Campeão I Divisão Distrital de Aveiro – Época 1972/73

1922-2022 - Centenário do Atlético Clube de Cucujães

Carlos Correia

De pé esquerda para a direita: Miguel (G. Redes), Luzia, Vareiro, Dionísio, David, Ramalho, Justino, Duarte, Moisés, Fernando, Alberto (Dirigente). Em baixo: José Manuel, Azevedo, Monteiro, João Pinho (Terinador Jogador), Lino, Bacano, Trindade, Luís, Campos, Ferreira, João Resende (Massagista)

 

 

Na época de 1972/73 o ACC, tendo como treinador/jogador João Pinho, viveu um dos momentos mais altos da sua história ao vencer pela primeira vez o campeonato da I divisão distrital de Aveiro, garantindo, dessa forma, o acesso ao campeonato nacional da III divisão de futebol.
À partida, a luta pelo título de campeão distrital passava por outros clubes com melhores condições financeiras e de trabalho que o Cucujães. Clubes como o Águeda e o Oliveira do Bairro apostaram forte na subida à III divisão nacional, reforçando-se com jogadores com larga experiência nos campeonatos nacionais.
O Cucujães, dadas as suas limitações financeiras, apenas podia contar com a chamada “prata da casa”, sendo alguns dos jogadores recrutados em equipas que participavam em torneios inter - empresas, como a Molaflex ou a Oliva.
Os jogadores do Cucujães não auferiam salário, recebendo apenas um prémio monetário em caso de vitória ou empate.
A série de bons resultados que a equipa ia alcançando acaba por fragilizar ainda mais as já frágeis finanças do clube, o que leva a Direção a deliberar a redução do valor dos prémios para metade. O grupo de trabalho reage negativamente, levando a Direção a abandonar o seu propósito.
O campo da Gandarinha não tinha iluminação elétrica, o que não permitia que a equipa aí pudesse treinar à noite. Apenas se podia utilizar uma pequena parte do campo que era iluminada por um poste da luz pública existente na estrada e nesse reduzido espaço se fazia o treino possível.
Muitos dos treinos eram feitos á volta da capela do Parque da Nossa Senhora dos Milagres, S. João da Madeira, para onde os jogadores se deslocavam a correr desde o campo da Gandarinha, assim fazendo o aquecimento. Outras vezes, aproveitava-se a disponibilidade das equipas da região cujos campos possuíam luz elétrica, para aí fazer treino de conjunto.
Com o desenrolar do campeonato confirma-se a forte aposta do Oliveira do Bairro e do Águeda na luta pelo título, ocupando estes clubes os lugares cimeiros da classificação, mas com a companhia do “intruso” Cucujães.
Chega-se à última jornada com o Cucujães a ocupar o primeiro lugar com um ponto de vantagem sobre o Oliveira do Bairro e dois sobre o Águeda.
Na última jornada o Cucujães deslocou-se à vizinha freguesia de S. Roque consciente que precisava de vencer o jogo para ser campeão.
Os cucujanenses uma hora antes do início do jogo invadiram as ruas de S. Roque, numa forte manifestação de apoio à sua equipa.
O Cucujães acabou por vencer o jogo por 3-1, com os adeptos a invadir o campo em busca de uma camisola dos seus heróis, como recordação do primeiro título de campeão da I divisão distrital de Aveiro.
No regresso a Cucujães os adeptos formaram um enorme cortejo, alguns deles deslocando-se a pé, fazendo com que o trânsito automóvel na EN 1, entre a o lugar da Margonça e Faria de Cima, se fizesse a passo.
A festa continuou pela noite dentro no Campo da Gandarinha, com gigantones, dança e muita alegria.
Este final de festa só foi possível porque todos aqueles que fizeram parte da equipa campeã, souberam, com a sua humildade, transformar todas as dificuldades numa vontade férrea de vencer, assente numa forte união entre todos.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Cortes de água em Cesar, Fajões, Nogueira do Cravo, São Roque, Pindelo e Ossela
28/03/2024
Ansiedade será o tema da segunda conversa do ‘À Direita Com’
28/03/2024
Rui Cardoso é o próximo convidado do Rotary Club de O. Azeméis
28/03/2024
Linha do Vouga com trajeto direto ao Porto
28/03/2024
Van Zee e Nininho Vaz Maia são as duas mais recentes confirmações para o 37.20
27/03/2024
ULS Entre Douro e Vouga com nova viatura de emergência e reanimação
27/03/2024
Lançamento da primeira pedra será feito no próximo dia 06 de abril
27/03/2024
Trânsito condicionado devido ao Azeméis CUP 2024
27/03/2024