FUNDADO EM 05 DE OUTUBRO DE 1922





DIRETOR
EDUARDO COSTA


15-1-2018,
> Balanço positivo do trabalho do correio de azeméis, da azeméis fm e da azeméis tv em 2017
Aposta na inovação e qualidade elogiada pelos oliveirenses

O ano de 2017 foi intenso para a equipa do Correio de Azeméis, da rádio Azeméis FM e da recém nascida Azeméis TV, que apesar da tenra idade já demonstra ser uma aposta ganha deste grupo de comunicação social. O ano que passou foi um ano de grande impulso para estes órgãos de comunicação, que procuraram dar grande destaque às coletividades, às iniciativas culturais, desportivas e sociais, e a aspetos importantes da vida do concelho.


O Correio de Azeméis, a rádio Azeméis FM e a Azeméis TV esforçaram-se por cumprir com rigor, qualidade e isenção o seu trabalho de informar a população do concelho de Oliveira de Azeméis.
Em ano de eleições autárquicas foram vários os debates promovidos nos estúdios da Azeméis FM e da Azeméis TV com o objetivo de dar a conhecer as propostas dos diferentes candidatos, numa escala nunca antes vista e que permitiu aos oliveirenses conhecerem melhores os projetos dos diferentes intervenientes neste ato eleitoral.
Tendo em conta que este foi um ano de mudanças, de inovação e de um novo impulso para a comunicação social do concelho, o Correio de Azeméis quis saber a opinião dos oliveirenses sobre o trabalho que desenvolveu, no sentido de perceber se está no bom caminho na informação que leva à casa de milhares de oliveirenses. Este é um trabalho que será desenvolvido ao longo das próximas edições e que permitirá também projetar o rumo a seguir no ano de 2018.

----------------------------

“A avaliação que faço do trabalho deste ano do Correio de Azeméis é extremamente positiva. Um jornal que esteve a formar e a informar a população, transmitindo um pouco daquilo que é a nossa realidade quotidiana, tendo um papel fundamental naquilo que é a missão de um jornal regional de manter vivas as tradições, os usos e costumes. Deram também lugar a um conjunto de iniciativas que marcaram a nossa vida política, social e económica e, nesse sentido, o Correio de Azeméis está de parabéns pelo trabalho intenso que desenvolveu durante 2017. Tem também um papel fundamental na afirmação da nossa identidade e culturalidade. Aquilo que espero para 2018 é que o Correio de Azeméis consiga abrir mais o espaço de opinião, que tenha possibilidade de continuar a trabalhar no sentido de divulgar a nossa história e com informação de qualidade seja um contributo para a formação de melhores cidadãos. Espero que o Correio de Azeméis continue a ser uma referência na imprensa local e continue a desenvolver com isenção, profissionalismo e com a qualidade que lhe é reconhecida esta importante e nobre missão. A Azeméis TV hoje já desempenha um papel importantíssimo ao permitir que sejam vistas reportagens da Câmara Municipal e aquilo que se espera é que no futuro a Azeméis TV seja mais um elemento de comunicação que permita chegar à casa de muitos oliveirenses”

Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis


“O Correio de Azeméis tem sido muito importante em Oliveira de Azeméis por vários fatores, como o facto de hoje em dia funcionar quase como arquivo histórico, que nos ajuda a perceber quem somos. Também é importante porque nos ajuda a interligar, enquanto concelho, as pessoas e instituições e o cidadão comum percebe o que se vai passando. Estamos na companhia de mais uma ferramenta que nos ajuda a viver melhor o nosso dia-a-dia e a puxar por nós, enquanto sociedade, a ser mais integrados. A Azeméis TV é mais uma forma de chegar, num outro formato, aos oliveirenses e através do vídeo estarmos mais próximo uns dos outros e vermos a realidade de uma outra forma”
Rui Cabral,
vice-presidente da
 Câmara Municipal



“Quero transmitir uma gratidão enorme do movimento associativo pelo trabalho que, tanto o Correio de Azeméis, como a Azeméis FM e a Azeméis TV têm feito na divulgação não só dos valores oliveirenses, do seu património, cultura e desporto, mas principalmente no que concerne à divulgação do movimento associativo que temos”

