AECOA lança projeto de qualificação dos Sistemas Avançados de Produção

Concelho

EM COLABORAÇÃO COM A ASSOCIAÇÃO DA FEIRA

Em estreita colaboração com Associação Empresarial da Feira, a Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA), lançou, na passada terça-feira, um projeto permitirá caraterizar e desenhar o roadmap estratégico para os Sistemas Avançados de Produção. 
A presentação contou com a palavra do diretor executivo da AECOA, António Pinto Moreira, e contemplou, ainda, as intervenções dos presidentes dos órgãos executivos de ambas as associações, António da Silva Rodrigues, de Oliveira de Azeméis, e Manuel Alferes Pereira, de Santa Maria da Feira, bem como do administrador executivo do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), Luís Carneiro. 
O projeto, financiado pelo ‘Portugal 2020’ no montante de cerca de 411 mil euros no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, visa a qualificar e agregar a fileira dos Sistemas Avançados de Produção, através do levantamento e diagnóstico inicial da sua maturidade digital e desenho, disseminação e demonstração de um roteiro tecnológico para a Indústria 4.0. Esta fileira agrega os setores de fabricação de máquinas para a indústria, produtos metálicos e componentes para a indústria automóvel. O lançamento alinha diretamente com a Estratégia de Especialização Inteligente da Região Norte, no domínio prioritário Sistemas Avançados de Produção, pelo que a área geográfica abrangência assenta no Norte e, em particular, na Região do Entre Douro e Vouga (EDV), o que legitima o consórcio destas duas associações empresariais, com sede em Oliveira de Azeméis e em Santa Maria da Feira. 

 

“A Associação Empresarial já com 20 anos de experiência associativa e nasceu de um grupo de empresários sob o tema: espírito empreendedor. O espírito continua bem presente e patente no trabalho diário numa busca constante para servir melhor os empresários e o seu país. Oliveira de Azeméis tem referência em vários setores da vanguarda, no fabrico e na utilização de tecnologias avançadas (…) Estamos inseridos numa região de Entre Douro e Vouga, com concelhos com quem partilhamos desafios comuns e vontade de aprender em conjunto, pois só assim conseguimos chegar mais longe”. 
António da Silva Rodrigues, presidente da AECOA 

“Este é um projeto bastante ambicioso para nós. Mas, sempre aprendi que as coisas só são impossíveis antes de acontecerem. Este projeto foi uma candidatura ao NORTE 2020 e a sua execução vai durar até ao próximo ano. O maior objetivo é reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas”. 
António Pinto Moreira, diretor executivo da AECOA

“É um orgulho enorme fazer parte desta equipa e deste projeto pelas estruturas envolvidas, mas, também, pelo que se pretende com ele que é, de facto, muito ambicioso e aliciante. A Associação Empresarial da Feira está, neste momento, numa fase de reestruturação e, para além deste projeto, pretendemos a curto e médio prazo avançar para outros projetos de interesse para as empresas do concelho e da região”.
Manuel Alferes Pereira, presidente da AEF
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Van Zee e Nininho Vaz Maia são as duas mais recentes confirmações para o 37.20
27/03/2024
ULS Entre Douro e Vouga com nova viatura de emergência e reanimação
27/03/2024
Lançamento da primeira pedra será feito no próximo dia 06 de abril
27/03/2024
Trânsito condicionado devido ao Azeméis CUP 2024
27/03/2024
Inscrições abertas para voluntariado no Mercado à Moda Antiga
27/03/2024
Estar ‘AWARE’ da sua saúde
25/03/2024
ONG ajuda mulheres empreendedoras
25/03/2024
25 Mazdas MX5 juntaram-se no Parque La Salette
25/03/2024