17 May 2022
Tomada de posse do comandante decorreu no passado sábado
António Justino é o novo comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis. O novo comandante regressa ao cargo depois de ter exonerado ao mesmo em outubro de 2021. A cerimónia da tomada de posse decorreu no passado sábado, 14 de maio, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis.
António Justino falou com a Azeméis TV/FM e mostrou-se muito satisfeito com o regresso a uma casa que tão bem conhece. Referiu que pretende começar por delinear os seus objetivos e “cumprir aquilo que ficou por atingir no ciclo da minha comissão de serviço anterior”, sendo que, o trabalho vai passar por tornar “um corpo de bombeiros mais coeso, mais forte, e acima de tudo dar resposta às necessidades que toda a comunidade oliveirense, e não só, necessite da nossa parte”, vincou.
O novo comandante explicou, ainda, que uma das prioridades, atualmente, são os recursos humanos, uma situação transversal a nível nacional: “O ingresso e a formação de novos elementos nas escolas de infantes, cadetes e estagiários, é importante, para que possamos dar respostas a nível operacional, com recursos humanos que em termos de equipamentos materiais estamos minimamente bem servidos com uma boa capacidade de resposta”, disse à Azeméis TV/FM.
No final, António Justino deixou a garantia que o “socorro é a nossa máxima”. “Nós estamos cá para socorrer. Não temos fronteiras físicas. Todas as solicitações que chegam à nossa central, nós damos assistência. Não só nas nossas freguesias como em todos os concelhos limites de Oliveira de Azeméis (...)”, finalizou o novo comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, em declarações à Azeméis TV/FM.
“As características e qualidades do António Justino são conhecidas, não só dentro de portas, como também fora de portas. Se considerarmos que quando tomou posse pela última vez há cerca de três anos atrás, e pouco tempo depois teve que comandar a corporação no meio de uma pandemia, teve um papel exemplar. Portanto, sim é reconhecido como é óbvio.”
João Pinho, presidente da AHBV de Oliveira de Azeméis