António Grifo,
presidente da FAMOA



“O Correio de Azeméis é um jornal de referência do concelho, faz parte do património de Oliveira de Azeméis. Gostava que continuasse a manter um estatuto editorial independente e credível e que desse mais relevo às notícias do município, das empresas, das associações e instituições”
Amaro Simões,  presidente da Junta de Freguesia de S. Roque


“Destaco particularmente o papel de toda a imprensa do concelho, em particular, do Correio de Azeméis que durante 2017 acompanhou de forma intensa todos os eventos que foram sendo promovidos, tanto pela autarquia, como por partidos políticos e coletividades. Desempenha um papel fundamental na divulgação das iniciativas que vão sendo realizadas e tem feito um trabalho de pesquisa, de informação, de alerta de todas as situações que vão acontecendo no concelho. A imprensa desempenha um papel fundamental na nossa democracia, deve ter um papel de fiscalização de toda a atividade que se vem realizando nos órgãos autárquicos. Com a Azeméis TV aconteceu pela primeira vez no concelho termos transmissão online de variadíssimos eventos o que é positivo para a democracia e para o papel que se pretende de aproximação entre os eleitos e os eleitores. Tenho um registo muito positivo de muitos munícipes que pela primeira vez, não podendo participar, assistiram à Assembleia e reuniões de Câmara públicas”
Hélder Simões,  vereador da Câmara Municipal (PS)


“O Correio de Azeméis tem uma longa história e faz parte de quase um século de vida de Oliveira de Azeméis. 95 anos de vida ao serviço da diferença de ideais e convicções que atravessa muitos dos momentos e regimes da sociedade portuguesa. Hoje, o Correio de Azeméis é um importante registo histórico de tudo o que se passou neste período. Acima de tudo permanece apesar das crises económicas que afetam a imprensa em geral e a regional em particular”
Ricardo Tavares, vereador da Câmara Municipal  (PSD)

“Durante 2017, como presidente da comissão política do CDS-PP, pude assistir ao trabalho de divulgação pública, de bastante mérito, por parte dos órgãos de comunicação social concretamente o Correio de Azeméis, a Azeméis FM e a Azeméis TV. Penso que passaram um serviço de utilidade pública divulgando, concretamente os projetos que o CDS esteve envolvido, como as eleições autárquicas. Sempre sentimos que havia uma grande imparcialidade, estrutura e confiança na transmissão de informação relevante para Oliveira de Azeméis e para os oliveirenses. Nesse sentido, espero que, este ano, possam continuar a aprimorar o seu trabalho”.

António Pinto Moreira, presidente da comissão política do CDS-PP de
Oliveira de Azeméis



“Gostaria de agradecer e reconhecer o papel extremamente importante do Correio de Azeméis, da Azeméis FM e Azeméis TV a nível da informação local e da divulgação do concelho e de todos aqueles que fazem parte. Para 2018 espero que continuem a informar e a servir a nossa região de forma correta, decidida e imparcial. Que continue a dar voz às ideias e aos projetos da comunidade. Que se promovam e valorizem as pessoas, as instituições e a comunidade em geral que fazem deste concelho um concelho de valor”
Rui Lopes, vereador da Câmara Municipal (PSD)

“O Correio de Azeméis e a Azeméis FM são uma referência e instituição de prestígio no panorama oliveirense. Não são de nenhum diretor ou de nenhum proprietário são do concelho e são dos oliveirenses. Não deve haver discordâncias mas ser um pólo de união para Oliveira de Azeméis, por isso espero, que este órgão de comunicação social volte a ser uma referência de seriedade e de credibilidade, que volte a ser plural e imparcial e sobretudo que volte a ser feito por jornalistas de qualidade. Espero também que se modernize e reinvente para responder aos desafios do presente e do futuro, uma boa forma de o fazer é através da Azeméis TV que deixa o convite para os oliveirenses estarem mais próximos dos seus eleitos e das suas instituições. Tenho muito orgulho da história, quase centenária do Correio de Azeméis e da Azeméis FM e para continuar a orgulhar-me da história destes órgãos de comunicação social preciso de ver algumas melhorias em 2018 e corrigir alguns erros cometidos num passado recente”
Carla Rodrigues,
vereadora da Câmara Municipal (PSD)



