Visão de futuro

PS

Bruno Aragão *

Ferreira de Castro escreveu, numa mensagem de 1949: “Eu não sou político [...]. Eu não desejo ser senão o modesto escritor que tenho sido – mas desejo sê-lo livremente.”
Por mensagens como esta, eu, que vou sendo um modesto político, tenho podido sê-lo em plena liberdade. E se a modéstia depende apenas de mim e da forma como olho para os outros, poder sê-lo em liberdade depende do contexto e do tempo em que nasci. Depende sobretudo dos que, antes de mim, construíram este contexto e este tempo. Há por isso na vida coincidências a que nos agarramos como amuleto. 
Ferreira de Castro nasceu no meu concelho e envolveu-se nos congressos republicanos de Aveiro, distrito pelo qual eu próprio fui eleito deputado. Exerceu oposição ao Estado Novo e, 20 anos depois da mensagem de 1949, escreve ao II Congresso Republicano de Aveiro: “Não sei ver o mundo de ontem e de hoje, sem o meu cérebro e o meu coração desejarem a humanidade redimida de todas as injustiças – um mundo justo e fraternal para todos, todos os homens!”. 
Foi este o enorme legado que o 25 de Abril nos trouxe. Não a remissão de todas as injustiças, que ainda as há e bem sérias, mas a possibilidade de as combater em total liberdade. Porque é isso que nos permite que as possamos reconhecer e, dessa forma, abertamente as combater.
É esta a reflexão que devemos procurar fazer quando evocamos a memória do escritor e discutimos o Centro Interpretativo que lhe deveríamos ter construído há anos. Ferreira de Castro não é um registo histórico, nem um reduto académico. Ferreira de Castro deve ser, para nós Oliveirenses, uma forma de ser e de estar. Aquela que nos deve correr na seiva das raízes comuns. 
Na comemoração dos 50 anos de Abril, comemoraremos também os 50 anos da sua morte. Será a melhor das oportunidades para que, definitivamente, para além da sua obra literária, a sua mensagem possa ser a nossa mais convicta referência ética e moral e o seu exemplo o nosso próprio espelho da Liberdade. 
  * Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Van Zee e Nininho Vaz Maia são as duas mais recentes confirmações para o 37.20
27/03/2024
ULS Entre Douro e Vouga com nova viatura de emergência e reanimação
27/03/2024
Lançamento da primeira pedra será feito no próximo dia 06 de abril
27/03/2024
Trânsito condicionado devido ao Azeméis CUP 2024
27/03/2024
Inscrições abertas para voluntariado no Mercado à Moda Antiga
27/03/2024
Estar ‘AWARE’ da sua saúde
25/03/2024
ONG ajuda mulheres empreendedoras
25/03/2024
25 Mazdas MX5 juntaram-se no Parque La Salette
25/03/2024