FUNDADO EM 05 DE OUTUBRO DE 1922

DIRETOR
ANTÓNIO MAGALHÃES

SUB DIRETOR
EDUARDO COSTA


27-9-2012, CESAR
Jovem escritor cesarense apresenta obra literária
Topo Sul – Um caderno de viagem de Gil

No passado dia 14, Gil Bastos apresentou a obra Topo Sul – Um caderno de viagem . Com uma escrita ousada, o escritor relata com fascínio e entusiamo a sua aventura por terras da América do Sul.





Carlos Costa Gomes

A cerimónia de apresentação da obra Topo Sul – Um caderno de viagem encheu por completo a Casa da Leitura, em Cesar, com muitos amigos e cesarenses, de facto, a marcarem presença. Este acontecimento marcou indelevelmente este espaço cívico e cultural, tendo em conta que esta iniciativa concretiza uma da facetas mais importantes da sua funcionalidade.
Na altura, Carlos Costa Gomes, em nome pessoal e no da autarquia, congratulou-se por Gil Bastos ter escolhido a Casa da Leitura para apresentar este seu livro editado pela Esfera dos Caos e disponível para venda em todas as livrarias nacionais.
Por falar na editora, o seu representante, Francisco Abreu, não se rogou em elogiar a coragem do jovem cesarense que, como disse, 'tem grande potencial para se tornar num escritor de referência', 'A sua aventura, agora em livro, ainda que, com uma escrita tipo Saramago, vai com certeza cativar muitos leitores (…). É um livro de ideias, concorde-se ou não, mas que tem toques de genialidade', acrescentou.

'Escrever sem complexo do verbo '
Coube a Carlos Costa Gomes apresentar Topo Sul – Um caderno de viagem , caraterizando-o como um 'escrever sem complexo do verbo', Não comentando a estrutura gramatical seguida, referiu que estamos perante 'uma obra de leitura difícil, mas admirável, pois, apesar de Gil Bastos seguir uma escrita heterodoxa, consegue, mais do que escrever palavras, dar a estas um sentido que as torna vivas',
'Dito de outro modo, no fino silêncio das palavras, o autor fala calado e calado fala não pelo que pensa mas sim pelo que vive e fala', esclareceu, acrescentando 'goste-se ou não, admire-se ou não o texto, eu gosto e admiro esta liberdade sem preocupação, sem explicações gramaticais (…). Quem ler esta obra, complexa mas apreciável, vai fazer a viagem ao Topo Sul, envolvendo-se não pela leveza da escrita, mas pela sinceridade das palavras: das mais pesadas, rudes e brutescas às mais sensuais e aladas de anjos que cruzam os céus como pombas em missão branca – de paz',
Através deste seu trabalho, o autor mostra 'uma sensualidade rara, esquiva e livre, com que teima em moldar, desenhar, misturar palavras que voltam ao mesmo', 'O constante movimento desafia o imaginário já vivido, suado, desnudado amado, odiado, embriagado, mimado, animado, chorado e sexuado mostra apenas uma genialidade que só pertence aos eleitos', prosseguiu.

Obra
'ora expressionista, ora descritiva '
Ainda no que respeita à classificação da obra, Carlos Costa Gomes definiu-a como sendo 'ora expressionista, ora descritiva', pois 'toda a textura do texto está agarrada, agrafada a dois recursos: idealismo e informalismo', sendo que o primeiro evidencia o mundo ora como um lugar de acácias sorridentes, onde tudo é felicidade;e o segundo como um lugar de lágrimas do qual o autor quer, por um lado, sair, mas, por outro, ficar.
Gil Bastos procura encontrar o lugar do desejo, que, por entre linhas, vai aparecendo...e mesmo que ainda não o tenha descoberto fica a descoberto no enorme 'silêncio de Deus', Mas é por essa mesma estrada de viagem que o 'silêncio de Deus', se faz encontro e se faz ouvir na alma do autor.
No meio do desespero humano e de tragédia humana, Gil Bastos deixa-nos uma réstia de esperança cromatizada, na certeza de que cada homem é uma estrada e uma viagem na arte natural de viver.
Diria ainda que no Topo Sul – Um caderno de viagem e no seu autor há um corpo e uma alma – a dualidade do pensamento grego - que vem do 'silêncio de Deus', E o corpo (termo repetidoao

 




OUTRAS
CESAR
15-3-2017»  Militar vai responder por crime de agressão
15-3-2017»  Villa Cesari renovou órgãos sociais
11-3-2017»  Militar vai responder por crime de agressão
30-1-2017»  Homem sofre lesões graves em colisão
22-1-2017»  Unidos em defesa do posto da GNR
8-1-2017»  Bombeiros salvam morador de incêndio
18-10-2016»  Villa Cesari atingiu a maioridade
11-10-2016»  Que catequese para os nossos filhos?
6-9-2016»  Cesarense cai na primeira eliminatória
15-8-2016»  Projeto de cesarense foi finalista



PESQUISA





REDACÃO:
Edifício Rainha, 8º Piso
3720-232 Oliveira de Azeméis


CONTACTOS:
Telf: 256 04 98 90 * Fax: 256 04 62 63
Tlm: 939628533


Horário Atendimento: 2ª a 6ª - 9:00h / 18:00h
email: geral@correiodeazemeis.pt


Todos os direitos reservados, 2017