Em
Correio de Azeméis

18 May 2022

Festas do Corpo de Deus regressam em força

Pindelo Freguesias

CELEBRAÇÕES ACONTECEM DE 15 A 19 DE JUNHO

Pinhão vai voltar a receber as festas do Corpo de Deus nos moldes normais. 40 dias depois da Páscoa, a celebração chega ao lugar da freguesia de Pindelo entre os dias 15 e 19 de junho. Ana Leite e Marco Pinho, da comissão de festas, estiveram nos estúdios da Azeméis TV/FM para descrever os pormenores do regresso. 

527 anos do Corpo de Deus em Pinhão
“A festa do Corpo de Deus, ou o feriado do Corpo de Deus, que acontece sempre 40 dias depois da Páscoa, tem uma data sempre móvel. Já é uma tradição em Pinhão com 527 anos. Eu e o Marco temo-nos dedicado a esta causa afincadamente porque não queremos deixar morrer a tradição nem as festas, porque Pinhão é um lugar pequeno e que está a ficar envelhecido. É importante valorizarmos aquilo que é nosso”. 
Ana Leite

A juventude tem-sejuntado à iniciativa
“Na comissão de festas somos apenas quatro elementos. Somos duas pessoas com mais idades e duas mais novas. Acredito que daqui a dois anos teremos juventude a pegar na comissão de festas, para nos dar um bocadinho de descanso. É muito importante haver esta renovação porque isto é muito exigente, implica muitos peditórios e muito trabalho para a realização das festas”.  
Marco Pinho

A pandemia reinventou a tradição do Corpo de Deus
“Todos os anos nós já começamos no ano anterior a preparar as festas no ano seguinte. Para as festas de 2020, começamos a fazer os peditórios porta a porta e, entretanto, fomos interrompidos pela pandemia, mas começamos logo a pensar em 2021 (…) mas como era a festa ininterrupta mais antiga de Oliveira de Azeméis, pensamos logo em forma de fazê-la noutros moldes e queríamos fazer uma lembrança. Assim, foi possível tirar os andores e passa-los pelas ruas, assim como um grupo de música. Foi muito gratificante, principalmente a parte religiosa”.
Marco Pinho
 

Partilhar nas redes sociais

PUB
Últimas Notícias
DIRETO > CARNAVAL DE VERÃO EM PINDELO
26/06/2022
João Paredes despede-se da Oliveirense e ruma ao Feirense
25/06/2022
CONCERTO DA BANDA MUSICAL DE FAJÕES COM 'VOZES DA RÁDIO'
25/06/2022
Maga e Miguel Pinheiro são reforços na Oliveirense
25/06/2022
Daniel Dias é vice-campeão nacional de Contrarrelógio
24/06/2022
Marcelo Marques vai continuar na Oliveirense
24/06/2022
Na área de acolhimento empresarial Ul/Loureiro
23/06/2022
André Martins é o novo treinador do Futsal de Azeméis
23/06/2022
PUB
PUB