“Acredito que Oliveira de Azeméis tem muito potencial e talento”

Destaques Concelho

FRANSCICO BORGES COSTA, DESIGNER, JÁ VESTE celebridades

Francisco Borges Costa é um designer oliveirense, com uma marca própria e que já é uma certeza no panorama da moda nacional. Na entrevista que concedeu ao Correio de Azeméis, Francisco Borges Costa agradeceu todo o apoio que tem sentido por parte dos oliveirenses.

Os primeiros passos 
“Desde novo desenho vestidos e tenho um fascínio pelo design de moda desde que me conheço. Lembro-me de ser criança e o meu ‘avô marques’, marido da minha ama e avó por afinidade,  costumava dizer-me “lá estás tu a desenhar garrafas de vinho”, porque era um passatempo para mim. Por causa deste hobbie decidi estudar Design de Moda na Universidade de Lisboa”.

A primeira peça do Francisco
“A primeira peça que criei foi uma camisa para mim. Gostava imenso do tecido de um vestido antigo da minha mãe e resolvi proceder ao upcycling, ou seja, reaproveitar o tecido desta peça.  A primeira celebridade com que trabalhei foi com a Carolina Carvalho para os ‘Globos de Ouro em 2022’. Na altura tínhamos várias ideias e tinha desenhado vários esboços, mas  tivemos de nos adaptar, porque ela estava grávida de seis meses e não estava pronta para partilhar com o público.  Foi incrível trabalhar com alguém como a Carolina, não só pela enorme simpatia, mas porque ela facilita muito o meu trabalho e gosta de arriscar, sem comprometer a minha visão”.

A reação da família
“A reação foi boa, os meus pais têm lojas de roupa em Oliveira de Azeméis e em S. João da Madeira e sempre gostaram do meu interesse em moda.  Inicialmente ficaram assustados porque entendiam que o design de moda era uma área pequena em Portugal, mas nos dias de hoje acredito que se investirmos no trabalho e criarmos produtos diferentes, o consumidor acaba por apoiar a marca”.

Publicidade, marketing e moda
“A publicidade é o ramo do marketing que oferece mais liberdade criativa, ou seja, é nesta área que podemos desenhar uma história, desenvolver campanhas e destacar os produtos para o consumidor.  O meu objetivo na licenciatura era associar a publicidade à área da moda, até porque uma grande parte das marcas que compramos partem do seu ‘storytelling’. ”. 

Uma aposta ganha
“Na altura era uma opção certa, portanto o risco foi premeditado. Foi através desta licenciatura que aprendi algumas bases que uso no processo da criação da minha marca e foi a partir deste curso que comecei a estagiar na área de publicidade na ‘Vogue’ e na ‘GQ’. ”.
 
Marca própria em andamento
“O projeto da marca está a desenvolver-se bastante bem. A marca é própria, mas nos bastidores tenho a sorte de ter amigos talentosos que me apoiam e juntos criamos uma equipa que quer tornar a “Francisco Borges Costa” numa marca de referência e espero muito que isso aconteça. A curto prazo o projeto principal vai ser a divulgação da nova coleção com o conceito “ParaDisco” e o lançamento da loja online. A médio prazo, sem querer divulgar muito, espero vir a lançar colaborações e peças mais Avant-Garde”.
“Toda a gente de Oliveira 
de Azeméis tem orgulho 
na cidade”
“Eu adoro a minha cidade e sinto que toda a gente de Oliveira de Azeméis tem um orgulho na cidade muito próprio, algo que não vemos em outros sítios. Aqui também tenho a oportunidade de estar perto da indústria e de fábricas de tecidos que não encontro em Lisboa, portanto viver entre Lisboa e Oliveira de Azeméis acaba por ser o melhor dos dois mundos e não trocava isso. Para além disso, o apoio dos oliveirenses tem vindo a ser formidável e sinto-me sempre feliz quando volto à cidade onde nasci.
  
“Oliveira de Azeméis tem potencial”
“Eu acredito que Oliveira de Azeméis tem muito potencial e muito talento. Também acredito que podia apoiar mais as artes e a cultura, como já faz com o desporto. Não me cabe a mim criar medidas específicas, mas o reaproveitamento de espaços vazios, criação de eventos culturais, exposições e concertos tornam sempre uma cidade mais atrativa. Em relação à moda, temos designers oliveirenses como o Luís Onofre e a Maria Gambina de destaque nacional, que demonstra que Oliveira tem potencial neste ramo”. 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Duas oliveirenses são candidatas ao Parlamento Europeu nas próximas Eleições Europeias
23/04/2024
4º Encontro de Troca Plantas e Sementes
22/04/2024
Feirinha do Dia da Mãe na Comossela
22/04/2024
Faleceu o Professor Manuel Paiva a caminho dos 102 anos
22/04/2024
‘RJ Salão de Cabeleireiro e Estética’ apresenta-se de cara renovada
22/04/2024
Iniciou o projeto para a nova Casa Pastoral de Fajões
22/04/2024
800 pessoas coloriram as ruas de Cucujães
22/04/2024
Confraria das Papas de S. Miguel celebrou a Primavera
22/04/2024