A privacidade vale ouro

Tribuna da Delegação

Rita Mota Ferreira *

Nos anos 90, começou a sentir-se, entre nós, a importância do computador no uso quotidiano, tanto do mais comum cidadão, como da própria administração. 
Perpassam, de facto, várias situações: desde a informatização dos serviços públicos, pela indicação de medidas para o desenvolvimento da indústria de software e análise das implicações sociais (das quais se destaca o problema da info-afalbetização e infor-exclusão) e jurídicas da sociedade de informação. O uso de sistemas informáticos quando conexionados com a Internet detém, de facto, vários perigos, nomeadamente o perigo do uso impróprio dos sistemas, mas também um poderoso meio de violação da reserva da vida privada.
Contudo, o que se pretende proteger, entre nós, é, antes de tudo, a reserva da intimidade privada, constitucionalmente consagrada no artigo 26º da C.R.P., ou seja, a privacidade de cada um dos nossos concidadãos.
O problema é o de nos encontrarmos numa sociedade de extremos, sendo que, nas sábias palavras de Faria Costa, no mundo moderno, desenvolvem-se “duas correntes perturbadoras: uma de demasiada publicidade, com desrespeito do direito individual à intimidade; outra de publicidade a menos, com o consequente aumento do segredo em áreas até aqui consideradas públicas”. 
E, para a garantia deste direito (da reserva da intimidade privada), existe o direito à autodeterminação informacional, com previsão constitucional no artigo 35º da CRP. 
Hoje, mais do que nunca, a privacidade vale ouro..
* Advogada

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Colisão fez duas vítimas em Nogueira do Cravo
24/04/2024
1ª edição de Trail em Cesar juntou 250 participantes
24/04/2024
Duas oliveirenses são candidatas ao Parlamento Europeu nas próximas Eleições Europeias
23/04/2024
4º Encontro de Troca Plantas e Sementes
22/04/2024
Feirinha do Dia da Mãe na Comossela
22/04/2024
Faleceu o Professor Manuel Paiva a caminho dos 102 anos
22/04/2024
‘RJ Salão de Cabeleireiro e Estética’ apresenta-se de cara renovada
22/04/2024
Iniciou o projeto para a nova Casa Pastoral de Fajões
22/04/2024