Em
Correio de Azeméis

24 Jan 2022

A representação do concelho nas listas

Debates - Politicamente Correto Destaques

‘Politicamente Correto’ debateu LEGISLATIVAS 2022

O primeiro ‘Politicamente Correto’ do ano focou-se na discussão sobre “a representação do concelho nas listas partidárias” do círculo eleitoral de Aveiro, candidatas às Legislativas do dia 30 de janeiro. O debate contou com a presença de um representante de cada partido com representação na assembleia municipal: do CDS-PP, Pinto Moreira; do PS, João Costa; do PSD, Nuno Pires; do BE, Diogo Barbosa; e do CHEGA, Rudolfo Rodrigues. 

Estão os partidos numa boa posição?
“Ao longo da democracia tem sido tradição o PSD de Oliveira de Azeméis ter uma representação na Assembleia da República. Helga Correia volta a ser candidata num lugar perfeitamente elegível (…) é muito importante existir esta representação (…) pode significar que as concelhias são ouvidas. Oliveira de Azeméis merece um lugar de destaque em qualquer uma das listas de Aveiro”. 
Nuno Pires, PSD

“O Bloco de Esquerda tem duas mulheres na lista de Aveiro (…) O partido tem crescido no distrito e, neste momento, temos dois deputados eleitos (…) A representação nas listas é um reflexo do bom trabalho que o BE tem feito em Oliveira de Azeméis. O nosso concelho, pela capacidade industrial e exportadora, deve ser tido em conta”.
Diogo Barbosa, BE

“Eu próprio faço parte das listas pelo círculo eleitoral de Aveiro às legislativas (…) Em Aveiro, o CDS-PP tem procurado manter uma representação forte. Em Oliveira de Azeméis temos tido sempre um representante. É bom todos os partidos terem representação, porque o peso político depende de todos”.
Pinto Moreira, CDS-PP

“Nas listas por Aveiro pusemos o Manuel Almeida, o nosso presidente da concelhia, e que muito tem trabalho por Oliveira de Azeméis (…) A nossa concelhia estará sempre em contacto com a distrital que, por sua vez, dará conhecimento aos deputados, e vamos estar a acompanhar todos os problemas que apareçam ao longo de todo o mandato”.
Rudolfo Rodrigues, CHEGA

“A representação concelhia é muito subjetiva porque os deputados são representantes da nação, e, espero eu, que estejam lá para representar o país, em primeiro lugar, e só depois o seu distrito como um todo, senão nunca teremos coesão territorial”.
João Costa, PS

Oliveira de Azeméis: uma “força económica”, mas “uma fraqueza” na presença das listas de Aveiro?
“Eu não concordo, uma vez que todos os partidos aqui representados, e, também, os que não estão, como a Iniciativa Liberal e o PCP, têm representantes nas suas listas. Nós temos 16 eleitos no distrito de Aveiro e não podemos pensar que todos os partidos vão conseguir eleger uma pessoa de Oliveira de Azeméis, quando às vezes nem elegem um deputado no distrito”. 
Nuno Pires, PSD

“Há partidos a mais relativamente aos locais disponíveis para eleger na Assembleia da Repúblico. O peso político não tem de se traduzir no facto dos deputados eleitos serem de Oliveira de Azeméis (…) Não creio que isso seja prejudicial no trabalho do BE no distrito de Aveiro”.
Diogo Barbosa, BE

“A representatividade dos partidos por concelho vale o que vale. O que importa é o distrito e o trabalho que os deputados que forem eleitos forem fazer. Num distrito com 19 concelhos que elege 16 lugares, podem existir concelhos que dizem ‘nós nem vamos votar’. Não é o concelho que elege deputados”.
Pinto Moreira, CDS-PP

“Nós não sabemos se vamos ser eleitos ou não, mas temos esperança. Não interessa em que lugar Oliveira de Azeméis está na lista, porque, no fundo, estamos todos ao mesmo nível. No CHEGA, todos os concelhos ficam representados e todos estão ligados e em uníssono”.
Rudolfo Rodrigues, CHEGA

“Para nós é muito mais importante termos bons representantes no parlamento, do que termos, ou não, representantes de Oliveira de Azeméis. Não temos a menor dúvida que o PS fará chegar as reivindicações do concelho ao governo. Exemplo disso é que o Ol. Azeméis, foi o único município a receber um milhão de euros para intervencionar escolas da sua responsabilidade. A força do município a nível nacional com o PS é boa”.
João Costa, PS
 

 

Partilhar nas redes sociais

PUB
Últimas Notícias
UDO/Cerciaz Padel apresentou equipa feminina
21/05/2022
UD Oliveirense é entidade formadora de 4 estrelas
20/05/2022
Jovens que sequestraram homem obrigadas a voltar ao CAF Pinto de Carvalho
20/05/2022
Alunos do CENFIM com título nacional
20/05/2022
Centro de Vacinação de Oliveira de Azeméis tem novo horário
20/05/2022
CD Loureiro é Entidade Formadora 3 estrelas
20/05/2022
Sete atletas individuais recebem apoio da câmara municipal
19/05/2022
UDO/Cerciaz Padel apresentou equipa masculina de +45
19/05/2022
PUB
PUB