Em
Correio de Azeméis

25 Mar 2022

Escola Superior de Saúde investe em formação na Área da Emergência

Concelho

> CURSOS CONTARAM COM EXERCÍCIOS PRÁTICOS DE SOCORRO ÀS VÍTIMAS

Entre os dias 15 e 16 de março, realizou-se, na Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, um curso de suporte de vida: PHTLS, Pre-Hospital Trauma Life Support

Os formandos inscritos puderem desfrutar de dois dias de formação com demostrações e exercícios práticos, adquirindo competências na abordagem sistematizada à vítima em casos de emergência.
Liliana Mota, formadora e coordenadora, explicou à Azeméis TV/FM no que consiste os cursos. O curso  PHTLS, certificado internacionalmente pela NAEMT (National Association Of Emergency Medical Technicians), “é um curso dirigido para o pré-hospitalar, para uma abordagem à vítima de trauma, por exemplo num acidente de viação. Quais são os cuidados com as vítimas que tiveram um acidente deste género, como é que podemos fazer a sua extração, como é que fazemos uma abordagem à vítima de forma a conseguirmos minimizar o impacto daquele trauma na recuperação da mesma (…) portanto, um curso muito centrado na área do trauma”.
A Escola também tem certificado o curso de Suporte Avançado de Vida, certificado nacional, pelo INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica), sendo este direcionado “às vítimas que têm, por exemplo, paragens cardiorrespiratórias e que nós temos de fazer uma abordagem a essa vítima, no sentido de podermos proceder à sua recuperação vital e conduzi-la em segurança ao hospital”, referiu Liliana Mota à Azeméis TV.
Estas são assim as duas grandes oportunidades oferecidas, fruto de um investimento da Cruz Vermelha Portuguesa e a Escola Superior de Saúde Norte, seguindo a tendência “de longos anos no cuidado e na preparação dos profissionais de saúde, dos estudantes do ensino pós-graduado e pré-graduado, no cuidado à pessoa em situação crítica”, prosseguiu. 
Henrique Pereira, presidente do conselho de direção da Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, referiu em entrevista à Azeméis TV/FM que o grande objetivo destes cursos é “seguir a estratégia institucional, por um lado da diversificação da oferta formativa e preparação de um conjunto vasto de profissionais, por outro a própria sustentabilidade da escola e, ao mesmo tempo, ser uma mais valia dentro da Cruz Vermelha. Queremos que estes cursos sejam desenvolvidos para todos os profissionais no âmbito da saúde.”
O presidente realçou, também, que esta é uma iniciativa para manter, sendo que estão programadas novas formações para o próximo mês de abril. Este curso realizou-se no âmbito do mestrado em enfermagem médico-cirúrgica na área da pessoa em situação crítica. No entanto este curso é dirigido a outros profissionais como socorristas, bombeiros, médicos e enfermeiros.
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Cortes de água em Cesar, Fajões, Nogueira do Cravo, São Roque, Pindelo e Ossela
28/03/2024
Ansiedade será o tema da segunda conversa do ‘À Direita Com’
28/03/2024
Rui Cardoso é o próximo convidado do Rotary Club de O. Azeméis
28/03/2024
Linha do Vouga com trajeto direto ao Porto
28/03/2024
Van Zee e Nininho Vaz Maia são as duas mais recentes confirmações para o 37.20
27/03/2024
ULS Entre Douro e Vouga com nova viatura de emergência e reanimação
27/03/2024
Lançamento da primeira pedra será feito no próximo dia 06 de abril
27/03/2024
Trânsito condicionado devido ao Azeméis CUP 2024
27/03/2024