Azeméis recebeu centenas de peregrinos

Concelho

SAIBA QUEM DISPNIBILIZOU APOIO A QUEM CAMINHOU RUMO A FÁTIMA

Na semana passada, milhares de peregrinos percorreram as estradas nacionais rumo a Fátima e muitos deles encontraram em Oliveira de Azeméis um local seguro para pernoitar e repor energias.

Pinheiro da Bemposta, a Cruz Vermelha Portuguesa de Cucujães, o pavilhão da Escola Livre de Azeméis e o quartel antigo dos Bombeiros de Oliveira de Azeméis, foram alguns locais onde milhares de peregrinos, oriundos de várias partes do país puderam passar a noite em segurança, receber cuidados médicos e até refeições quentes. 
Na sua vertente solidária e de cidadania, o pavilhão Multiusos da Escola Livre de Azeméis, acolheu cerca de 400 peregrinos que “pernoitaram, refrescaram e retemperaram forças para mais uma etapa” da peregrinação até Fátima. Em declarações ao Correio de Azeméis, o presidente, Paulo Martins referiu que a cedência de instalações aos peregrinos é uma “continuidade” de um trabalho já antigo feito pela Escola Livre de Azeméis. “Esta associação que pernoitou nas nossas instalações já o faz há muitos anos e, este ano, depois de dois anos de pandemia, voltaram a pedir e nós, com todo o gosto, cedemos o espaço”, referiu Paulo Martins. No pavilhão da Escola Livre, os peregrinos puderam passar a noite em segurança e tomar banhos quentes nos balneários. “Este tipo de iniciativas solidárias demonstra que estamos a pôr em prática os fins aos quais o clube se destina, não só a vertente desportiva, mas também a nível cultural e responsabilidade social”, concluiu o presidente da Escola Livre de Azeméis.

 

Travanquense prestou apoio no caminho no cruzamento do FC Pinheirense 
Vítor Choupeiro, natural de Travanca, prestou apoio aos peregrinos no caminho, junto ao cruzamento do FC Pinheirense. O oliveirense instalou uma “tenda” onde dispunha de água fresca, fruta, bolachas, sandwiches, café e cuidados médicos de forma gratuita para os que lá passavam. A iniciativa surgiu de forma individual, mas Vítor Choupeiro foi apoiado por várias instituições e associações do concelho. “Dei mais do que 4000 águas nestes dias”, referiu o travanquense em declarações ao Correio de Azeméis. Vítor Choupeiro utilizou esta iniciativa também como “protesto”, uma vez que o local onde se instalou é “problemático”. “Esta experiência fez-me perceber que a solidariedade e fazer o bem é muito gratificante”, referiu Vítor Choupeiro em declarações ao Correio de Azeméis neste que foi o primeiro ano em que organizou esta estrutura de apoio aos peregrinos. 
 
Bombeiros de Oliveira de Azeméis receberam 1000 peregrinos 
Cientes da sua missão, a Associação Humanitária dos Bombeiros de Oliveira de Azeméis recebeu 1000 peregrinos no seu quartel sede. Em declarações ao Correio de Azeméis, o presidente, João Pinho, referiu que, para além da cedência de instalações para pernoitar e dos balneários para os banhos quentes, os peregrinos recebem “pequenos cuidados médicos” sempre que necessário. “Isto faz parte da nossa missão. O nosso objetivo é ajudar e garantir algum descanso e conforto aos peregrinos nesta missão tão longa que eles têm, uma vez que quando chegam a Oliveira de Azeméis ainda têm um longo percurso atá Fátima”, referiu João Pinho. 

Cruz Vermelha Portuguesa de Cucujães deu pernoita, banho e massagens nos pés
Como habitual, a delegação de Cucujães da Cruz Vermelha Portuguesa recebeu vários peregrinos. Este ano, quem caminhava rumo a Fátima pode pernoitar numa habitação particular, em Faria de Cima, e no Salão Paroquial. “Não recebemos tantos peregrinos como o habitual, mas também é compreensível uma vez que, depois de dois anos de pandemia, não pudemos disponibilizar o mesmo apoio”, referiu Madalena Costa, da Cruz Vermelha. Apesar de continuarem a disponibilizar a pernoita, os banhos quentes e as massagens nos pés, este ano não puderam servir a sopa e o habitual pequeno almoço, devido aos constrangimentos pandémicos. 

Partilhar nas redes sociais

PUB
Últimas Notícias
DIRETO > CARNAVAL DE VERÃO EM PINDELO
26/06/2022
João Paredes despede-se da Oliveirense e ruma ao Feirense
25/06/2022
CONCERTO DA BANDA MUSICAL DE FAJÕES COM 'VOZES DA RÁDIO'
25/06/2022
Maga e Miguel Pinheiro são reforços na Oliveirense
25/06/2022
Daniel Dias é vice-campeão nacional de Contrarrelógio
24/06/2022
Marcelo Marques vai continuar na Oliveirense
24/06/2022
Na área de acolhimento empresarial Ul/Loureiro
23/06/2022
André Martins é o novo treinador do Futsal de Azeméis
23/06/2022
PUB
PUB