135 borrachos voaram no derby aveirense

Destaques Desporto Columbofilia

Columbofilia>Com solta em Viana do Alentejo e chegada a S. Roque

No passado sábado foram muitos os columbófilos que assistiram, em S. Roque, à chegada dos borrachos que participaram no derby da Associação Columbófila do Distrito de Aveiro.
O passado sábado voltou a ser de festa na sede da Associação Columbófila do Distrito de Aveiro (ACDA), em S. Roque. Desta vez, os columbófilos testemunharam a chegada dos borrachos que participaram no derby organizado pela associação aveirense. Os 135 borrachos, que participaram na prova, foram soltos às 7h45, em Viana do Alentejo, e percorreram 285km (em linha) até chegarem a S. Roque, onde o primeiro chegou às 12h12m42s, fazendo uma média 1.067,48 metros por minuto. 
O borracho vencedor pertence a Domingos Alves (Esquadrão F16 Super Sónicos), que assim revalidou o título conquistado o ano passado.
Além de assistirem à chegada dos pombos, os columbófilos presentes degustaram um almoço proporcionado pela ACDA, seguido do leilão dos pombos.

“O derby consiste numa competição de um pombal único, com pombos nascidos em pombais diversificados, não só de aveiro mas de columbófilos de todo o país, e que são tratados por um único tratador, todos da mesma forma, o local de chegada tem a mesma coordenada para todos e aí já prevalece a qualidade do pombo e não o saber preparar o pombo para uma competição. Esta competição, inicialmente mais direcionada para o distrito, ganhou proporções de interesse por todo o país e nós somos muito requisitados na adesão a esta competição. Temos uma capacidade de cerca de 350 pombos no pombal e no dia em que abrimos as inscrições, quatro horas depois, já tínhamos todas as inscrições ocupadas, o que denota o interesse das pessoas participarem nesta competição. Este dia é uma de festa”.
Pedro Soares, presidente da ACDA

“Tradicionalmente, este é o dia de maior movimento aqui na nossa sede porque coincide com a chegada do derby e estão cá centenas de pessoas, não só do distrito, mas de outras paragens. O segredo da nossa equipa (diretiva) passa pela existência de uma equipa vasta, composta por gente jovem. E conseguimos todos interagir e criar eventos como este. A ACDA tem cerca de 60 coletividades ativas. Esta é uma modalidade cem por cento amadora”.
Luís Silva, presidente da Assembleia Geral

“Estou já há cinco anos no derby de Aveiro e tenho tido sempre pombos nas finais. Este ano, as coisas também estão a correr bem. A forma de organização deste dérbi, a forma como tratam os pombos, agradam-me e se me deixarem continuar, vou continuar aqui”.
Domingos Alves, vencedor do derby (Amares, Braga)

Partilhar nas redes sociais

PUB
Últimas Notícias
Francisco Pinto Balsemão no 'À Conversa Com..' adiado para 07 de fevereiro
20/09/2023
Oliveirense afastada nas meias-finais
18/09/2023
Fajões apresenta-se aos adeptos
18/09/2023
Adeptos do Pinheirense quiseram conhecer o plantel
18/09/2023
Margarida Oliveira entre as melhores nacionais
18/09/2023
Regina Gilvaz e Ângelo Araújo conquistam pódios no Distrital
18/09/2023
André Costa no 2º lugar na Bélgica
18/09/2023
Macieirense estagiou em Mira
18/09/2023
PUB