Em
Correio de Azeméis

28 Dec 2021

Trabalhar Para Mudar

Bloco de Esquerda

Diogo Barbosa *

A quadra que agora atravessamos é um momento importante de reunião das famílias. Ao pensar na família, e família são as várias formas de relação entre as pessoas, não apenas aquelas estabelecidas pelo sangue, devemos também pensar nas condições para o desenvolvimento das pessoas e ao seu direito a uma vida digna.
Aprovou-se o orçamento camarário para 2022 e, no nosso entender, não foram procuradas soluções para a fixação de população em Oliveira de Azeméis. Olhamos a medida da descida da taxa do IMI para o valor mínimo com agrado, mas o que é que foi proposto para resolver o problema da especulação imobiliária no nosso concelho? Nada. Ao longo do período em que ocorreu a campanha autárquica houve um grande consenso no que toca à ideia de que Oliveira de Azeméis necessita de ser um concelho mais atrativo. Do ponto de vista da habitação isso só pode acontecer se o município intervir como regulador. Alertamos durante a campanha e nos debates para a necessidade de se aderir a programas como o 1º Direito e da necessidade da criação de uma bolsa de arrendamento a custos controlados. Até ver de nada serviu e nenhuma proposta nesse sentido surgiu por parte do executivo.
Com a falta de planeamento estratégico no setor da habitação é difícil fazer com que os jovens e as jovens famílias se possam fixar e viver em Oliveira de Azeméis com qualidade de vida. Assim, assistimos a mais um ano em que não se prevê um investimento num parque habitacional público com rendas acessíveis e que pode trazer a possibilidade de regular o mercado da habitação no nosso concelho. Na nossa perspetiva, deve existir uma plano de reabilitação do edificado urbano que esteja devoluto e que sirva as nossas pessoas trazendo duas vantagens. A primeira é a de que garantimos que o edificado devoluto ganha nova vida sem a necessidade de nova construção, a outra é a de que podemos, como agentes de serviço público, procurar dar melhores condições para quem se quer fixar no nosso concelho. E isso só se faz com vontade.


 * porta voz da Comissão Política do BE

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Centenas de fajonenses afluíram ao Monte de São Marcos. Veja as fotos da grande festa
25/04/2024
António Aguiar vai-se recandidatar a presidente da Banda de Música de Carregosa
25/04/2024
ADRC de Palmaz vai requalificar parte do Parque Bento Carqueja em Palmaz
25/04/2024
Comemorações 50 anos do 25 de abril: “A associação natural de Ferreira de Castro a essa data acontece”
25/04/2024
Comemorações 50 anos do 25 de abril: Correio de Azeméis ao lado da democracia e da liberdade há 50 anos (com fotos)
25/04/2024
Comemorações dos 50 anos em Oliveira de Azeméis do 25 de abril: as celebrações em fotos
25/04/2024
Cortejo académico saiu à rua
25/04/2024
Parque Verde de Carregosa e Parque César Guedes vão ser requalificados
25/04/2024