Abate de árvores gera polémica

Concelho

> partido ‘chega’ denunciou situação

O partido CHEGA denunciou, no início do mês de fevereiro, um corte massivo de árvores junto à zona industrial de Oliveira de Azeméis/Santiago Riba-Ul, mais concretamente nas ruas Comenda de Cristo, Doutor Silva Pinto e Manuel Costa Júnior, que aparentemente estavam saudáveis.

“Após alguns moradores da freguesia de Santiago de Riba Ul terem feito chegar até nós denúncias sobre o abate indiscriminado de árvores nas ruas mencionadas, solicitamos um pedido de esclarecimento sobre este assunto ao executivo da União de Freguesias e também ao Vereador que tutela a pasta do ambiente”, referiu o CHEGA num esclarecimento que enviou ao executivo camarário. 
Questionada pelo Correio de Azeméis, a câmara municipal admitiu que este corte de árvores aconteceu devido à requalificação dos passeios daquelas ruas, que estão a ficar danificados devido às suas raízes.
“O Município de Oliveira de Azeméis recebeu diversos alertas sobre acidentes ocorridos na zona industrial devido às raízes das árvores que causam irregularidades nos passeios, sobretudo nas Ruas Doutor Silva Pinto e Rua Manuel da Costa”, referiu a câmara municipal. 
O executivo camarário esclareceu, ainda, que contactou a Associação Florestal do Entre Douro e Vouga para identificar que árvores que podiam ser abatidas: “Estando em curso melhoramentos na zona industrial, e considerando os diversos acidentes ocorridos, foi pedido um parecer à Associação Florestal do Entre Douro e Vouga (AFEDV). A AFEDV relata a existência de diversas fragilidades dos exemplares existentes nestas vias pela exiguidade do espaço para a dimensão e crescimento de cada exemplar, provocando grandes irregularidades nos passeios, o que se traduz em problemas de mobilidade e de usufruto do passeio. Foram abatidas as árvores identificadas pela AFEDV, que estavam a causar danos mais evidentes nas infraestruturas e a provocar a queda de peões, pois impediam a utilização dos passeios, colocando assim em risco a sua segurança.” No futuro, o objetivo é plantar árvores que sejam adequadas aos espaços públicos e fazer campanhas de reflorestação, garantiu a câmara municipal em declarações ao Correio de Azeméis. 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Ansiedade será o tema da segunda conversa do ‘À Direita Com’
28/03/2024
Rui Cardoso é o próximo convidado do Rotary Club de O. Azeméis
28/03/2024
Linha do Vouga com trajeto direto ao Porto
28/03/2024
Van Zee e Nininho Vaz Maia são as duas mais recentes confirmações para o 37.20
27/03/2024
ULS Entre Douro e Vouga com nova viatura de emergência e reanimação
27/03/2024
Lançamento da primeira pedra será feito no próximo dia 06 de abril
27/03/2024
Trânsito condicionado devido ao Azeméis CUP 2024
27/03/2024
Inscrições abertas para voluntariado no Mercado à Moda Antiga
27/03/2024