Visão de futuro

PS

Bruno Aragão *

No artigo da semana passada, a propósito do investimento que finalmente se começou a fazer nas zonas industriais, falei da enorme capacidade industrial do concelho. Essa marca é de tal forma forte que, como acontece tantas vezes com cada um de nós, se torna identitária. Passa a ser a forma como nos vemos e como os outros nos veem. Quantas vezes nos definem pela nossa profissão? Fulano é isto ou aquilo, quando em rigor deveríamos dizer que fulano faz isto ou aquilo. Na verdade, cada um de nós é muito mais do que aquilo que faz. O mesmo acontece com um concelho.
Oliveira de Azeméis tem uma marca industrial identitária que desmereceu outras. Isto foi de tal forma verdade que, mesmo não tendo feito muito pelas zonas industriais, fez ainda menos por outras áreas.
E dou um exemplo simples, a partir do Dia Mundial do Ambiente que se comemorou este domingo e da caminhada promovida pela Juventude Socialista. Durante a manhã, na freguesia de Pindelo, percorremos troços incríveis do rio, com cascatas, açudes, pequenos rápidos, levadas, ou pequenas enseadas de águas calmas. Há neste concelho uma dimensão de natureza que, pela tal marca identitária, esquecemos. Muito pouco fizemos por ela na verdade. E isso vê-se de muitas formas. As redes de água e saneamento nunca foram prioridade, com o impacto direto que ainda hoje têm nos cursos de água. A proteção de património foi sempre deficitária, o que explica que muito esteja tomado por vegetação e seja totalmente desconhecido.
É como digo muitas vezes: precisamos de ultrapassar os problemas, sem esquecer os novos desafios. Por isso é extraordinária a notícia de termos mais de 50% do concelho com saneamento tratado. Passamos em 4 anos de cerca de 23% para mais de 50%, um problema que vamos ultrapassando. Mas é também por isso que a Grande Rota OAZ, um percurso com 100 Km de trilhos pedonais unindo todas as freguesias, é outra excelente medida. É um desafio e cheira a futuro.   
  * Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Centenas de fajonenses afluíram ao Monte de São Marcos. Veja as fotos da grande festa
25/04/2024
António Aguiar vai-se recandidatar a presidente da Banda de Música de Carregosa
25/04/2024
ADRC de Palmaz vai requalificar parte do Parque Bento Carqueja em Palmaz
25/04/2024
Comemorações 50 anos do 25 de abril: “A associação natural de Ferreira de Castro a essa data acontece”
25/04/2024
Comemorações 50 anos do 25 de abril: Correio de Azeméis ao lado da democracia e da liberdade há 50 anos (com fotos)
25/04/2024
Comemorações dos 50 anos em Oliveira de Azeméis do 25 de abril: as celebrações em fotos
25/04/2024
Cortejo académico saiu à rua
25/04/2024
Parque Verde de Carregosa e Parque César Guedes vão ser requalificados
25/04/2024