“No último ano tiveram um papel muito importante na divulgação de eventos e atividades da nossa terra. Além disso apostaram muito na divulgação da política local pelo que foram muito importantes na discussão de ideias e pontos de vista contribuindo também para que as pessoas discutissem sobre política e refletissem mais sobre este assunto. A Azeméis TV é uma realidade e creio que será uma aposta ganha. É bom ver, como filho da terra, que Oliveira de Azeméis tem estas três formas de fazer informação chegando assim a todas as faixas etárias da sociedade oliveirense”
José Queirós,
presidente da Junta de Freguesia de Loureiro



“Sou leitora assídua do Correio de Azeméis e acho que o balanço não foge muito daquilo que tem sido nos anos anteriores. Vai ao encontro do que se espera de um jornal local, essencialmente informa as pessoas e é um elo de ligação de todas as freguesias e isso é importante para os cidadãos sentirem que pertencem à comunidade. Como o ano de 2017 foi um ano de eleições, acompanhei mais a rádio durante esse período e acho que correspondeu ao que se pretendia porque deu oportunidade a todos os partidos e independentes e, por isso, também faço um balanço positivo. A parte da televisão é sem dúvida uma inovação e acho que é uma oportunidade para as pessoas participarem mais na política local.
Parabéns pela iniciativa, os projetos têm que ser inovados até para chegar às populações mais jovens e portanto só posso dizer bem destes três órgãos. Espero que continuem a trabalhar com isenção, liberdade de expressão e a dar oportunidade aos cidadãos de poderem interceder no jornal e nos restantes órgãos”

Ana de Jesus,
vereadora da Câmara Municipal (PS)


“Estas entidades têm estado presentes em todas as organizações que temos levado a cabo. Só nos resta agradecer o trabalho que o Correio de Azeméis, a Azeméis FM e a Azeméis TV têm desenvolvido”
Santiago Martins, presidente da associação Turma da Bola

“É de realçar o esforço recente que tem sido feito pelos profissionais para cobrir, em termos de informação, os muitos eventos que vão acontecendo no nosso concelho. Também prova dessa dinâmica renovada é a Azeméis TV, que considero que tem contribuído fortemente para uma maior democratização da informação. Por isso não tenho dúvida que o Correio de Azeméis, a Azeméis FM e a Azeméis TV prestigiam Oliveira de Azeméis e os oliveirenses”
Inês Lamego,
vereadora da Câmara Municipal (PS)


“Têm uma importância vital para os oliveirenses, é neste momento, o órgão de informação mais lido, mais ouvido, a nível da imprensa regional por todos os oliveirenses e por isso tem uma importância acrescida. Aquilo que espero para 2018 é a vontade de serem imparciais na forma como transmitem as notícias, serem corretos e concretos. Quanto à Azeméis TV, é um projeto que penso que está a correr bem, com jornalistas muito competentes”
José Campos,
vereador da Câmara Municipal  (PSD)

“A Azeméis FM nas suas várias plataformas foi um promotor das várias áreas. Na área do desporto, mais concretamente no futsal, foi um parceiro, uma mais-valia que nos ajudou na divulgação do nosso clube e da modalidade, não só no concelho mas também a nível nacional. Para o próximo ano, desejo que a Azeméis FM, nas suas várias áreas, continue com o mesmo empenho e qualidade e se possível, que continuem a inovar para se manterem no topo”

Marco Silva,
presidente do Futsal Clube de Azeméis



“O estatuto editorial do Correio de Azeméis permite uma proximidade com as associações tendo feito um trabalho de muito mérito. Gostaria também de salientar o trabalho meritório do Correio de Azeméis, da Azeméis FM e da Azeméis TV que será um valor acrescentado em termos de órgão de comunicação social”

