Partidos analisam resultados concelhios

Debates - Politicamente Correto Exclusivos Concelho

> LEGISLATIVAS NO ‘POLiTICAMENTE CORRETO’NA AZEMÉIS TV/FM

Após as eleições Legislativas, do dia 30 janeiro, o programa ‘Politicamente Correto’ da Azeméis TV/FM fez uma análise aos resultados do concelho de Oliveira de Azeméis, com os representantes de cada um dos cinco partidos com assento na assembleia municipal. 

 

Análise dos resultados eleitorais
“Os resultados são bastante positivos para o PS, que obteve maioria absoluta e no concelho reforçou a votação de 2019. Os votos aumentaram devido à diminuição da abstenção. O Bruno Aragão é novamente eleito por Aveiro, o que é bastante positivo, por ser de Ol. de Azeméis e pelo grande trabalho que todos lhe reconhecem.” 
Vasco Alves, PS 

“Os resultados no concelho seguem a tendência a nível nacional. Para o PSD ficam aquém das expectativas. Sabíamos que havia a possibilidade de vencer, mas também de perder. Mas o que aconteceu no concelho foi o que aconteceu um pouco por todo o país. O PS conseguiu apelar ao voto útil da esquerda e o PSD não conseguiu chamar a si esse mesmo voto útil da direita.”
Nuno Pires, PSD  

“O BE caiu muito, é uma derrota clara. Reflete aquilo que foi a estratégia do PS ao alavancar o voto útil. As sondagens mostravam que o PS e PSD estavam num empate técnico, mas o apelo ao voto útil por parte do PS e o argumento de que a culpa do chumbo do orçamento era da esquerda, proporcionou a maioria absoluta do PS.”
Simão Magalhães, BE 

“Queria dar os parabéns ao Bruno Aragão e à Helga Correia. É bom o concelho ter esta representação na assembleia da república. O PS teve a maioria absoluta, porque assim não haverá desculpas ao longo dos quatro anos. Relativamente ao CDS foi uma derrota grande, por razões internas e pelo aparecimento de novos partidos.”
Pinto Moreira, CDS-PP

“Nós tínhamos o nosso objetivo traçado para o concelho, que era mantermos a terceira força política como nas autárquicas, conseguimos. A nível distrital tínhamos o objetivo de eleger um deputado, conseguimos.  A nível nacional era ter um resultado entre os 7% e 10%, eleger acima de 10 deputados e alcançar a terceira força política e também conseguimos.”
Manuel Almeida, CHEGA

Um mapa cor-de-rosa, a análise por freguesia
“É um facto o PS venceu todas as freguesias exceto a de Loureiro. O resultado das freguesias segue a tendência a nível nacional.”
Vasco Alves, PS 

“Os oliveirenses traduzem o que é a tendência a nível nacional. Obviamente que Loureiro foi a freguesia que manteve, tem um presidente que é eleito pelo Partido Social Democrático, e recentemente tem sido essa a tendência.”
Nuno Pires, PSD 
   
“ Se tivermos de fazer uma leitura, é de reparar que o BE varia entre o terceiro e quarto lugar. A única diferença é a freguesia de Loureiro onde tivemos o pior resultado.”
Simão Magalhães, BE 

“Esta diferença freguesia a freguesia, torna-se cada vez menos importante consoante o nível de eleição que estamos a tratar. Uma pessoa de Cucujães, de Cesar ou de Fajões, olha para o Rui Rio, António Costa ou o André Ventura, com a mesma distância.”
Pinto Moreira, CDS-PP

“Mantivemos na grande maioria das freguesias o mesmo número de votos que obtivemos nas autárquicas.” 
Manuel Almeida, CHEGA 

A visita dos líderes partidários ao concelho teve influência?
“Tudo tem a sua influência, mas na minha opinião é muito mínima. Acho mais importante o trabalho desempenhado pelos líderes locais e do trabalho feito, que isso sim é o que as pessoas valorizam.” 
Vasco Alves, PS 

“90% da importância deve-se exclusivamente à pessoa que se candidata a primeiro-ministro. Por exemplo, os votantes do CHEGA, não sabem que não estão a votar no André Ventura, porque o deputado por Aveiro chama-se Jorge Valsassina.”
Nuno Pires, PSD   

“No caso do BE se a Catarina Martins tivesse vindo ao concelho penso que a influência seria pouca. Como já vimos os votos em Oliveira de Azeméis seguiu a tendência a nível nacional, portanto penso que a influência não seria muita.”  
Simão Magalhães, BE 

“Não é por verem um rosto de um líder partidário, que vão mudar os seus ideais políticos e a sua intenção de voto.”  
Pinto Moreira, CDS-PP

“Podia haver uma pequena influência se André Ventura tivesse vindo a Oliveira de Azeméis, mas nada significativo.”
Manuel Almeida, CHEGA 
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Caminhada no Parque Molinológico de Ul no dia 01 de maio
26/04/2024
Exposição 'Máquinas de Costura Centenárias' na Casa-Museu de Oliveira de Azeméis
26/04/2024
Banda Musical de Fajões no II Festival de Filarmonia D'Ouro
26/04/2024
ACREV vai organizar Noite de Fados
26/04/2024
Centenas de fajonenses afluíram ao Monte de São Marcos. Veja as fotos da grande festa
25/04/2024
António Aguiar vai-se recandidatar a presidente da Banda de Música de Carregosa
25/04/2024
ADRC de Palmaz vai requalificar parte do Parque Bento Carqueja em Palmaz
25/04/2024
Comemorações 50 anos do 25 de abril: “A associação natural de Ferreira de Castro a essa data acontece”
25/04/2024