‘Ceifeiras de Fajões’ sopraram 66 velas

Freguesias Fajões

COLETIVIDADE TEM LIDADO COM FALTA DE PESSOAS

 

 

As Ceifeiras de Fajões celebraram, no passado sábado, 26 de março, 66 anos de existência. Uma as coletividades mais antigas de Oliveira de Azeméis, que prima pela manutenção de tradições e dinamização do concelho. Álvaro Rocha e Inês Ramos, o presidente e a secretária, estiveram nos estúdios da Azeméis TV/FM para descrever o percurso do grupo e, também para expor o maior problema que têm enfrentado nos últimos anos, a falta de pessoas.
 
Fundada a 26 de março de 1956
“O nosso grupo tem altos e baixos, mas temos muitos mais altos e momentos maravilhosos. Da freguesia de Fajões somos a segunda coletividade mais antiga (…) Para mim o folclore e as Ceifeiras de Fajões estão dentro do coração, porque é das coisas mais lindas que existem”. 
Álvaro Rocha

O amor ao grupo desde bebé
“Já estou no grupo há 19 anos e, para mim, as Ceifeiras são união, amor e carinho. Conhecemos pessoas novas, tanto da nossa faixa etária como mais velhas (…) Entrei no grupo aos três anos porque na altura o meu pai e os meus irmãos já andavam, foi por influência da família”. 
Inês Ramos

A falta de pessoas para dançar: o medo de deixar morrer “raízes” 
“Neste momento estamos parados porque, aos mais velhos, as pernas começam a emperrar, e os mais novos não querem vir para o grupo (…) Os nossos pais deixaram-nos um legado de cultura enorme e eu não queria que o grupo morresse, queria incentivar os jovens a não deixar morrer as raízes do nosso passado e da cultura”. 
Álvaro Rocha

“Temos feito vários apelos pela freguesia, temos deixado vários cartazes para anunciar que vamos começar os ensaios. Mas não está fácil (…) Este ano não vamos conseguir ir aos eventos porque não temos pessoas para dançar”. 
Inês Ramos

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Cortes de água em Cesar, Fajões, Nogueira do Cravo, São Roque, Pindelo e Ossela
28/03/2024
Ansiedade será o tema da segunda conversa do ‘À Direita Com’
28/03/2024
Rui Cardoso é o próximo convidado do Rotary Club de O. Azeméis
28/03/2024
Linha do Vouga com trajeto direto ao Porto
28/03/2024
Van Zee e Nininho Vaz Maia são as duas mais recentes confirmações para o 37.20
27/03/2024
ULS Entre Douro e Vouga com nova viatura de emergência e reanimação
27/03/2024
Lançamento da primeira pedra será feito no próximo dia 06 de abril
27/03/2024
Trânsito condicionado devido ao Azeméis CUP 2024
27/03/2024