José Rodrigues,
presidente da Banda de Música do Pinheiro
 da Bemposta



“Ao longo do ano acho que têm feito um excelente trabalho. Acho que não há quem não goste do trabalho, da divulgação que tem sido feita ao comércio. Julgo que deva continuar cada vez melhor, a divulgar quer as empresas, quer o comércio, quer os comerciantes”

Manuel Tavares,
presidente da
Associação Comercial



“Considero o Correio de Azeméis uma referência no concelho. Com um excelente grafismo de leitura e compreensão muito fáceis, sempre a destacar o que melhor se faz a nível cultural no concelho. A rádio também faz um excelente trabalho e a televisão, apesar de ser um projeto mais recente, acredito que irá também a bom porto”.
Manuel Terra,
presidente da Banda
de Música de Loureiro



“Dou os parabéns ao Correio de Azeméis pelo seu trabalho durante 2017. Felicito a ousadia de colocarem a TV em marcha. Espero que seja um sucesso, da mesma forma que tem sido o jornal e a rádio”.

Martinho Gomes,
Presidente da Banda Filarmónica Cucujanense



“Ao longo de 2017 considero que o Correio de Azeméis teve um trabalho sistemático e intenso procurando dar as notícias mais importantes do nosso concelho. É um ano marcado pelo panorama político, os seus profissionais souberam dar voz a todos os quadrantes políticos promovendo a discussão de ideias para as freguesias e para o concelho. Também não deixou de estar presente em outros eventos, culturais, sociais e desportivos mais marcantes. O trabalho realizado pelo Correio de Azeméis e pela Azeméis FM só é possível pela dedicação dos seus atuais colaboradores e todos aqueles que, ao longo destes anos, se sacrificaram para o manter vivo. Têm tido uma dinâmica cada vez maior, e sinal disso é a criação da Azeméis TV, que permite, em tempo real, levar as notícias aos cidadãos. Deixo votos que continuem a trabalhar sempre no sentido de prestar o melhor serviço ao cidadão, a qualidade da informação, a imparcialidade dos conteúdos são fundamentais para a correta divulgação da notícia e da verdade”

Susana Mortágua, União de Freguesias do Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz


“Faço uma avaliação muito positiva, estão sempre disponíveis para falar connosco para divulgar as nossas atividades e isso é muito importante porque muito do nosso público não conheceriam de outra forma. Acho que de futuro, a melhorar nada, apenas pelo menos, manter o relacionamento e o empenho nessa divulgação”
Amílcar Braga, 
presidente da 
Associação A Noz







 




OUTRAS
13-2-2018»  Marionetas deliciaram crianças
13-2-2018»  Escolas vão ter selo de qualidade
13-2-2018»  Previsão de chuva empurra Carnaval para domingo
13-2-2018»  “Com muita humildade, o nosso objetivo é ser campeão de série”
13-2-2018»  Cucujães muito forte impôs goleada
13-2-2018»  “É uma conquista muito importante para nós”
12-2-2018»  “Flávio das Neves é um treinador com experiência”
12-2-2018»  FC Porto põe UDO fora da Taça
12-2-2018»  Oliveirense venceu o FC Porto no prolongamento
12-2-2018»  Taça escapou num jogo muito disputado



PESQUISA




Estatuto Editorial O Correio de Azeméis, no cumprimento duma obrigação legal, renova o conteúdo do seu Estatuto Editorial, na mesma linha que orientou as décadas que leva de publicação ininterrupta, de colocar os verdadeiros interesses do con­celho de Oliveira de Azeméis como sua prioridade inquestionável, não se misturando com os interesses de grupos, nomeadamente políticos. O Correio de Azeméis renova o com­promisso de respeitar os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou detur­pando a informação.




REDACÃO:
Edifício Rainha, 8º Piso
3720-232 Oliveira de Azeméis


CONTACTOS:
Telf: 256 04 98 90 * Fax: 256 04 62 63
Tlm: 939628533


Horário Atendimento: 2ª a 6ª - 9:00h / 18:00h
email: geral@correiodeazemeis.pt


Todos os direitos reservados, 2018