestamos uma homenagem a este ofício, a este mercado tão antigo, a praça, como sempre ouvimos a tia Gracinda dizer”, afirmou.
A homenagem focou uma mulher determinada, cheia de energia e que toda a vida trabalhou no campo. “Todos os dias, ano após ano, sai bem cedo de casa, que na lavoura não falta o que fazer e só se despega quando as luzes se acendem”, afirmou Filipe Zenhas, recordando o carinho e dedicação que esta octogenária deposita no campo. “Atrás de uma estação vem a outra e os produtos sucedem-se, que a terra é fértil e a tia Gracinda não lhe poupa cuidados”. “A tia Gracinda vive uma forma de vida que persiste em não desaparecer. A tia Gracinda representa o amor à terra, ao trabalho, ao comércio tradicional”, continuou, rematando que não haveria melhor forma de celebrar os 80 anos de vida de Gracinda Silva.

Uma vida merecedora
de uma homenagem
A vereadora da Câmara Municipal, Ana de Jesus, lembrou na homenagem a importância de reconhecer o ofício a que se dedica Gracinda Silva e os restantes vendedores do Mercado Municipal. “Como ela própria disse, a vida não foi fácil, este é o meio de sobrevivência dela e é com esta arte que ela sobrevive. Hoje em dia se calhar não temos tanto a noção do sacrifício que esta gente fez ao longo dos anos e acho que é sempre importante homenageá-la e prestar este tributo a uma vida de trabalho”, sublinhou Ana de Jesus, admitindo que estes são momentos que deixam a marca: “Para quem tem a supervisão do Mercado, estes são os melhores momentos, são os momentos que ficam e o Mercado ganha vida”.
A Associação Figueiredo de Rey, do Pinheiro da Bemposta, também se associou a esta iniciativa, levando o grupo Reynação até ao Mercado Municipal para animar a homenagem. “Além de ser uma pessoa de Figueiredo, teve toda uma vida de trabalho árduo que achamos que era importante salientar através de uma homenagem”, reconheceu o presidente da coletividade, Natalino Almeida.

 




OUTRAS
11-12-2017»  Oliveirense não segurou a vantagem
11-12-2017»  Azagães com plano de atividades e orçamento aprovados
11-12-2017»  Boavista mais eficaz em Cesar
11-12-2017»  Oliveirense mais forte no Cenap
11-12-2017»  Correia & Novo tem nova morada que promete voos mais altos
11-12-2017»  Loureiro entregou taça de campeões no jantar de natal
11-12-2017»  Torneio de Xadrez juntou 44 atletas
11-12-2017»  Caminhada de Natal em Cucujães
11-12-2017»  Azagães com plano de atividades e orçamento aprovados
11-12-2017»  Columbófilos veem pombos a morrer e época em risco



PESQUISA




Estatuto Editorial O Correio de Azeméis, no cumprimento duma obrigação legal, renova o conteúdo do seu Estatuto Editorial, na mesma linha que orientou as décadas que leva de publicação ininterrupta, de colocar os verdadeiros interesses do con­celho de Oliveira de Azeméis como sua prioridade inquestionável, não se misturando com os interesses de grupos, nomeadamente políticos. O Correio de Azeméis renova o com­promisso de respeitar os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou detur­pando a informação.




REDACÃO:
Edifício Rainha, 8º Piso
3720-232 Oliveira de Azeméis


CONTACTOS:
Telf: 256 04 98 90 * Fax: 256 04 62 63
Tlm: 939628533


Horário Atendimento: 2ª a 6ª - 9:00h / 18:00h
email: geral@correiodeazemeis.pt


Todos os direitos reservados, 2017