Visão de Futuro

PS

Bruno Aragão *

Ferreira de Castro nasceu precisamente neste dia, 24 de maio. Só em 2033 se repete a coincidência de calhar a uma terça-feira, dia em que é publicada esta crónica. Aproveito a oportunidade para o evocar e falar do seu Centro Interpretativo. Gerou alguma polémica, como é natural no que nos apaixona, mas merece reflexão. 
1. A ideia de um Centro Interpretativo é antiga, mas, como muitas coisas em Oliveira de Azeméis, nunca passou disso mesmo. 
2. A Casa-Museu degradou-se e dificilmente cumpre requisitos museológicos. Se, numa tarde de outono a quiser visitar, terá sérias dificuldades. Não tem qualquer sistema de eletrificação ou iluminação, só para dar um exemplo.
3. A Quinta há muito que é sementeira das ervas do acaso das estações. 
4. A Biblioteca esteve sem qualquer requalificação anos e anos. Os livros que Ferreira de Castro lhe entregou e ali organizou foram há muito retirados por falta de condições. A imaterialidade dessa organização possivelmente já se perdeu. 
5. Sabemos como chegamos a este estado. A explicação é a mesma para este e para muitos outros problemas. Pouca denúncia houve. Projetos, nenhuns. 
6. O espólio que ali temos é importante, mas precisa de ser continuamente aumentado e alimentado. Precisa de enquadramento, de interpretação e de programação constante.  Não se trata de paredes, nem dos sapatos em cima de um baú. É antes uma mensagem profunda sobre justiça social, sobre a errância do Homem e sobre um mundo melhor. 
7. Ouvi muitos argumentos contra este Centro Interpretativo, mas nenhum que refute o estado a que chegamos e o impacto que isso teve na memória e na mensagem do escritor. E há, na reflexão pessoal e silenciosa que todos podemos fazer, uma convicção que rapidamente nos nasce. Ferreira de Castro e a sua família ficariam certamente agradados com a atenção que finalmente lhe estamos a dar e com o esforço de perpetuar toda a sua humanidade. Tenhamos a humildade dessa coragem, quando é tempo.   
  * Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Cortes de água em Cesar, Fajões, Nogueira do Cravo, São Roque, Pindelo e Ossela
28/03/2024
Ansiedade será o tema da segunda conversa do ‘À Direita Com’
28/03/2024
Rui Cardoso é o próximo convidado do Rotary Club de O. Azeméis
28/03/2024
Linha do Vouga com trajeto direto ao Porto
28/03/2024
Van Zee e Nininho Vaz Maia são as duas mais recentes confirmações para o 37.20
27/03/2024
ULS Entre Douro e Vouga com nova viatura de emergência e reanimação
27/03/2024
Lançamento da primeira pedra será feito no próximo dia 06 de abril
27/03/2024
Trânsito condicionado devido ao Azeméis CUP 2024
27/03/2024