CASAZ apoia refugiados da Ucrânia

Concelho

> Coletividade juntou 750 euros num almoço solidário

Cientes da sua missão de enaltecer a gastronomia oliveirense, mas nunca esquecendo a importância do carácter social e solidário das associações, a Confraria do Arroz e Sabores de Azeméis (CASAZ) organizou um almoço solidário, onde o arroz foi rei, mas toda a receita reverteu em prol dos refugiados ucranianos. A vice-presidente e responsável pelo departamento de ação social, Rita Alves, foi a convidada do programa ‘As Nossas Coletividades’ e falou sobre a iniciativa, assim como o percurso da coletividade que leva o nome de Oliveira de Azeméis e da sua gastronomia além-fronteiras.

CASAZ serviu 60 refeições e angariou 750 euros
“Nós temos a consciência de que já foi muito ajuda para a Ucrânia, mas temos consciência também que isto não pode cair no esquecimento (…) Já que não podemos fazer grandes festas, surgiu a ideia de um almoço solidário. O menu claro que tinha de ter arroz (…) Correu muitíssimo bem, servimos mais de 60 refeições.”

Mais de 750 quilos de alimentos já seguiram para a Ucrânia
“Angariamos mais de 750 euros que foram transformados em bens alimentares. Consultamos uma lista que os Bombeiros de Oliveira de Azeméis tinham como preferência de produtos. Enviamos comida já confecionada, comida para confecionar com data alongada, etc.”

A importância da missão social
“Temos um papel de ação social muito forte. Comprometemo-nos que todo os anos fazíamos uma intervenção social (…) Tudo acontece quando se unem forças e se dá as mãos.”

Levar a gastronomia de Oliveira de Azeméis “além-fronteiras”
“Somos uma confraria do arroz por termos uma grande componente industrial da sua transformação no nosso concelho. O nosso propósito é, sobretudo, gastronómico e levar a conhecer, nacional e internacionalmente, os sabores de Azeméis.”

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Duas oliveirenses são candidatas ao Parlamento Europeu nas próximas Eleições Europeias
23/04/2024
4º Encontro de Troca Plantas e Sementes
22/04/2024
Feirinha do Dia da Mãe na Comossela
22/04/2024
Faleceu o Professor Manuel Paiva a caminho dos 102 anos
22/04/2024
‘RJ Salão de Cabeleireiro e Estética’ apresenta-se de cara renovada
22/04/2024
Iniciou o projeto para a nova Casa Pastoral de Fajões
22/04/2024
800 pessoas coloriram as ruas de Cucujães
22/04/2024
Confraria das Papas de S. Miguel celebrou a Primavera
22/04/2024