Em
Correio de Azeméis

9 Aug 2022

Simoldes investe no negócio da energia

Concelho

Grupo desenvolveu primeira célula de ião de sódio

Em parceria com o Vasco da Gama CoLab, o Grupo Simoldes desenvolveu e produziu as primeiras “coin cells” de ião de Sódio em Portugal, que foram apresentadas em julho nas instalações da Simoldes, em Oliveira de Azeméis, integradas num demonstrador. 
Totalmente concebidas e produzidas nos laboratórios do Vasco da Gama Colab, estas primeiras “coin cells” de ião de Sódio permitiram validar a química do cátodo e do eletrólito, a construção dos elétrodos e a construção das baterias. A tecnologia de ião de Sódio permite a construção de baterias com maior densidade de potência comparando com as baterias de lítio NMC, mais seguras e mais baratas e que usam materiais abundantes, com processos de extração com menor pegada ecológica e facilmente reutilizáveis. 
A partir desta validação conceptual e funcional, a Simoldes, dando passos relevantes no sentido da concretização da sua estratégia de afirmação progressiva no negócio emergente das soluções de armazenamento de energia, o Vasco da Gama CoLab e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em articulação com outros parceiros, perspetivam ter em 2025 as primeiras células de iões de Sódio com o formato comercial para montar em baterias para os setores da mobilidade e estacionário. 
O compromisso estratégico passa, de facto, pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas de armazenamento de energia verdadeiramente sustentáveis, revolucionárias e complementares, usando, preferencialmente, matérias primas dissolvidas na água do mar português, enquadrando-se, de forma distintiva e efetiva, nos desafios da transição climática. O compromisso dos promotores é para com o país e a Europa, ambicionando que uma fração muito substancial da cadeia de valor desta tecnologia fique em Portugal, servindo o mundo. 
Vendo a grande potencialidade desta nova forma de armazenamento de energia a Simoldes irá criar uma nova área de negócios dedicada a esta área, a Simoldes Energy.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Oliveirense jogou no Torneio do Centenário do Beira-Mar
26/09/2022
Álvaro Rocha eleito presidente
26/09/2022
Martinez garantiu o ponto a acabar
26/09/2022
Filipe Alves multado e suspenso por 23 dias
26/09/2022
Vítima teve de ser desencarcerada
26/09/2022
Sem-abrigo de novo ao relento
26/09/2022
Vilarinho de S. Luís é ‘Aldeia de Portugal’
26/09/2022
Ao lado da comunidade oliveirense há 15 anos
26/09/2022
PUB