Ainda a propósito da Rua Prof. António Costeira

Ana Isabel da Costa e Silva

Ana Isabel da Costa e Silva *

Ainda a propósito da Rua Professor António Costeira, considero-a uma rua bem traçada, que faz parte de um traçado de conjunto, no espaço envolvente, que lhe dá sentido. O problema será, certamente, o alinhamento das construções que, futuramente, se instalarão nas suas margens. 

Reparem que o Lar Pinto de Carvalho considerou um afastamento considerável da construção ao eixo da rua, não sendo possível uma relação entre a rua e o edifício. Esta circunstância só parece ser uma solução aceitável devido ao declive acentuado do terreno.

No entanto, a construção de habitação plurifamiliar parece ser a tipologia de edifício que irá dominar aquela rua, segundo as recentes construções que apa do prédio de rendimento, mas numa versão contemporânea: o proprietário vende o terreno em troca de uma habitação (T2 ou T3) no edifício, entretanto construído por outrem, na sua parcela. 

A questão reside nas relações que estes edifícios farão ou deverão fazer com a rua. No caso em apreço a situação é paradoxal: o Lar Pinto de Carvalho, por exemplo, encaixa-se no terreno, não realizando qualquer relação com o espaço do passeio já existente. Simultaneamente, um edifício de habitação plurifamiliar, localizado na Rua Professor António Costeira, localizado em frente a um alargamento do espaço público, onde existe um pequeno jardim, o afastamento do edifício ao espaço do passeio chega a ser menor que o afastamento existente nos blocos habitacionais no denominado Bairro de Lações. 

Além do afastamento do edifício ao espaço público, será importante considerar a relação que este edifício estabelece com as construções vizinhas, uma vez que, ao seu redor, construíram-se, há muitos anos, casas unifamiliares de dois pisos, com quintal e espaço exterior, tirando partido de alguma privacidade existente, pela igualdade de ocupação nas imediações. Com um edifício com mais de três pisos, em confronto com estas moradias, o que acontecerá a este pequeno bairro?

A mesma circunstância pouco agradável poderá verificar-se na relação das pequenas habitações unifamiliares localizados na Rua Domingos José da Costa e imediações com os edifícios de habitação plurifamiliar, construídos nos anos noventa, no antigo espaço da fábrica do Centro Vidreiro...

Passados tantos anos, estaremos a cometer os mesmos erros?

E os passeios? E o espaço público será o remanescente de todas as intervenções particulares? Qual será a estratégia de ocupação pretendida?
 * Arquiteta,  O. Azeméis
Dê a sua opinião:  anadacostaesilva@correiodeazemeis.pt 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Duas oliveirenses são candidatas ao Parlamento Europeu nas próximas Eleições Europeias
23/04/2024
4º Encontro de Troca Plantas e Sementes
22/04/2024
Feirinha do Dia da Mãe na Comossela
22/04/2024
Faleceu o Professor Manuel Paiva a caminho dos 102 anos
22/04/2024
‘RJ Salão de Cabeleireiro e Estética’ apresenta-se de cara renovada
22/04/2024
Iniciou o projeto para a nova Casa Pastoral de Fajões
22/04/2024
800 pessoas coloriram as ruas de Cucujães
22/04/2024
Confraria das Papas de S. Miguel celebrou a Primavera
22/04/2024