Em
Correio de Azeméis

16 Mar 2022

Nuvens de poeira atingem Oliveira de Azeméis e cancelam treinos de futebol. Situação é preocupante para a saúde

Concelho

DGS avisa que a situação pode ter problemas na saúde e deixa conselhos. Treinos das camadas jovens dos clubes de futebol cancelados.

Nuvens de poeira que invadem o país também se notam em Oliveira de Azeméis. Esta quarta-feira será o dia de maior intensidade do fenómeno, que deverá piorar a qualidade do ar, como refere a Agência Portuguesa do Ambiente. Os treinos das camadas jovens de futebol foram cancelados ontem e assim devem continuar no dia de hoje.

Ana Catelas

À semelhança do que acontece em todo o país, também o concelho de Oliveira de Azeméis está coberto com nuvens de poeira que vêm do Norte de África e voltam a atravessar Portugal e Espanha. A situação deve prevalecer até ao final de amanhã, quinta-feira, como refere o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). “Está a ocorrer o transporte de poeiras sobre o território continental devido a um fluxo de sul induzido pela depressão Célia. As poeiras em suspensão, oriundas do norte de África, atingiram a Península Ibérica prevendo-se que persistam até ao fim do dia 17, quinta-feira”, pode ler-se no comunicado emitido por aquele organismo. “Os efeitos mais visíveis são a alteração da cor do céu visto que as poeiras estão normalmente acima da superfície, embora dependendo da sua concentração possam atingir níveis mais baixos com implicações na qualidade do ar e possíveis impactos na saúde. Também é possível ocorrer a deposição das poeiras através da precipitação, esta situação é mais provável na região Sul nos dias 15 e 16 de março”, refere ainda o IPMA.

DGS alerta para efeitos desta poeira na saúde humana

A Direção Geral de Saúde alerta para o facto deste poluente (partículas inaláveis – PM10) ter efeitos na saúde humana, principalmente na população mais vulnerável, cujos cuidados devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações. Assim, e enquanto este fenómeno se mantiver, a Direção-Geral da Saúde recomenda:

 - A população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.

- Os seguintes grupos de cidadãos, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas: Crianças; idosos; doentes com problemas respiratórios crónicos, designadamente asma; doentes do foro cardiovascular. Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso.

Em caso de agravamento de sintomas contactar o SNS 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.

Clubes de futebol cancelam treinos da formação

Os clubes de futebol do concelho cancelaram os treinos das equipas de futebol previstos para ontem conforme revelaram alguns emblemas nas redes sociais. “Esta decisão foi tomada, de acordo com a orientação da DGS e tem como base a situação meteorológica registada no dia de hoje (terça-feira), com um enorme fluxo de poeiras oriundas do norte de África, o que está a condicionar, fortemente, a prática de desporto ao ar livre”, referiu a Oliveirense.

Também o CD Loureiro cancelou os treinos de ontem e referiu que “continuaremos a analisar o desenrolar da situação durante os próximos dias e agiremos de acordo”. “Os treinos da formação, para hoje, quarta-feira, estão cancelados por indicação da Proteção Civil e DGS, tendo em conta as condições climatéricas”, avisou já o AC Cucujães.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Cortes de água em Cesar, Fajões, Nogueira do Cravo, São Roque, Pindelo e Ossela
28/03/2024
Ansiedade será o tema da segunda conversa do ‘À Direita Com’
28/03/2024
Rui Cardoso é o próximo convidado do Rotary Club de O. Azeméis
28/03/2024
Linha do Vouga com trajeto direto ao Porto
28/03/2024
Van Zee e Nininho Vaz Maia são as duas mais recentes confirmações para o 37.20
27/03/2024
ULS Entre Douro e Vouga com nova viatura de emergência e reanimação
27/03/2024
Lançamento da primeira pedra será feito no próximo dia 06 de abril
27/03/2024
Trânsito condicionado devido ao Azeméis CUP 2024
27/03/2024