100 anos do Cucujães: “O clube está vivo”

Futebol Desporto

> Cerimónia protocolar realizou-se no passado sábado

O Atlético Clube de Cucujães (ACC) completou, no passado dia 05 de maio, o seu centenário. Na sequência, os festejos realizaram-se no sábado, com a cerimónia protocolar do hastear das bandeiras. A acompanhar este momento esteve a Sociedade Filarmónica Cucujanense, que protagonizou uma arruada durante o momento.

Rogério Cavaleiro, presidente do ACC há 12 anos, confessou uma enorme felicidade: “nunca pensei ser eu o presidente dos 100 anos”. “Este é um sinal que o clube está vivo, com dificuldades, sem dificuldades, com mais turbulência, com menos turbulência, o clube está cá e que venha o 101º”, disse em declarações à Azeméis TV/FM.
Ao longo do seu percurso à frente do clube, Rogério Cavaleiro destaca as dificuldades vividas no início da sua presidência, referindo “que nós fomos resolvendo, e felizmente hoje as coisas estão mais controladas, estamos a melhorar as nossas infraestruturas. A entrada do campo, por exemplo, era terra batida, atualmente já está tudo arranjado. Estamos a começar a pintar a nossa sede e queríamos melhorar também os balneários, que tem sido o mais complicado, mas melhorámos muito as infraestruturas deste clube”, frisou o dirigente.
Ainda ao longo da manhã foi inaugurada uma obra do escultor Paulo Neves. O artista natural de Cucujães homenageou o clube com uma obra representativa do símbolo do Atlético de Cucujães que está afixada na entrada do campo.

 

“Representa muito, cem anos, como foi aqui dito na cerimónia protocolar, não são cem dias. É uma história muito grande, de muita dedicação, uma história que permitiu a que muitas crianças, jovens e adultos pudessem praticar desporto, que se pudessem formar como pessoas adultas, que pudessem ter o contacto com outras instituições criando aqui uma dinâmica muito importante não só para Cucujães mas para todo o concelho de Oliveira de Azeméis. Levando também o nome da terra de Cucujães e de Oliveira de Azeméis a outras terras aqui vizinhas e na região. Portanto, cem anos de muitas memórias, cem anos também de algumas dificuldades em certos momentos (...)”
Rui Luzes Cabral, vice-presidente da câmara municipal

“Antes de mais parabéns ao Atlético Clube de Cucujães e também à Azeméis TV que está sempre presente nestes eventos. Obrigada pela vossa colaboração. Efetivamente, cem anos, como disse o presidente Rogério, não são cem dias. É uma história. Uma história que está intimamente ligada à história de Cucujães e à história do concelho de Oliveira de Azeméis, porque este é um dos clubes mais antigos do nosso concelho. Também está ligado à minha história. Eu, sendo cucujanense, tenho muitas memórias deste clube, dos seus feitos, das suas glórias (...)”
Carla Rodrigues, vereadorado PSD da câmara municipal 

“O ACC tem uma história rica, com um palmarés que chegou ao patamar da Segunda Divisão Nacional e que agora, infelizmente, desceu da Primeira Divisão Distrital para a Segunda e eu espero que voltem a subir. De qualquer forma, para mim, é um grande orgulho ter um clube desta natureza, assim como as outras associações também que temos aqui em Cucujães, mas felicito esta especialmente por ter atingido esta data muito querida que são os cem anos. Oxalá que eles continuem e que cheguem o mais longe possível.”
Simão Godinho, presidente da Junta de Freguesia de Cucujães

“É uma honra muito grande e tenho muita satisfação em ser sócio do clube desde miúdo, tinha 17/18 anos. Joguei à bola aqui, cheguei a ser o treinador de uma equipa de juniores do clube também, portanto isso dá-me muita satisfação e orgulho.”
António Sousa, sócio do ACC há 58 anos

“É um momento muito importante, já que de facto são cem anos. Sinto-me muito feliz por este clube ter chegado onde chegou.”
João Monteiro, jogador do ACC iniciado B

Partilhar nas redes sociais

PUB
Últimas Notícias
Oliveirense defronta o Barcelos na Elite CUP já com VAR
10/08/2022
Preço dos Combustíveis ponto a ponto
9/08/2022
Simoldes investe no negócio da energia
9/08/2022
XIX Concentração Motard ‘Os Últimos’
9/08/2022
Nossa Senhora de Lourdes voltou a reunir centenas de fiéis
9/08/2022
Nossa Senhora de Lourdes na Quinta da Costeira
9/08/2022
As festas beneficiam a cidade?
9/08/2022
Guilherme Costa distinguido
9/08/2022
PUB
PUB