Em
Correio de Azeméis

11 Jan 2022

235

Renovação da Linha do Vouga já começou

Destaques Concelho

INVESTIMENTO SERÁ DE DOIS MILHÕES E 650 MIL EUROS

A renovação integral da linha do Vouga, no troço que liga Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira, já começou. Esta obra teve início na Estação de Oliveira de Azeméis, na primeira semana de janeiro, e o investimento da mesma está avaliado em dois milhões e 650 mil euros.

O início das obras estava previsto para 2021, mas a pandemia causada pela covid-19 atrasou todo o processo. Segundo a autarquia, “a reabilitação da linha do Vouga, com especial incidência no troço Espinho-Oliveira de Azeméis, é um investimento da Infraestruturas de Portugal S.A. estando inserido no Programa Nacional de Investimentos (PNI2030), com um custo estimado de 75 milhões de euros”.
Segundo a deputada oliveirense na Assembleia da República, Helga Correia (PSD), “esta intervenção está relacionada, apenas, com o mau estado em que a linha se encontra, e prevê substituição integral de carris, travessas e fixações, balastragem de via e ataque mecânico pesado, bem como a automatização de passagens de nível”, referiu. 
O Movimento Cívico Pela Linha do Vouga (MCLV) deu conta, através de algumas fotografias, das primeiras máquinas a chegar ao local e “congratula-se” pelo feito. “Apesar de começar com alguns atrasos, é bom verificar que já existe obra no terreno e esperamos que muito em breve possa ser replicada no troço central, entre Oliveira de Azeméis e Sernada do Vouga”, pode ler-se numa publicação na rede social Facebook. 
Ainda segundo a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, a conclusão da obra está prevista para o final de junho. 

Vouguinha mais “rápido, cómodo e regular”

Alguns membros do Bloco de Esquerda (BE) fizeram, na passada quarta-feira, uma viagem de Vouguinha entre Oliveira de Azeméis e Espinho. O partido reforça a necessidade de “requalificação integral” da linha e alerta para o “estado de degradação” em que se encontra, registando falta de “condições” e “segurança”. Segundo o deputado da Assembleia da República e cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Aveiro às legislativas, Moisés Ferreira, a linha do Vouga tem uma grande importância para o concelho e para a região, e, nos últimos seis anos de governo do PS “houve muitas promessas sem concretização”. O deputado considera necessário “garantir a eletrificação de toda a linha” e, também, “colocar locomotivas, comboios e material circulante mais moderno”. “Em 2020 houve mais de 300 mil passageiros nesta linha, o que mostra que ela é importante e necessária “, concluiu. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

PUB
Últimas Notícias
Casa das Associações recebe centro de vacinação
24/01/2022
A representação do concelho nas listas
24/01/2022
Oliveirenses nas listas por Aveiro
24/01/2022
Comerciantes notam falta de clientes
24/01/2022
“Tem as piores condições do distrito”
24/01/2022
“Teríamos uma ligação direta a Fajões”
24/01/2022
FERPINTA precisa de bons acessos à ZI de Ul/ Loureiro
19/01/2022
Oliveira de Azeméis será o único concelho do distrito sem centro de vacinação
19/01/2022