Em
Correio de Azeméis

8 Apr 2022

Paulo Neves ofereceu uma estátua de S. José ao Papa Francisco: "Foi um momento super especial"

Destaques Freguesias Cucujães

Escultor de Cucujães ofereceu uma estátua de S. José em bronze ao Papa Francisco

O escultor Paulo Neves foi recebido pelo Papa Francisco, na manhã da passada quarta-feira, no Vaticano, em Roma, a quem ofereceu uma estátua de S. José. Este é um momento que o artista garante jamais irá esquecer.

Ana Catelas

Paulo Neves, escultor com grande ligação à arte sacra, foi recebido pelo Papa Francisco, a quem ofereceu uma peça (em gesso e fundida a bronze) representativa de S. José e de quem o chefe da igreja católica é grande devoto. Este "momento único" aconteceu na manhã da passada quarta-feira no Vaticano, em Roma, para onde Paulo Neves viajou de propósito após convite de D. Tolentino Mendonça, arquivista do Arquivo Apostólico do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica Vaticana, na Cúria Romana. "Levei-lhe um S. José feito por mim e estive um bocadinho com o Papa e a ser abençoado por ele. Foi uma cerimónia muito bonita. O Papa é uma grande pessoa, sente-se algo especial quando se está com ele", explicou ao Correio de Azeméis Paulo Neves visivelmente contente pelo momento que viveu. "Acho que o Papa gostou. O olhar dele e a forma como ele tocava na peça revelavam isso mesmo", recordou o escultor, que não tem dúvidas que este foi um "momento único" e super especial" e que jamais vai esquecer. Paulo Neves referiu ainda que o Papa terá ficado "surpreendido" com a peça que recebeu. "Se calhar não estava a contar com a escultura".

A estátua elaborada por Paulo Neves e oferecida ao Papa Francisco

Ao Correio de Azeméis, Paulo Neves revelou a mensagem que o chefe máximo da igreja católica lhe transmitiu no pouco tempo que estiveram juntos: "Ele só me disse para eu continuar a ser artista porque o mundo precisa de artistas". Outro pormenor da visita revelado pelo escultor foi que Francisco lhe pediu para retirar a máscara enquanto conversavam. "Cumprimentei-o e ele pediu para eu retirar a máscara, porque ele queria cumprimentar e conversar sem máscara". 

"São momentos únicos na vida. Acho que o Papa é uma pessoa super humana. O seu olhar, a sua expressão... Quando ele está com uma pessoa sentimos mesmo que ele está connosco e não com o pensamento noutro lugar", acrescentou o artista cucujanense, que já fez peças para a Igreja de Fátima. Paulo Neves é, por exemplo, o autor da Estátua a S. Gonçalinho (em pedra e com a altura de 268 cm) que se encontra em Aveiro e, recentemente, também o criador de três novas peças em mármore na remodelada Igreja de S. Gonçalo, em Amarante: o altar, com 13 rostos em representação da última ceia; o ambão, com representação dos quatro evangelistas; e uma cadeira.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Cortes de água em Cesar, Fajões, Nogueira do Cravo, São Roque, Pindelo e Ossela
28/03/2024
Ansiedade será o tema da segunda conversa do ‘À Direita Com’
28/03/2024
Rui Cardoso é o próximo convidado do Rotary Club de O. Azeméis
28/03/2024
Linha do Vouga com trajeto direto ao Porto
28/03/2024
Van Zee e Nininho Vaz Maia são as duas mais recentes confirmações para o 37.20
27/03/2024
ULS Entre Douro e Vouga com nova viatura de emergência e reanimação
27/03/2024
Lançamento da primeira pedra será feito no próximo dia 06 de abril
27/03/2024
Trânsito condicionado devido ao Azeméis CUP 2024
27/03/2024