17 anos da ‘Meia Ponta’

Concelho

> Oficina d’Artes: história, formação, cultura e dedicação

A Oficina D’artes Meia Ponta, completou, no passado dia 18 de março, 17 anos, e por lá já passaram mais de 3500 alunos. O espaço, localizado no epicentro da cultura oliveirense (Rua Eça de Queirós; Nº 27 no edifício do Teatro Municipal), permite o ensino com qualidade técnica e artística de crianças, jovens e adultos nos diferentes estilos de dança: danças urbanas, projetos, contemporânea, ballet pela Royal Academy of Dance, teatro e canto, uma variedade de Oficinas Artísticas que alicerçam esta escola.

 

De 2005 para 2022 muita coisa mudou! Desde 2010 que Meia Ponta faz a animação dos jogos de Basquetebol da União Desportiva Oliveirense com Cheerleading, assim como, outros protocolos institucionais na lecionação de atividades extracurriculares.  Em 2019, materializamos, pela mão da ilustradora Alexandra Gonçalves, a “Meia Ponta” numa personagem muito querida pelos nossos alunos e que tem acompanhado muitas das histórias dos nossos espetáculos. 
Na sequência da pandemia, a Meia Ponta incluiu, em 2020, a Oficina Holística. Atualmente, dinamizada pela facilitadora Isabel Pereira, com o programa de desenvolvimento pessoal e humano- ‘Essencialmente’ –, é um programa baseado na consciência plena e nas decisões a partir do coração, um mergulho no autoconhecimento.  De momento acontece com duas dinâmicas distintas: ‘Pausa Consciente’, que já vai na segunda edição, e a ‘Esfera do Ser’, que acontece no primeiro domingo de cada mês, e que alerta para a importância de cuidar da psique da mesma forma que se cuida do corpo. Este é um espaço seguro e empático para receber quem assim o sentir.  O objetivo é promover a saúde física e mental, respeitando e valorizando o ‘Eu’ nos seus vários papeis - mental, físico, social e emocional.  
As aulas de yoga para crianças também fazem parte da nossa oferta. Desde 2006 temos aulas, individuais e em grupo, de pilates clínico e com pequenos equipamentos.  Para adultos temos, também, aulas de danças latinas, danças de salão, brazilian dance e zumba.
Passados 17 anos é com o mesma motivação e empenho que, diariamente, na Meia Ponta se continua a trabalhar para o desenvolvimento cultural e artístico, levando o nome da cidade aos palcos nacionais.  No seu palmarés mais recente está a conquista do primeiro lugar, em setembro, no Festival de Dança do Norte no escalão adultos e infantil com grupo de Competição de Danças Urbanas (Kids e Teen).
Este grupo já participou noutras competições nacionais desta modalidade como o ‘Who’s the best, Artes Performativas’ (duas vezes vencedor), ‘Promofiteness, All Dance Portugal’, ‘Festival Dança do Norte’, ‘Dança Portugal e Concurso de Dança Seixal’. Nos próximos dias 01 a 04 abril, no Europarque, voltará a participar, com o grupo de Danças Urbana, no Concurso Nacional de Dança ‘All Dance’ e, também, com um solo de Acro-Dance da aluna de Ballet Clássico, Filipa Oliveira, campeã nacional de ginástica artística. 
Para o final do ano, a 03 julho, está marcado o regresso aos palcos com o espetáculo anual que irá permitir mostrar o melhor da “Meia Ponta”! A Escola abre as suas portas semanalmente, das 17h às 21h00, e aos sábados, das 9h às 13h e das 15h às 17h. Para quem tiver curiosidade em conhecer o espaço, as suas atividades, e juntar-se a esta família, como é carinhosamente chamada, será recebida com muito carinho e gratidão.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Cortes de água em Cesar, Fajões, Nogueira do Cravo, São Roque, Pindelo e Ossela
28/03/2024
Ansiedade será o tema da segunda conversa do ‘À Direita Com’
28/03/2024
Rui Cardoso é o próximo convidado do Rotary Club de O. Azeméis
28/03/2024
Linha do Vouga com trajeto direto ao Porto
28/03/2024
Van Zee e Nininho Vaz Maia são as duas mais recentes confirmações para o 37.20
27/03/2024
ULS Entre Douro e Vouga com nova viatura de emergência e reanimação
27/03/2024
Lançamento da primeira pedra será feito no próximo dia 06 de abril
27/03/2024
Trânsito condicionado devido ao Azeméis CUP 2024
27/03/2024