FUNDADO EM 05 DE OUTUBRO DE 1922





DIRETOR
EDUARDO COSTA


12-2-2018,
Exclusivo> Pindelo: Jornal abriu as portas para ajudar jovem a decidir o seu futuro
Correio de Azeméis ajuda menina com sonho

O Correio de Azeméis, a Azeméis TV e a Azeméis FM receberam Camila Valente, uma jovem da freguesia da Pindelo que tem o sonho de ser jornalista. Incentivada pela mãe, para que possa fazer a melhor escolha para o seu futuro, a menina de 13 anos visitou os cantos à ‘casa’, onde pôde ter experiências em primeira mão sobre a profissão.


Mexer nas câmaras e microfones, visitar a redação, falar com jornalistas e ver pessoalmente as rotinas destes profissionais foram algumas das atividades que Camila Valente experienciou durante a sua visita.
Entre conselhos e perguntas, a jovem de 13 anos admite que, após algumas dúvidas sobre o que quer ser quando crescer, agora sabe que é este o caminho que quer seguir. “Gosto muito de escrever, ler, falar em público e mexer em computadores”, confidenciou.
Já com algumas das ferramentas essenciais para desempenhar a missão de jornalista, Camila também sabe que a profissão acarreta grandes responsabilidades. “Sei que publicar coisas erradas não é bom”, exemplificou.
Sobre os horários desafiantes da vida de jornalista, Camila não se assusta e avança: “Acho que ainda é melhor porque gosto de ter a minha agenda preenchida”.
Responsável pela visita, a mãe, Lurdes Tavares, recorda as provas que Camila tem dado das suas capacidades e afirma: “Só quero que ela seja feliz e dentro do que posso, vou sempre tentar lutar com ela”. Apoio incondicional que Camila Valente reconhece ser importante, entendendo que mais pais deveriam comportar-se desta forma.
Também com a experiência de realizar uma entrevista para a televisão e para a rádio, Camila faz um balanço positivo da visita e conta que aquilo de que mais gostou foram os estúdios e a escrita no computador.
A jovem aspirante a jornalista sabe que ainda tem um longo caminho pela frente para melhorar as suas capacidades, mas aproveitou para deixar a mensagem para um possível futuro no Correio de Azeméis: “Tenho vontade de trabalhar e estou sempre disponível”. Inspirada pela visita e com vontade de começar a dar cartas na vertente do jornalismo, Camila pondera incentivar a realização de um jornal escolar na EB 2,3 de Carregosa, estabelecimento que frequenta.
Adriana Ribeiro

--------------

“Escolas não fazem o suficiente”

Defensora da filosofia ‘vivenciar para aprender’, Lurdes Valente é uma mãe dedicada e que procura dar o melhor em prol do futuro dos filhos. No entanto, a mãe acredita que o ensino em Portugal não dá as melhores respostas para que os jovens possam fazer a melhor decisão. “Acho que devia haver mais atenção por parte das escolas porque os testes com o psicólogo e feiras das profissões não são suficientes”, afirma.
Em comparação com outros países, como é o caso da Suíça, em que desde cedo os jovens têm de procurar diferentes experiências profissionais, Lurdes Valente considera: “Nesse aspeto, Portugal está um bocadinho atrasado porque acabam por ir sem saber e chegam ao mercado de trabalho e batem com a cabeça”.

 




OUTRAS
13-2-2018»  Marionetas deliciaram crianças
13-2-2018»  Escolas vão ter selo de qualidade
13-2-2018»  Previsão de chuva empurra Carnaval para domingo
13-2-2018»  “Com muita humildade, o nosso objetivo é ser campeão de série”
13-2-2018»  Cucujães muito forte impôs goleada
13-2-2018»  “É uma conquista muito importante para nós”
12-2-2018»  “Flávio das Neves é um treinador com experiência”
12-2-2018»  FC Porto põe UDO fora da Taça
12-2-2018»  Oliveirense venceu o FC Porto no prolongamento
12-2-2018»  Taça escapou num jogo muito disputado



PESQUISA




Estatuto Editorial O Correio de Azeméis, no cumprimento duma obrigação legal, renova o conteúdo do seu Estatuto Editorial, na mesma linha que orientou as décadas que leva de publicação ininterrupta, de colocar os verdadeiros interesses do con­celho de Oliveira de Azeméis como sua prioridade inquestionável, não se misturando com os interesses de grupos, nomeadamente políticos. O Correio de Azeméis renova o com­promisso de respeitar os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou detur­pando a informação.




REDACÃO:
Edifício Rainha, 8º Piso
3720-232 Oliveira de Azeméis


CONTACTOS:
Telf: 256 04 98 90 * Fax: 256 04 62 63
Tlm: 939628533


Horário Atendimento: 2ª a 6ª - 9:00h / 18:00h
email: geral@correiodeazemeis.pt


Todos os direitos reservados, 2018