FUNDADO EM 05 DE OUTUBRO DE 1922





DIRETOR
EDUARDO COSTA


8-1-2018,
> Frota dos Bombeiros de Oliveira de Azeméis continua a aumentar
“Somos uma das corporações mais bem equipadas”

O parque de viaturas dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis está bem apetrechado, principalmente após a atribuição de uma nova ambulância do INEM e a aquisição de um novo veículo de combate a incêndios florestais.


“Já somos das corporações mais bem equipadas, o que para nós é um orgulho”, realçou o presidente da associação humanitária, António Gomes, durante a última assembleia geral da instituição.
O dirigente lembrou que, desde o ano de 2017, já foram colocadas à disposição do corpo ativo 37 viaturas e referiu que a direção está disposta a continuar a adquirir novos equipamentos, caso consiga “dar resposta em termos financeiros”. “Queremos que o nosso corpo ativo se apresentem bem equipado e resguardado nas atuações nas ocorrências”, afirmou António Gomes.
Durante a assembleia foi também aprovado, por unanimidade, o Plano de Ação e Orçamento para o ano de 2018, que prevê, entre outros investimentos, a aquisição de diversos equipamentos, como calças (105), pólos (100) e bonés (50), que, prometeu o presidente da assembleia, José Godinho, serão oferecidos pela sua empresa.
A nova ambulância foi recentemente apresentada e benzida no quartel operacional, na presença de um representante do INEM. O veículo vem assim substituir uma ambulância que apresentava já vários sinais de degradação e que, só no ano de 2016, esteve inoperacional durante 261 dias, contou o comandante Paulo Vitória. “O equipamento é do melhor que há e tem uma maca elétrica, o que irá permitir uma poupança na saúde e esforço dos bombeiros. Mecanicamente, é uma ambulância ‘4x4’ com todos os sistemas de segurança adjacentes às novas tecnologias”, esclareceu.
Na mesma ocasião foi ainda apresentado o novo Veículo Tanque Florestal (VTTF) adquirido pelos bombeiros na sequência de uma candidatura a fundos comunitários. Veículo que, realçou o comandante, “vem reforçar o combate aos fogos e será disponibilizado ao corpo ativo em breve”.
Também o Veículo de Socorro e Assistência Especial (VSAE) oferecido pelos beneméritos Aldina Valente, comendador António Rodrigues e Rui Paulo Rodrigues no último aniversário da associação, está agora pronto a ser utilizado. “Esteve a ser preparado desde a data do aniversário. Na altura, a grua ainda não estava certificada e agora o trabalho ficou concluído”, explicou Paulo Vitória.

----------

>  É a mais alta distinção da Liga dos Bombeiros

Colar de mérito atribuído à Simoldes
O Conselho Nacional da Liga dos  Bombeiros Portugueses aprovou a atribuição do colar de mérito, a mais alta distinção atribuída por esta entidade, para a empresa Simoldes, na pessoa do seu fundador, António da Silva Rodrigues, “pela forma exemplar e continuada com que tem apoiado” a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis (AHBVOA). “Tem sido a nossa base, aquela força que impulsionou de tal maneira o nosso trabalho que hoje posso dizer que temos a situação estabilizada e equilibrada”, salientou o presidente da AHBVOA, António Gomes, referindo que a direção herdou “200 mil contos de dívida” e, a partir daí, “foi sempre a pedir com humildade e sem ter vergonha de pedir”. “Se isto não tivesse sido bem trabalhado, nessa altura teriam acabado os bombeiros”, disse.

-------------

> Para oferecer melhores condições de trabalho aos operacionais

Bombeiros querem um Centro de Proteção Civil
A construção de um Centro de Proteção Civil é um anseio da corporação de bombeiros oliveirense e a direção assegura que vai continuar a lutar para que esse sonho se torne realidade.
O presidente da associação, António Gomes, destacou a importância deste projeto, tendo em conta o protocolo estabelecido com a Câmara Municipal, que implica que os operacionais tenham de estar disponíveis 24 horas por dia. “É difícil exercer essa responsabilidade no âmbito da Proteção Civil sem essas instalações. Precisamos delas não só para permitir melhores condições de trabalho ao corpo ativo mas também para que possamos abrigar todas as nossas viaturas”, disse António Gomes, assinalando que, atualmente, 17 dos veículos da corporação estão ao relento. “Não faz sentido estar a investir tanto para depois elas ficarem a degradar-se”, lamentou.
O projeto, adiantou ainda o responsável, já foi apresentado ao Governo e, “logo que haja uma oportunidade”, a associação irá avançar com uma candidatura, uma vez que não dispõe de verbas para esse investimento.


Diana Cohen


 




OUTRAS
15-1-2018»  Os mais de 2017
15-1-2018»  Aposta na inovação e qualidade elogiada pelos oliveirenses
15-1-2018»  Obras na Quinta do Barão continuam
15-1-2018»  Nogueira do Cravo respira teatro em janeiro
15-1-2018»  Amor à camisola e união antes do ‘ataque’ da ATEC
15-1-2018»  Ricardo Tavares é o novo presidente da Concelhia do PSD
15-1-2018»  “A violência nunca é uma forma de amar”
15-1-2018»  Sérgio Martins apresenta o ‘Homem + Forte de Portugal’
15-1-2018»  “Perdemos demasiado tempo a fazer estudos”
15-1-2018»  ACD Azagães celebrou duas décadas de vida



PESQUISA




Estatuto Editorial O Correio de Azeméis, no cumprimento duma obrigação legal, renova o conteúdo do seu Estatuto Editorial, na mesma linha que orientou as décadas que leva de publicação ininterrupta, de colocar os verdadeiros interesses do con­celho de Oliveira de Azeméis como sua prioridade inquestionável, não se misturando com os interesses de grupos, nomeadamente políticos. O Correio de Azeméis renova o com­promisso de respeitar os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou detur­pando a informação.




REDACÃO:
Edifício Rainha, 8º Piso
3720-232 Oliveira de Azeméis


CONTACTOS:
Telf: 256 04 98 90 * Fax: 256 04 62 63
Tlm: 939628533


Horário Atendimento: 2ª a 6ª - 9:00h / 18:00h
email: geral@correiodeazemeis.pt


Todos os direitos reservados, 2018